LIA IN RIO: música, artes visuais e audiovisual na Embaixada da Ciranda, em Itamaracá

Foto Ytallo Barreto - Divulgação

O ano repleto de celebrações e homenagens à rainha da ciranda, Lia de Itamaracá, continua intenso e longe de acabar: no próximo dia 30, a artista comanda o evento Lia in Rio, uma celebração multilinguagens na Embaixada da Ciranda, na Ilha de Itamaracá, que promete mobilizar pessoas da Ilha e visitantes com ações de artes visuais, audiovisual, música e empreendedorismo, com o lançamento da loja virtual de Lia. E essa não será a última festa do ano! Em dezembro, Lia já se prepara para a Ciranda de Natal, um evento para encerrar 2024 em grande estilo e anunciar os importantes projetos que serão implementados na Embaixada da Ciranda no ano de 2025

O destaque da noite do próximo sábado (30) será a inauguração da instalação Lia in Rio, que celebra a profunda conexão de Lia com a cidade do Rio de Janeiro. Uma relação que começou nos anos 1970 e culminou, em setembro deste ano, com sua icônica participação no Rock in Rio. Classificada pelo site TMDQA (Tenho Mais Discos Que Amigos) como um dos cinco melhores shows nacionais do festival, a apresentação reafirmou o lugar de Lia como uma das grandes representantes da música brasileira.

A instalação multimídia na Ilha de Itamaracá contará com projeções de vídeos variados, efeitos especiais, músicas, fotos, objetos e até mesmo o figurino inédito e especial, produção do estilista Júlio César, que Lia usou no Rock in Rio. Para Lia Letícia, uma das curadoras da exposição (que conta também com os trabalhos de Beto Hees), a proposta é celebrar essa relação histórica e cultural.

“A instalação reflete o amor de Lia pelo Rio de Janeiro, que não começou ontem. Desde os anos 70, Lia leva a ciranda para o Rio, cantando as belezas da cidade em músicas como ‘Copacabana’ e ‘Santa Teresa’. A recente participação no Rock in Rio é a consagração de uma história de resistência e de forte vínculo cultural entre Pernambuco e a cidade maravilhosa, por meio da arte de Lia de Itamaracá”, coloca Lia Letícia.

CineClube O Canto da Sereia -  Além da instalação, o evento marca a estreia da segunda temporada do CineClube O Canto da Sereia. Com coordenação do fotógrafo Ytallo Barreto e curadoria de Lia Letícia, o Cineclube O Canto da Sereia nasceu como desenvolvimento das atividades audiovisuais do Centro Cultural Estrela de Lia, e também como uma forma de suprir a deficiência de acesso ao cinema na Ilha de Itamaracá.

“Nesta segunda edição do cineclube estamos contando com a participação dos jovens que participaram do curso de formação em cineclubismo, realizado pelo Centro Cultural Estrela de Lia, entre março e maio deste ano. Estamos portanto num momento de celebração porque cada vez mais a Embaixada da Ciranda se consagra como um centro cultural multilinguagem e de expressivo impacto para a população de Itamaracá, composta sobretudo de jovens e mulheres”, coloca Beto Hees, produtor executivo.

Nesta edição serão exibidos quatro filmes que abordam temas como resistência, território, identidade e cultura popular.O filme “Mutirão”, de Lincoln Péricles (SP), traz à tona a luta popular pela moradia no Capão Redondo, São Paulo, destacando o papel fundamental das mulheres, em sua maioria indígenas e pretas. Narrado por uma criança, o filme revisita documentos históricos sobre os mutirões na Cohab Adventista.

“Dente”, de Rita Luna (PE), é uma crônica que retrata os costumes de uma família negra em Camaragibe, Pernambuco, liderada por uma mulher forte que conduz sua família com firmeza e amor. Já “Mulher Maracatu”, de Carlota Pereira e Dani Cano (PE), aborda as pioneiras que ocuparam o posto de caboclas de lança em maracatus, rompendo barreiras em uma tradição dominada por homens e marcando a história da cultura popular pernambucana.

Encerrando a sessão, “O Canto da Sereia”, da Jacaré Filmes, documenta o festival que celebrou os 80 anos de Lia de Itamaracá, em janeiro de 2024, registrando a festa e a força de uma das maiores artistas da Ilha de Itamaracá, que segue sendo um símbolo vivo da cultura brasileira.

Show: Lia de Itamaracá e o Quarteto da Ciranda -  A noite será coroada com o show Lia de Itamaracá e o Quarteto da Ciranda, um mergulho nas raízes da ciranda e dos cocos de roda, gêneros que fazem parte da trajetória da artista. O repertório inclui clássicos como “Minha Ciranda”“Preta Cirandeira” e uma homenagem especial à saudosa Dona Selma do Coco. Durante o evento, será lançada a loja oficial de Lia, cujo link já pode ser encontrado no perfil do Instagram de Lia, o @liadeitamaracaoficial, oferecendo produtos como camisetas, cangas, livros, CDs e itens exclusivos.

SERVIÇO:
Lia in Rio
Embaixada da Ciranda Lia de Itamaracá, Ilha de Itamaracá, PE
30 de novembro
17h - Abertura da Instalação Lia in Rio
18h30 - Cineclube O Canto da Sereia
20h30 - Show Lia de Itamaracá e o Quarteto da Ciranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

Sétima edição do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba é confirmada no Recife

Show gratuito de Carol Levy, exposição e mais lazer no final de semana do RioMar Recife