Gênero, Raça e Poder: Floriterárias debate “A Cor Púrpura” na Livraria do Jardim

No sábado, 30 de novembro, o grupo de leitura feminista promove um encontro para discutir a aclamada obra de Alice Walker e suas profundas reflexões sociais

Neste sábado, 30 de novembro, o coletivo de leitura Floriterárias realizará um encontro literário para debater o livro “A Cor Púrpura”, de Alice Walker. O evento será presencial e gratuito, às 14h, na Livraria do Jardim. Exclusivo para mulheres e pessoas que se identificam com o feminino, o evento visa criar um espaço de acolhimento e troca, onde serão discutidas as implicações sociais e emocionais da obra.

Considerado um dos mais importantes títulos da literatura mundial, A Cor Púrpura retrata a vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos na primeira metade do século XX. A obra, embora ambientada em outra época e região, provoca reflexões poderosas sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade brasileira ainda marcada pelas desigualdades de gênero, etnia e classe social. A dinâmica da reunião será conduzida por meio de uma roda de conversa, permitindo que as participantes compartilhem suas impressões sobre o livro e suas vivências pessoais. Em um ambiente acolhedor e reservado, a livraria proporcionará um espaço seguro para discussões sobre experiências, sentimentos, e particularidades, tendo como base, a obra de Alice.

Fundado há oito anos, o Floriterárias tem como missão o empoderamento da mulher leitora, promovendo o acesso à literatura diversificada, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, democratizando o conhecimento e a cultura. Ao longo dos anos, o coletivo leu obras de autores variados e busca sempre oferecer uma visão ampla da literatura, incentivando o desenvolvimento intelectual e emocional das participantes. As reuniões funcionam como uma importante oportunidade para a troca de saberes, criando uma rede de apoio e crescimento mútuo. Atualmente, o grupo realiza suas atividades na Livraria do Jardim, um espaço significativo para a reflexão e fortalecimento das mulheres em Recife.

Os interessados devem garantir sua vaga através do link do Sympla, disponível na bio do Instagram oficial da Livraria do Jardim, @livrariadojardim, e assegurar sua participação. Vale ressaltar que não é necessário ter lido o livro para participar da roda de conversa, a proposta é que todas as participantes possam contribuir com suas reflexões e vivências sobre os temas abordados, independentemente de já terem tido contato com o texto. Para mais informações sobre a programação da Livraria, além de acompanhar novidades, sugestões de leitura e futuros eventos da livraria você pode nos acompanhar pelas redes sociais.

Serviço:

Evento: Clube de Leitura Floriterárias

Data: 30 de novembro de 2024

Horário: 14h

Local: Livraria do Jardim, Av. Manoel Borba, nº 292, no bairro da Boa Vista, Recife 

Inscrição: https://www.sympla.com.br/encontro-floriterarias---livro-a-cor-pupura-de-alice-walker__2746192

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

SHOPPING CAMARÁ REALIZA CANTATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO