FLIPORTO RECEBE A LEITURA DRAMATIZADA “A ÚLTIMA NOITE DE KAFKA”

 

A Fliporto acontece de 14 a 17 de novembro em Olinda, no Mercado Eufrásio Barbosa,  no Varadouro, com entrada gratuita e os interessados podem ter acesso a  programação completa disponível no site da Fliporto 2024, a 13ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco.

A leitura dramatizada “A Última Noite de Kafka”, um texto de Claúdio Aguiar, com direção de José Francisco Filho e interpretação de Moisés Monteiro de Melo Neto e Manoel Constantino, ocupará o palco do Teatro Fernando Santa Cruz, às 19hs, no sábado, 16 de novembro.

A ÚLTIMA NOITE DE KAFKA

Moisés Monteiro de Melo Neto e Manoel Constantino, intérpretes da A Última Noite de Kafka

“Não é necessário sair de casa. Permaneça em sua mesa e ouça. Não apenas ouça, mas espere. Não apenas espere, mas fique sozinho em silêncio. Então o mundo se apresentará desmascarado. Em êxtase, se dobrará sobre os seus pés” disse certa vez o escritor judeu tcheco Franz Kafka. Mais de 90 anos depois da sua morte, Manoel Constantino e Moisés Monteiro de Melo Neto apresentam peça inédita  de Cláudio Aguiar (vencedor do prêmio Jabuti, 2015), dirigida por José Francisco Filho A ÚLTIMA NOITE DE KAFKA, no Janeiro de Grandes Espetáculos; o mesmo elenco interpretou, no segundo semestre (2015) no Recife, Teatro Hermilo Borba Filho, este texto (que é escrito em versos).

O escritor Claúdio Aguiar

A tuberculose laríngea que afligia Kafka piorou e em março de 1924 e seus  familiares tomaram conta dele. Ele foi para um sanatório  perto de Viena em 10 de abril. É justamente neste ponto que o dramaturgo Cláudio Aguiar (que ganhou o Jabuti, 3º lugar,  este ano com a biografia sobre Francisco Julião) o flagra num delírio onde mistura sua obra e sua vida. Há comentários sobre a obra e vida do grande escritor tcheco, um dos mais influentes do mundo. Manoel e Moisés estavam longe dos palcos há um bom tempo. Ambos são autores e diretores de vários espetáculos há mais de trinta anos. E estiveram juntos em montagens como “A noite dos assassinos” , do cubano José Triana, dirigidos por Augusta Ferraz (1984), “Mudanças galinheiro, mudam as coisas por inteiro”,  “Suplício de Frei Caneca (de Cláudio Aguiar, dirigido por José Francisco Filho) dentre outras.

A causa da sua morte aparentemente foi fome: a condição da garganta de Kafka fez com que comer tornasse-se uma atividade muito dolorosa para ele, não havia meios de alimentá-lo. Naquele momento ele estava editando Um Artista da Fome, no seu leito de morte, um conto cuja composição tinha sido iniciada antes da sua garganta se fechar ao ponto dele não mais poder se alimentar. Ele  foi quase desconhecido em vida, mas  não considerava a fama algo importante. Tornou-se famoso logo após sua morte. Franz Kafka é um dos mais importantes autores da literatura Ocidental. Seu trabalho reflete a fragmentação do sujeito e a complexidade do ser. 

A peça foi publicada recentemente em livro pela Academia Brasileira de Letras, numa edição luxuosa que contém mil páginas , a obra teatral completa de Cláudio Aguiar.

O diretor José Francisco Filho

Ficha técnica

A ÚLTIMA NOITE DE KAFKA

Com Manoel Constantino e Moisés Monteiro de Melo Neto

Texto: Cláudio Aguiar (vencedor do prêmio Jabuti, 2015)

Direção: José Francisco Filho

Iluminação: Ibson Quirino

Operação de sonoplastia: Luciano

Censura Livre

50 minutos

Fotos: Sayonara Freire

A programação da Fliporto 2024, a 13ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco, inclui:

·         Conferência de abertura com Rosiska Darcy, acadêmica da ABL, sobre o tema "Tempos que correm" 

 

·         Lançamento da nova edição da revista da Academia Brasileira de Letras 

 

·         Atividades relacionadas aos 30 anos do álbum “Da Lama ao Caos” 

 

·         Atividades relacionadas aos 500 anos de nascimento de Luís de Camões 

 

·         Atividades relacionadas aos 100 anos de falecimento do escritor tcheco Franz Kafka 

 

·         Palestra com Romualdo de Souza sobre a relação entre "O Café e a Literatura" 

 

·         Evento Olinda das Artes/Fliporto, com mais de 50 ateliês abertos ao público, performances culturais e opções gastronômicas 

 

·         Exposições de fotografia e textos na mostra “Pernambuco, Jardim dos Baobás” 

 

·         Doação de livros para bibliotecas escolares de Olinda 


 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

SHOPPING CAMARÁ REALIZA CANTATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO

Gênero, Raça e Poder: Floriterárias debate “A Cor Púrpura” na Livraria do Jardim