Exposição “Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências” está em cartaz


 

Com entrada gratuita e acessibilidade comunicacional de audiodescrição (AD) nos painéis expositivos, mostra evidencia a história de um dos mais icônicos cinemas de rua do país, localizado no centro do Recife



A exposição “Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências” está em cartaz nas dependências do próprio cinema, em seu primeiro andar, durante o 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, até o dia 8 de novembro, na rua da Aurora (bairro da Boa Vista - centro do Recife, nº 175). Além da entrada gratuita, a mostra possui recurso de acessibilidade comunicacional de audiodescrição (AD) nos painéis expositivos. 

Aberta ao público durante a programação do festival Janela, a exposição tem o incentivo do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Governo do Estado de Pernambuco. Sua estreia aconteceu justamente na reabertura oficial do Cinema São Luiz, dia 1º de novembro. A partir do dia 25 de novembro, a “Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências” ocupa a sede da Fundarpe, na rua da Aurora (centro do Recife), também com acesso gratuito. 

A mostra passeia por quatro eixos temáticos, que em conjunto apresentam as mais de sete décadas de existência do cinema. Estrela principal da exposição, o Cinema São Luiz foi fundado no dia 6 de setembro de 1952 e em sua tela foram exibidos sucessos da cinematografia nacional e internacional, assistidos por diversas gerações.

Entre os temas abordados nos eixos estão as reformas e algumas das transformações ocorridas nos 72 anos de existência do cinema. E, ao mesmo tempo em que celebra o seu passado, reforça a sua importância no momento de reabertura para o público, vislumbrando as possibilidades futuras.

A pesquisa foi realizada pela museóloga Chaylanne Marques e pela produtora cultural Keyse Menezes. Ambas pernambucanas, elas também são curadoras, autoras da parte textual da mostra e produtoras da exposição, conjuntamente com a produção do designer Gustavo Carvalho, responsável pelo projeto expográfico.

A equipe técnica reúne ainda Bruna Neves (assistência de pesquisa histórica), Pablo Malafaia (design gráfico), Ana Soares (artesã), RF Glass (vidros), Rayana Rayo (ilustração), Bruno Neves (fotografia e assistência de produção), Danielle França e Ruan Carlos (audiodescrição, roteiro e locução), Milton Carvalho (consultoria), Diogo Lopes (edição e mixagem de áudio), Infoservice Inovação Gráfica (plotagem/aplicação) e Daniel Lima (assessoria de imprensa).


Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências” - exposição
Local: Cinema São Luiz (rua da Aurora, nº 175, Boa Vista – Recife/PE)
Data: 01/11 a 08/11/2024
Funcionamento: Nos horários das atividades do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife
Entrada gratuita

Os painéis expositivos contam com o recurso de acessibilidade comunicacional da  audiodescrição (AD).

A partir do dia 25 de novembro, entra em cartaz na sede da Fundarpe (rua da Aurora, centro do Recife), também com acesso gratuito. 

FICHA TÉCNICA
PRODUÇÃO
Chaylanne Marques - geral
Gustavo Carvalho - expográfica
Keyse Menezes - executiva
Bruno Neves - assistência

CURADORIA
Chaylanne Marques
Keyse Menezes

EXPOGRAFIA
Gustavo Carvalho - projeto expográfico  
Pablo Malafaia - design gráfico
Ana Soares - artesã
RF Glass - vidros

PESQUISA
Bruna Neves
Chaylanne Marques
Keyse Menezes

TEXTOS
Chaylanne Marques
Keyse Menezes

ILUSTRAÇÃO
Rayana Rayo

FOTOGRAFIA
Bruno Neves

ACESSIBILIDADE
Danielle França e Ruan Carlos - audiodescrição, roteiro e locução
Milton Carvalho - consultoria
Diogo Lopes - edição e mixagem de áudio

PLOTAGEM  | APLICAÇÃO
Infoservice Inovação Gráfica

COMUNICAÇÃO
Design gráfico: Pablo Malafaia
Assessoria de imprensa: Daniel Lima

ACERVOS
Biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Biblioteca Joaquim Cardozo - CAC/UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)
Biblioteca Nacional
Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Cinemateca Brasileira
Fundação Joaquim Nabuco


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas