Exposição “Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências” está em cartaz
Com entrada gratuita e acessibilidade comunicacional de audiodescrição (AD) nos painéis expositivos, mostra evidencia a história de um dos mais icônicos cinemas de rua do país, localizado no centro do Recife
A exposição “Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências” está em cartaz nas dependências do próprio cinema, em seu primeiro andar, durante o 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife, até o dia 8 de novembro, na rua da Aurora (bairro da Boa Vista - centro do Recife, nº 175). Além da entrada gratuita, a mostra possui recurso de acessibilidade comunicacional de audiodescrição (AD) nos painéis expositivos.
Aberta ao público durante a programação do festival Janela, a exposição tem o incentivo do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Governo do Estado de Pernambuco. Sua estreia aconteceu justamente na reabertura oficial do Cinema São Luiz, dia 1º de novembro. A partir do dia 25 de novembro, a “Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências” ocupa a sede da Fundarpe, na rua da Aurora (centro do Recife), também com acesso gratuito.
A mostra passeia por quatro eixos temáticos, que em conjunto apresentam as mais de sete décadas de existência do cinema. Estrela principal da exposição, o Cinema São Luiz foi fundado no dia 6 de setembro de 1952 e em sua tela foram exibidos sucessos da cinematografia nacional e internacional, assistidos por diversas gerações.
Entre os temas abordados nos eixos estão as reformas e algumas das transformações ocorridas nos 72 anos de existência do cinema. E, ao mesmo tempo em que celebra o seu passado, reforça a sua importância no momento de reabertura para o público, vislumbrando as possibilidades futuras.
A pesquisa foi realizada pela museóloga Chaylanne Marques e pela produtora cultural Keyse Menezes. Ambas pernambucanas, elas também são curadoras, autoras da parte textual da mostra e produtoras da exposição, conjuntamente com a produção do designer Gustavo Carvalho, responsável pelo projeto expográfico.
A equipe técnica reúne ainda Bruna Neves (assistência de pesquisa histórica), Pablo Malafaia (design gráfico), Ana Soares (artesã), RF Glass (vidros), Rayana Rayo (ilustração), Bruno Neves (fotografia e assistência de produção), Danielle França e Ruan Carlos (audiodescrição, roteiro e locução), Milton Carvalho (consultoria), Diogo Lopes (edição e mixagem de áudio), Infoservice Inovação Gráfica (plotagem/aplicação) e Daniel Lima (assessoria de imprensa).
Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências” - exposição
Local: Cinema São Luiz (rua da Aurora, nº 175, Boa Vista – Recife/PE)
Data: 01/11 a 08/11/2024
Funcionamento: Nos horários das atividades do 15º Festival Janela Internacional de Cinema do Recife
Entrada gratuita
Os painéis expositivos contam com o recurso de acessibilidade comunicacional da audiodescrição (AD).
A partir do dia 25 de novembro, entra em cartaz na sede da Fundarpe (rua da Aurora, centro do Recife), também com acesso gratuito.
FICHA TÉCNICA
PRODUÇÃO
Chaylanne Marques - geral
Gustavo Carvalho - expográfica
Keyse Menezes - executiva
Bruno Neves - assistência
CURADORIA
Chaylanne Marques
Keyse Menezes
EXPOGRAFIA
Gustavo Carvalho - projeto expográfico
Pablo Malafaia - design gráfico
Ana Soares - artesã
RF Glass - vidros
PESQUISA
Bruna Neves
Chaylanne Marques
Keyse Menezes
TEXTOS
Chaylanne Marques
Keyse Menezes
ILUSTRAÇÃO
Rayana Rayo
FOTOGRAFIA
Bruno Neves
ACESSIBILIDADE
Danielle França e Ruan Carlos - audiodescrição, roteiro e locução
Milton Carvalho - consultoria
Diogo Lopes - edição e mixagem de áudio
PLOTAGEM | APLICAÇÃO
Infoservice Inovação Gráfica
COMUNICAÇÃO
Design gráfico: Pablo Malafaia
Assessoria de imprensa: Daniel Lima
ACERVOS
Biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Biblioteca Joaquim Cardozo - CAC/UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)
Biblioteca Nacional
Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Cinemateca Brasileira
Fundação Joaquim Nabuco
Comentários
Postar um comentário