Casa Amarela recebe a VII Mostra Sesc de Cinema
Eu Nunca Contei a Ninguém - Créditos - Divulgação
Projeto vai acontecer entre 27 e 30 de novembro, na unidade e no Compaz Governador Eduardo Campos. Serão mais de 10 produções em exibições gratuitas diariamente
A unidade do Sesc Casa Amarela e o Compaz Eduardo Campos recebem, de 27 a 30 de novembro, a VII Mostra Sesc de Cinema. O evento oferece gratuitamente aos moradores da Zona Norte do Recife e regiões próximas uma programação de filmes inéditos e nacionais. O projeto tem como objetivo fomentar a produção audiovisual e formar novos públicos no Brasil, com recortes estaduais que orientam a curadoria nacional e local.
De Pernambuco, ao todo, foram 27 produções eleitas, e duas delas vão integrar a grade nacional que vai circular o país, sendo seu lançamento em 28 de novembro, no Pará. No Sesc Casa Amarela, a programação tem início na próxima quarta-feira (27). A partir das 19h, haverá exibição de “Forró Trocado”, de Evandro Lunardo e Bako Machado, resgata a memória de Tavares da Gaita, multiartista do Agreste Pernambucano. Também será exibida a produção “Estação Janga-Lua (O Segundo Mundo da Rádio), dirigido por Chia Beloto e Rui Mendonça.
Na quinta-feira (28), às 15h, o longa “Tijolo por Tijolo”, de Victória Álvares e Quentin Delaroche, será apresentado durante a “Sessão Abraçar”, que conta com recursos de acessibilidade. Ele irá abordar sobre o cotidiano de uma família do Ibura, no Recife, que decide reconstruir a sua casa durante o período pandêmico.
Já às 19h, quatro curtas serão exibidos em sequência no Compaz Governador Eduardo Campos, centro comunitário localizado na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, entre eles, “O Som da Pele”, incluindo bate-papo com os participantes do curta, “Jurema – A Peleja do Carcará e a Suçuarana”, “Quebra Panela”, “Eu Nunca Mais Contei a Ninguém”. Toda a sessão irá utilizar recurso de libras e LSE.
O Sesc Casa Amarela retorna com a programação no dia seguinte, sexta-feira (29). A partir das 15h, serão exibidos curtas voltados sobre produções musicais, entre eles, “O Som da Pele”, “Cultura em movimento: Hip-Hop em Caruaru”, “Rei da Ciranda Pesada” e “Sua Majestade, o Passinho”. No período da noite, a partir das 19h, o longa “Tijolo por Tijolo” tem exibição na unidade.
Encerrando a programação, no sábado (30), a partir das 15h, as sessões revisitam as produções apresentadas no início do festival, incluindo, “Jurema – A Peleja do Carcará e a Suçuarana” e “Eu Nunca Mais Contei a Ninguém”, além das exibições inéditas de “Barcelona, meu amor” e “Meu Lugar no mundo”.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/
Programação: Mostra Sesc de Cinema
27 de novembro, às 19h: Forró Trocado (Dir. Evandro Lunardo e Bako Machado, Caruaru, 1 min., 2023, Livre); Estação Janga-Lua (Dir. Chia Beloto e Rui Mendonça, Recife, 78 min., 2024, Livre).
28 de novembro, às 15h: Tijolo por Tijolo (Dir. Victória Alves e Quentin Delaroche, Recife, 103 min., 2024, Livre). Às 19h: O Som da Pele (Dir. Marcos Santos, Recife, 22 min., 2024, Livre); Jurema - a peleja do carcará e a suçuarana (Dir. Bako Machado, Arcoverde, 2 min., 2023, Livre); Quebra Panela (Dir. Rafael Anaroli, Condado, 17 min., 2022, Livre); Eu Nunca Contei a Ninguém (Dir. Douglas Duan, Olinda, 11 min., 2022, Livre).
29 de novembro, às 15h: O Som da Pele (Dir. Marcos Santos, Recife, 22 min., 2024, Livre); Cultura em Movimento: Hip-hop em Caruaru (Dir. Igor Lira, Caruaru, 20 min., 2024, 12 anos); Rei da Ciranda Pesada (Dir. Cíntia Lima, Carpina, 12min., 2024, Livre); Sua Majestade, o Passinho (Dir. Manu Costa e Carol Correia, Recife, 22 min., 2022, 10 anos). Às 19h: Tijolo por Tijolo (Dir. Victória Alves e Quentin Delaroche, Recife, 103 min., 2024, Livre).
30 de novembro, às 15h: Meu lugar no Mundo (Dir. Coletiva, Quilombo do Xambá/Olinda, 23 min, 2023, Livre); Jurema - a peleja do carcará e a suçuarana (Dir. Bako Machado, Arcoverde, 2 min., 2023, Livre); Barcelona, meu amor (Dir. Arthur Gustavo e Thales Felipe, Recife, 24 min., 2023, Livre); Eu Nunca Contei a Ninguém (Dir. Douglas Duan, Olinda, 11 min., 2022, Livre).
Local: Sesc Casa Amarela (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 4490 - Casa Amarela – Recife-PE); Compaz Governador Eduardo Campos (Av. Aníbal Benévolo, s/n, Linha do Tiro, Recife – PE)
Entrada: gratuita
Comentários
Postar um comentário