CAIXA CULTURAL RECIFE RECEBE SHOW DA BANDA BAIANA YAYÁ MASSEMBA

Yaya Massemba- Credito Aline Capobianco

A banda convida as coquistas pernambucanas do grupo Flor de Catemba para única apresentação, com entrada gratuita, na sexta-feira (08)

A CAIXA Cultural Recife recebe a banda baiana Yayá Massemba em única apresentação na sexta-feira (08), às 20h, em show com participação das coquistas pernambucanas Flor de Catemba. O espetáculo, com entrada gratuita, promete muito samba da Bahia e traz no repertório músicas do álbum “De Umbigo a Umbigo”, de 2020, disponível também nas plataformas digitais.

A banda Yayá Massemba é composta por seis mulheres: Aline Silveira (voz e percussão), Ana Tomich (voz e violão 7 cordas), Edy Albuquerque (percussão), Ive Farias (voz e percussão), Keilla Calmon (percussão) e Priscilla Oliveira (voz e cavaquinho). Desde a sua criação, o grupo vive uma diversidade de encontros e formações entre gerações e territórios do país, misturando sotaques do samba por meio de apresentações e atividades formativas com mestras e musicistas convidadas. 

Para este show, a participação da Flor de Catemba amplia o protagonismo das mulheres na música, no palco, na performance e na dança. “A Yayá Massemba, em sua essência, valoriza o legado das mestras e a cultura afro-brasileira, com o objetivo de propagar o protagonismo feminino, a produção de mulheres como cantoras, instrumentistas e compositoras e a raiz do samba de roda enquanto base geradora de conhecimento”, enfatizam as baianas.

A essência está no próprio nome da banda. “Yayá” significa mãe em Yorubá, e “Massemba”, do Kimbundu (língua africana falada em Angola), faz referência à umbigada, presente nas religiões de matriz africana. A tradição do samba da Bahia é combinada com novas expressões artísticas. Os fraseados da viola machete são interpretados pelo violão de 7 cordas e pelo cavaquinho, instigados pelo prato e faca (instrumento típico das sambadeiras da Bahia), atabaque, palmas, agogô e berimbau. 

Com produção própria das compositoras e musicistas baianas, o projeto realizado em Pernambuco tem o incentivo da Bolsa Funarte de Música Pixinguinha e apoio da CAIXA e do Governo Federal.

Flor de Catemba:

Fundado em 2018 e protagonizado por mulheres negras, reúne artistas que atuam juntas há anos em outros grupos e espaços, e traz o ritmo do coco de roda, predominantemente, criando um amplo cenário percussivo com a mistura de ritmos regionais como forró, samba, mazuca, salsa e outros. O grupo surgiu da união de mulheres que carregam uma bagagem ancestral na cultura popular, herdeiras dos mestres João Amâncio e Zé Mamão da aldeia de Paratibe (PE). 

A formação das coquistas conta com as musicistas: Jaene Jay (Vocal), Gaby Conde (Back Vocal, Ganzá, Pandeiro e Berimbau), Amanda Costa (Back Vocal e Ganzá), Marcela Souza (Back Vocal e Ganzá), Ialodê lBombo - Alfaia e pandeiro), Mayra Karê (Congas, Ilu e pandeiro) e Hayde kCongas e Ilu).

SERVIÇO:

[Música] SHOW YAYÁ MASSEMBA CONVIDA FLOR DE CATEMBA

Local: CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife

Datas: 08 de novembro (sexta-feira)

Horário: 20h

Entrada gratuita: Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo

Classificação: Livre

Informações: Site da CAIXA Cultural /Instagram @caixaculturalrecife

Acesso para pessoas com deficiência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SaGRAMA festeja sua trajetória recebendo convidados no show “Na trilha dos 30” no Teatro do Parque

“A prefs tá on” e chega ao Rec’n Play mostrando porque é referência nacional em Governo Digital