Último dia para se inscrever em workshop gratuito de produção de podcasts sobre audiovisual

 

Registro da turma Recife / Divulgação 


A terceira edição do F(r)icções – Laboratório de Ensaios de Cinema chega ao seu último módulo, com foco na produção de podcasts voltados para reflexões sobre o audiovisual. Intitulada “Fabular”, a etapa será ministrada por Márcio Andrade e Priscila Nascimento e apresentará os principais formatos dessa linguagem, assim como as etapas de produção sonora, estimulando ainda a produção de um podcast por parte dos alunos. A formação gratuita acontece em parceria com a 9ª Mostra Ambiental de Cinema do Recife (MARÉ) e será realizada entre os dias 04 e 08 de novembro, das 19h às 21h, de forma online. As inscrições devem ser feitas por este formulário, de até 25 de outubro.


Mais do que uma simples transposição da rádio para a internet, o podcast tem se estabelecido como uma linguagem própria (e cada vez mais consumida), marcada pela diversidade de assuntos abordados e também pela maneira de falar sobre eles. De conversas a obras investigativas, passando por projetos narrativos, entre outros, os podcasts se firmaram pós-pandemia e, atualmente, o Brasil é um dos países que mais consomem o formato. 


No módulo “Fabular”, Márcio Andrade e Priscila Nascimento apresentam os principais formatos de podcasts (entrevista, debate, storytelling, entre outros), indicando as possibilidades de criação para os participantes. Para além da questão conceitual, os alunos também terão contato com etapas da produção sonora, como roteiro, planejamento, gravação e edição. Assim como nos outros módulos, os encontros acontecerão inteiramente on-line, com atividades ao vivo e também assíncronas.


“Abordar o podcast (uma mídia em processo de popularização) favorece demais um formato que está em processo de uma profissionalização mais evidente e os participantes da oficina podem fazer parte deste movimento”, aponta Márcio Andrade, idealizador do F(r)icções e ministrante de todos os módulos desta edição.


Além da parte teórica, os participantes serão estimulados a trabalhar em grupos e produzir podcasts de debate sobre curtas-metragens, com orientações dos ministrantes sobre a escrita de roteiro, gravação e edição para esse formato, a partir de curtas-metragens apresentados na mostra.


“Na reta final da realização do F(r)icções, fico muito contente ao perceber as pontes de diálogo que criamos ao longo desses meses. Não se trata apenas das parcerias com festivais de cinema realizados na região metropolitana e no interior de Pernambuco, mas também de observar como essa construção de conhecimento reverbera entre os participantes. É inspirador e poderoso ver o interesse e o brilho nos olhos de cada um, e perceber que nós, que estamos idealizando e conduzindo os módulos, aprendemos tanto quanto aqueles que participam como estudantes e candidatos neste processo”, reforça Márcio.


Seguindo as políticas de promoção da diversidade do projeto, a iniciativa é voltada para pessoas que morem no Recife e na Região Metropolitana da capital pernambucana, e 13 das 25 vagas serão reservadas para pessoas autodeclaradas mulheres, negras, indígenas, LGBTQIA+, com deficiência, estudantes e professoras(es) da rede pública de ensino. 


Para ministrar o “Fabular”, Márcio Andrade, idealizador do F(r)icções e professor residente em todos os módulos, recebe Priscila Nascimento. Márcio Andrade é realizador, educador, produtor e pesquisador multimídia Doutor em Comunicação (PPGCOM/UERJ), com período sanduíche na Universidad de Navarra – Pamplona (Espanha). Mestre em Educação Tecnológica pelo PPGEDUMATEC (UFPE) e Graduado em Rádio e TV (UFPE).  É autor do livro “Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos” (2015) e de artigos publicados em periódicos acadêmicos de diferentes instituições. Atualmente, coordena a produtora de desenvolvimento Combo Multimídia e tem desenvolvido cursos e oficinas, tais como F(r)icções - Laboratório de Ensaios de Cinema, Ponto de Virada - Laboratório de Social Vídeo, Autobiografias do Presente, Escritas Sonoras de Si - Laboratório de Podcasts Autoficcionais. Foi premiado em eventos como ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual e RioWebFest 2022 (como Melhor Podcast) – ambos com o projeto “Lá na Frente”. Desde 2022, vem atuando também no Centro Cultural Marieta (SP), como idealizador e docente do curso Escritas de Si – Caminhos da [Auto]Ficção e como coordenador do Grupo de Desenvolvimento de Podcasts.


Priscila Nascimento é graduada em Cinema pela Universidade Federal de Pernambuco. Participou com edição de som dos podcasts F(r)icções, da Combo Multimídia, e Aguaceiro, de Elisa Alcocer. Fez o som direto dos longas “O dia que Te Conheci”, de André Novais Oliveira, e “Incompatível com a Vida”, de Eliza Capai. Trabalhou com som direto e pós-produção de som em diversos curtas metragens, como “Lua Azul”,  “Dente”, “Cantigas de Pai Francisco”, “Roubar um Plano”, “Mutirão, o filme”, “Nossa Mãe Era Atriz”, “Aracá”, “Quintal Verde”, “Dakobo”, “Eu Sou Raiz”, entre outros. Priscila também participou como facilitadora das oficinas Ficcionalizar, Ficcionalizinho e Aquilomba 1ª Edição.


Sobre o F(r)icções:

Os workshops são parte do projeto F(r)icções, que produz também ensaios, lives, podcasts e videocasts que buscam explorar as ambivalências da imagem, aquilo que pode pensado/falado a partir do que é visto, instigando as perguntas, as ambivalências, as hipóteses, as incertezas. Os materiais produzidos podem ser acessados no site do projeto, onde também é possível encontrar as críticas produzidas ao longo dos módulos do workshop.


A terceira edição do F(r)icções - Laboratório de Ensaios de Cinema tem incentivo do Funcultura, Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe, Governo do Estado de Pernambuco. O primeiro módulo, “Olhar”, foi uma parceria com a 3ª Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú, produzida pela Xerém Produções. O segundo e o  terceiro módulos, respectivamente, “Imaginar(-se)” e “Fabular”, são parcerias com o Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco, produzido pela Abajur Soluções Artísticas e a Mostra Ambiental de Cinema do Recife - MARÉ, produzida pela Bonsucesso Comunicação e Cultura.


Serviço:

F(r)icções – Laboratório de Ensaios de Cinema

Terceiro Módulo: “Fabular”, dentro da Mostra Ambiental de Cinema do Recife - MARÉ

Período: De 04 a 08 de novembro de 2024, das 19h às 21h (online)

Público sujeito: pessoas interessadas em audiovisual, a partir dos 16 anos, sem obrigatoriedade de ter experiências prévias na área, que morem no Recife ou em cidades da Região Metropolitana, em Pernambuco

Vagas: 25 (vinte e cinco), sendo 13 (treze) destinadas a autodeclaradas mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, estudantes e professoras(es) da rede pública de ensino

Inscrições: de 14 a 25/10/2024, através deste link

Divulgação dos selecionados: 30 de outubro de 2024, por e-mail e na página do Instagram

Gratuito

Dúvidas e informações: multimidiacombo@gmail.com

F(r)icções nas redes: @fric.coes (Instagram) e www.friccoes.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Silvério Pessoa é o primeiro convidado do projeto Sábado no Paço

Festival Reside Amaro promoverá performances, ações e cenas teatrais gratuitas no bairro de Santo Amaro

Spok, Silvério Pessoa, Marron Brasileiro e diplomação de Patrimônios Vivos do Recife são atrações do Paço do Frevo neste fim de semana