Conselheiro do Magazine Luiza explica como fazer a gestão e a sucessão em empresas familiares


Marcelo Silva conta em "Empresas Familiares - a construção da perpetuidade", casos de sucesso no Magazine Luiza, Pernambucanas e Bompreço, entre outras. O tema é pouco explorado na literatura corporativa brasileira. O livro terá sessão de autógrafos dia 28, segunda-feira, a partir das 18hrs, no JCPM Trade Center, Av. Engenheiro Antonio de Góes, 60, Térreo, em Recife.

Empresas familiares costumam ser alvo de um preconceito simplório, informa o empresário Flávio Rocha, presidente do Conselho do Grupo Guararapes. São consideradas antagônicas às corporações profissionalizadas e ignoradas por supostamente inibirem o estímulo à meritocracia.


Flávio, que foi CEO da Riachuelo, sabe do que está falando e é disso que ele trata na apresentação do livro, que está sendo lançado pela Geração Editorial (256 pp., R$ 68,00). A empresa familiar é um importantíssimo pilar da economia, no Brasil e no mundo.


É por esse entendimento que este novo livro de Marcelo Silva (autor de “Gente não é salame” e “O que a vida me ensinou”) deve ser saudado por empresários, profissionais e estudantes de administração. O tema até hoje não tinha sido devidamente explorado na literatura corporativa brasileira.


Executivo cuja excepcional trajetória profissional o associou aos melhores cases de sucesso em empresas familiares no Brasil, Marcelo Silva compartilha com seus leitores o conhecimento adquirido em mais de cinquenta anos de experiência.


Ele começou sua brilhante carreira na rede nordestina de supermercados Bompreco, em Pernambuco, passou pela Casas Pernambucanas em São Paulo e atingiu o ápice como CEO do Magazine Luiza, onde coordenou também o processo de sucessão de Luiza Trajano por seu filho Frederico Trajano.


Em todos os lugares onde trabalhou, deixou sua marca pessoal: uma mescla entre o respeito à tradição e o entusiasmo pela inovação. É dessa forma que enfoca a questão sucessória, certamente a mais relevante para as empresas familiares.


Empresas Familiares – a construção da perpetuidade equivale a um MBA em administração. O que o executivo não sabe sobre empresa familiar ninguém precisa saber, pois certamente não é relevante.


O leitor, porém, não sente o peso da informação. Marcelo Silva domina a arte da narrativa, entremeando conceitos e dados com histórias e casos que tornam a leitura prazerosa.



DEPOIMENTOS


Ao ler este livro, você conhecerá detalhes dos êxitos obtidos por Marcelo Silva na liderança de nossa empresa. A obra tem histórias, números, conceitos e, sobretudo, aquele tempero literário todo especial de suas narrativas. É sempre um pernambucano de engenho, olhos vivos, que nos traduz os segredos do mundo. Nesta escrita o que é mais complexo acaba explicado na mais espantosa simplicidade. A gente saboreia, aprende e se inspira. LUIZA HELENA TRAJANO, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.


Penso que este livro seja fundamental para mostrar como é importante o esforço de educação empreendedora dentro das famílias. JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA – fundador do Bompreço


Agradeço ao Marcelo pelos ensinamentos que marcaram todos estes anos de sinergia em benefício do Magazine Luiza. Ao terminar de percorrer estas páginas, você, leitor, certamente o agradecerá pela magnífica aula sobre a magia da gestão em empresas familiares. FREDERICO TRAJANO – CEO do Magazine Luiza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas