Artes urbanas, meio-ambiente e direito à cidade em pauta no 2° Festival Entre Ruas

Entre Ruas 2023 - Sesc Santo Amaro |  Foto: Guilherme Lost
 

Realizado pelo Sesc Pernambuco, festival exalta as culturas periféricas no Recife com agenda aberta de espetáculos, oficinas, debates e intervenções artísticas

 

 

A relação do Recife com as águas e, em especial, pelo delineado do Rio Capibaribe, que corta a cidade, será o centro de reflexão nesta segunda edição do Festival Entre Ruas, promovido pelo Sesc na capital pernambucana. A programação, que é gratuita, terá início nesta segunda-feira (7) e segue até novembro. Todas as informações estão disponíveis no www.sescpe.org.br.

 

“Promover o desenvolvimento da cultura sem perder de vista a preservação do meio-ambiente e de nossos territórios é uma das missões do Sesc, que sempre tem em perspectiva os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco. No Recife, a capital brasileira mais afetada pelo avanço do nível do mar, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, a pauta se torna ainda mais urgente.

 

A programação do Entre Ruas vai acontecer em três territórios – Santo Amaro, Casa Amarela e Parnamirim – mas com impacto em outras regiões, fortalecendo a capilaridade das discussões, que são a realidade da sociedade. As atividades contarão com a primeira edição do Colóquio Entre Ruas: Confluências Urbanas, formações, espetáculos, apresentações culturais, passeio fluvial e intervenções com grafitti em espaços públicos e em barcos que realizam trajetos no Rio Capibaribe.

 

Oficinas - As primeiras atividades vão acontecer entre os dias 7 e 10 com quatro oficinas gratuitas. No Sesc Santo Amaro, ambas das 14h às 17h, serão oferecidas simultaneamente “Mobilidade e Direito à Cidade” e “Olhares Criativos: A Cidade em Descoberta”. A primeira, que se volta a falar sobre infraestrutura, segurança e mobilidade via bicicleta com a Ameciclo, entidade que atua na defesa da cultural do pedal. A segunda formação, voltada para o público infantil através do coletivo L.I.L.A, vai propor às crianças a vivência da cidade por meio de jogos interativos, observações e produções artísticas.

 

Também nesse período, o Sesc Casa Amarela vai receber a Casa Daninha para a oficina “Corpografias-daninhas”, das 9h às 12h. Os encontros vão passar pela ocupação e vivências de corpos com a cidade por meio de atos práticos e teóricos.  No turno da tarde, das 14h às 17h, a oficina será com a atriz, dançarina e performer Gabi Holanda. Ela estará à frente da atividade “Corpo afluente”, que vai propor modos transdisciplinares de criar e mover, conectando corpo e ambiente, rio e comunidade, e as memórias do rio e do lugar.

 

Espetáculos - Também tendo a água como enredo, o Entre Ruas contará com espetáculos. O primeiro, na terça-feira (8), será “Xirê”, do Coletivo À Margem, às 19h, no Sesc Santo Amaro. No palco, o enredo, nascido a partir do hip-hop, vai falar sobre corpos marginalizados e suas existências nas periferias pernambucanas. Na quinta-feira (10), no mesmo horário, Gabi Holanda vai encenar o espetáculo “Sopro D’água no Sesc Casa Amarela, que questiona o papel da água na sociedade, desde as memórias ancestrais até o momento de urgência e colapso atual”. A entrada para as peças é gratuita, respeitando a capacidade dos espaços.

 

Colóquio – A sexta-feira (11) será dedicada à realização do primeiro Colóquio Entre Ruas: Confluências Urbanas, no Sesc Casa Amarela. Das 9h às 17h, quatro mesas de conversa vão discutir sobre “A construção das subjetividades no ambiente urbano”, “Entre rios, ruas e praças: formas de fazer”, “Aproximações e distanciamentos entre arte pública e arte urbana” e “Colaborações com o espaço público”.  Voltada para pesquisadores, artistas, articuladores e a sociedade civil interessada, a atividade terá a participação de educadores da Oficina Francisco Brennand; Lucas Izidorio, do Coletivo Massapê; Beatriz Meunier, da ARIES e Roberto Montezuma, do Recife Cidade Parque.

 

 

Festa – inaugurando a programação de novembro, o Sesc vai levar o Entre Ruas para o Museu Murillo La Greca, no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife. No dia 3, das 13h às 18h, a tarde será marcada por passeio poético pelo Rio Capibaribe, espetáculo infantil “Só Para Rodar”, brinquedos infláveis e apresentações ao vivo do Dj Vibra e do Pagode do Didi.

 

Sesc Arte Flutua – Uma das expressões mais populares de intervenção urbana, o graffitti será a expressão que vai marcar e ocupar espaços de referência para a cidade. Com curadoria de Yony Seres, da Galeria Lama e que já assinou painéis pela cidade, o Entre Ruas fará a pintura de 8 barquinhos do Rio Capibaribe, entre os dias 11 e 26 de outubro. A atividade terá a participação de 8 grafiteiros, que vão a partir das intervenções nos barcos discutir sobre a importância dos Rios neste momento de crise climática.

 

Intervenções – Em paralelo, outro grupo de 12 artistas urbanos vai assinar os painéis nas comunidades de Santo Amaro e Mangabeira, no mesmo período. A entrega da pintura no centro do Recife será no dia 4 de novembro, às 14h, na Rua Franscisco Jacinto e terá a presença do Som na Rural, Dj Vibra, Café Preto e mediação cultural dos murais Graffitis. Na Zona Norte, a culminância acontece no dia 5, às 14h, na Rua do Cinema (Mangabeira) com ações de saúde e beleza, Okado do Canal, Som na Rural e Dj Vibra.

 

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

 

Serviço – Entre Ruas

Quando: 7/10 a 5/11

Entrada: gratuita

Programação: www.sescpe.org.br

Onde:

Sesc Santo Amaro - Praça do Campo Santo, s/nº – Santo Amaro / Recife – PE

 

Sesc Casa Amarela - Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 4490 – Mangabeira / Recife – PE

 

Museu Murillo La Greca - R. Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 - Parnamirim, Recife - PE, 52060-030


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Mulheres de Nínive estreia no Teatro Hermilo Borba Filho

Espetáculo Mulheres de Nínive estreia no Teatro Hermilo Borba Filho

Projeto Somos Uôge com inscrições abertas para painéis sobre ESG