“NÓS, POEMAS EM PÉ” ESTREIA NO TEATRO BARRETO JÚNIOR NESTQ QUARTA-FEIRA 04

Nesta quarta (04/09), às 20h, no Teatro Barreto Júnior (Pina), admiradores e estudiosos de Fernando Pessoa terão a oportunidade de serem transportados para o universo do poeta português e seus heterônimos (Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares) por meio do espetáculo NÓS, poemas em pé. Uma criação da dupla de artistas, Thiago Diniz, ator e produtor, e Normando Roberto dos Santos, diretor-geral da montagem teatral pernambucana. Os ingressos podem ser comprados com antecedência pelo Sympla ou na bilheteria, no dia da apresentação (sujeito à lotação do teatro).

NÓS, poemas em pé, é baseado nas linguagens literária e cênica. Os versos dos heterônimos Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares de Fernando Pessoa ganham vida por meio das histórias contadas pelos personagens Cesário Firmino, Nascimento Popó e Gustavo Tomé. A vida bucólica do agricultor Cesário e seus desdobramentos e afazeres diários; a luta pelos sonhos do lutador Nascimento que por meio dos versos apresentará poeticamente a metáfora do ringue em nossas vidas, a luta pelo autoconhecimento, a luta contra assumir algum amor, a luta em não desistir de lutar no ringue da vida e as aventuras de Gustavo Tomé, um empresário aventureiro buscando algum sentido para a vida, enquanto viaja pelos cânions do rio São Francisco com os versos de Bernardo Soares na bagagem e um colete salva-vidas. Estes são os ingredientes do espetáculo, onde os três personagens interpretados por um ator (Thiago Diniz) procuram nos encantar com as narrativas poéticas de um dos maiores poetas de todos os tempos.

O diretor de NÓS, Normando Roberto dos Santos, destaca o desafio da montagem: “Me vejo num mar da construção das palavras escritas por esse poeta máximo da literatura portuguesa e mundial. Nessa livre inspiração para criar a dramaturgia, Thiago (Diniz) e eu procuramos brincar com a construção de palavras. É evidente sua busca da ressignificação, procurando dar formas, ousadias. São colunas de palavras que muito respeito e, acima de tudo, peço licença para brincar, errar e errar, e se possível acertar intuitivamente. É uma aventura, onde minha gratidão vai para o ator Thiago Diniz, que é professor de literatura, por compartilhar esse momento”.

Normando Roberto também salienta: “Na verdade, estamos fazendo algo. Há em NÓS, poemas em pé vontade e prazer em fazer arte e promovê-la. A nossa montagem está cheia de elementos, materiais, luz, som, numa vontade de misturar as poesias, cenas e movimentos, buscando uma interpretação humana, estética, porém orgânica, destes desdobramentos da palavra, a cena se constrói pelas sensações, e por uma narrativa imagética, fincada nos estudos e pesquisa do teatro contemporâneo”.

         A ficha técnica do espetáculo NÓS, poemas em pé é composta por profissionais do teatro pernambucano. Um encontro de gerações. Basta registrar o tempo de atuação no mercado profissional de alguns deles: Thiago Diniz é professor de literatura do Governo de Pernambuco e trabalha como ator e artista criador desde 1989; Normando Roberto dos Santos trabalha desde 1979 em vários segmentos das artes cênicas e como gestor cultural; e o iluminador cênico, Jathyles Miranda, que assina a iluminação do espetáculo. Um profissional que transita por várias linguagens artísticas como teatro, dança, ópera, música, vídeo, cinema e artes plásticas, trabalhando para grandes projetos culturais e empresas pelo país desde 1990. Portanto, o público deverá sentir, na relação palco / plateia, uma interpretação genuína e intensa sobre os poemas conhecidos dos três heterônimos do poeta Fernando Pessoa.

Serviço:

NÓS, poemas em pé – Espetáculo de teatro a partir de poemas de Fernando Pessoa

Classificação etária: 16 anos / Duração: 45 minutos

Dia: 04 de setembro de 2024.

Hora: 20h

Local: Teatro Barreto Júnior (Rua Estudantes Jeremias, s/n.º Pina


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pernambuco recebe festival de shows do Sonora Brasil

Orquestra Sinfônica do Recife inicia agenda de quatro concertos gratuitos em setembro, a partir desta quarta

FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO E DANÇA É ATRAÇÃO DO TEATRO APOLO