Hugo Linns e sua viola chegam com novas sonoridades para clássicos do Frevo em show gratuito no Paço do Frevo

 

Hugo Linns |Foto de Luara Olívia


Apresentação do álbum ‘Atemporal’ será nesta sexta, ao meio-dia. Museu também anuncia inscrições abertas para o ‘Desvendando Mestras e Mestres’, que, nesta edição, aborda Mestre Limão, do Guerreiros do Passo, e Mestre Naná Santana, da Galeria do Ritmo


No mês do Dia Nacional do Frevo, nada melhor que encerrar o setembro de celebrações curtindo... Frevo! É nesse compasso que acontece nesta sexta-feira (27), ao meio-dia, show do violeiro Hugo Linns, que traz ao Paço do Frevo releituras de clássicos do gênero compostas para seu álbum “Atemporal”. O acesso é gratuito. E abrindo as portas do mês de outubro, o projeto 'Desvendando Mestras e Mestres' promove uma conversa com Mestre Limão, do grupo Guerreiros do Passo, e Mestre Naná Santana, fundador da Escola de Samba Galeria do Ritmo, sobre suas histórias e processos de criação. Será no primeiro sábado de outubro, dia 5, e as inscrições gratuitas estão abertas.


Violeiro, baixista, arranjador, compositor, diretor musical e produtor, Hugo Linns é atração do ‘Hora do Frevo’, projeto do Paço voltado a experimentações instrumentais do ritmo. Ele apresenta frevos clássicos tocados com sua viola dinâmica de dez cordas na hora do almoço da sexta-feira. O álbum ‘Atemporal’, que homenageia a manifestação cultural e dialoga com outros estilos musicais em composições como ‘Hino da Pitombeira’, ‘Vassourinhas’ e ‘Frevo Mulher’,  foi o repertório escolhido pelo artista. 


A ideia do álbum “Atemporal” nasceu em 2015, após convite do produtor André Freitas para uma apresentação no Paço. Ao longo de dois anos, Linns estudou o ritmo e criou arranjos que trazem novas sonoridades ao Frevo para criar o projeto que começou em 2017 e teve seu álbum lançado em 2022.


Hugo estará acompanhado por Ricardo Fraga (bateria e sampler), Rogê Victor (baixo elétrico) e Erick Amorim (teclado e synth). O show contará com as participações especiais de Aishá Lourenço, Kelly Benevides, Nana Milet, Paloma Granjeiro, Preta Kalua, Filipe França, Gilberto Bala, Gilú Amaral, Jam da Silva, Lucas Dan e Mucuim.


DESVENDANDO - Por meio do projeto “Desvendando Mestras e Mestres”, o Paço do Frevo dá destaque aos fazedores e mantenedores da cultura popular através de encontros onde são abordadas suas experiências e processos criativos. Esta edição foca em personagens icônicos da dança: Mestre Limão, do grupo Guerreiros do Passo, e Mestre Naná Santana, fundador da Escola de Samba Galeria do Ritmo. As inscrições gratuitas estão abertas (link abaixo).


Mestre Limão - Divulgação


Oriundo do Alto José Bonifácio, Mestre Limão é um exemplo do poder transformador da arte. Participou de diversos grupos de dança popular do Recife e integra o Guerreiros do Passo, instituição de estudos, pesquisas e ações voltada ao Frevo, mais especificamente ao passo. Mestre Naná Santana é percussionista, ritmista fundador da Escola de Samba Galeria do Ritmo, mestre de bateria e campeão sete anos consecutivos do Concurso de Agremiações do Carnaval de Recife (1996 a 2003) na categoria Especial. Olindense, participa desde os anos 1980 da preservação e promoção da cultura musical pernambucana através do ensino abnegado a gerações de percussionistas do Recife.


PAÇO DO FREVO - O Frevo é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, 


O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2024 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale e do Mercado Livre, o patrocínio da Rede e Vitarella, o copatrocínio da  SulAmérica, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.



SERVIÇO

Hora do Frevo com Hugo Linns

Sexta-feira, 27 de setembro, às 12h

No térreo do Paço do Frevo

Acesso gratuito


Desvendando Mestras e Mestres - Mestres Limão e Naná Santana

Sábado, 5 de outubro, às 15h

No Paço do Frevo

Acesso gratuito, com vagas limitadas e inscrições online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe5Py0Gx8mxRwlaItazdnQzpOkVrUSq1ZO9RXlG-MmicOY4LA/viewform 



Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLIPORTO RECEBE “A ÚLTIMA NOITE DE KAFKA” NESTE SÁBADO

Olinda recebe Fliporto - Festa Literária Internacional de Pernambuco

HOJE TEM PAPO DE ARTISTA NA RÁDIO FREI CANECA 101.5