Primeira edição do Festival Digaí reúne Charlie Dégaine (FRA) e várias atrações em 12 horas de festa no Capibar
Orquestra de Bolso, Breggae também integram a programação, que acontecerá no dia 17/08, a partir das 16h
As margens do rio Capibaribe, com sua biodiversidade e potência palpável e simbólica, serão palco da primeira edição do Festival Digaí, dia 17 de agosto, a partir das 16h, no Capibar. Ao longo de 12 horas de festa, o evento reunirá atrações de diferentes estilos musicais, como Charlie Dégaine (FRA), que idealizou o projeto junto ao produtor Vinícius Carvalho; Orquestra de Bolso, banda Breggae e os DJs Sangue no Olho, Babilônia e Sidade, além das participações da drag queen Condessa Cabalista e dos bailarinos Ranessa Laranjeiras e Wanderley Aires. O espaço do Capibar será ambientado para o Digaí, garantindo o conforto do público, e contará com serviços como flash tattoo da Casa Fauno, estande de livros da Titivillus e opções de alimentação. Com o objetivo de celebrar a cultura e a natureza, o festival não fará uso de plástico e promoverá ações junto à ONG Recapibaribe.
Idealizado para reunir públicos diversos, valorizando a inclusão, o Digaí chega com o compromisso de criar conexões entre artistas, públicos e comunidades. A presença de Charlie Dégaine é uma síntese dessa proposta. De origem francesa, Charlie, que é um artista não binário, viveu por quase uma década no Recife e, na cidade, se descobriu e desenvolveu como artista, estabelecendo uma profunda relação com outros criativos de Pernambuco.
No festival, Charlie apresentará canções do EP “Éclora”, lançado em março e que mescla, nas letras e na sonoridade, francês e “pernambuquês”; adiantará faixas inéditas do projeto “Fura-neve”. A banda que acompanhará Charlie será composta pelos músicos Felipe Wolfenson (guitarra), Forllan (cavaquinho), Lucas Araújo (bateria) e Lucas Crasto (baixo).
Ao longo de 12 horas de programação, o festival será palco de muitos sons da música pernambucana e brasileira. A Orquestra de Bolso, que representa o frevo “de janeiro a janeiro”, ressaltando a tradição e a contemporaneidade do ritmo que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Na conexão Recife-Olinda, a banda Breggae compartilhará com o público sua mistura original, que dá uma roupagem de brega a canções do brega pernambucano, gênero que é uma das expressões mais originais e populares surgidas na última década na música local.
Com uma programação ininterrupta de música, o Digaí receberá ainda os DJs Sangue no Olho, Babilônia e Sidade, cujos setlists agregam sons instigantes e instigados para não deixar ninguém parado. A duração estendida do festival, assim como sua variedade de atrações, faz dele uma opção imperdível para muitos públicos, entre eles, aqueles que buscam um “after” até os primeiros raios de sol.
Ao longo da programação, haverá ainda intervenções artísticas da drag queen Condessa Cabalista, como mestra de cerimônia, e dos bailarinos Ranessa Laranjeiras e Wanderley Aires.
O festival contará, também, com espaço de flash tattoo da Casa Fauno, estande da editora Titivillus Editora, entre outras ações que buscam integrar linguagens artísticas e expressões culturais. Além das atrações musicais, o Digaí contará com serviço de bar e opções de alimentação idealizados especialmente para o evento.
A primeira edição do Festival Digaí é uma idealização de Charlie Dégaine e Vinícius Carvalho, produtor recifense que tem no currículo produção executiva do Show do Bita, Direção do FIG e centenas de shows de artistas como Milton Nascimento, Nação Zumbi e Casuarina. O evento é o primeiro realizado pela Pomme, nova produtora de Vinícius.
“O Digaí nasce de um encontro com Charlie que combina com um novo momento de carreira de ambos. O que seria um show de lançamento, virou um lugar, Digaí. Estimulou a criatividade, comunhão com artistas e agentes culturais. Curadoria, qualidade técnica e estética, contrapartida social e provocação política”, explica Vinícius Carvalho.
Conscientização ambiental:
Para a estreia, o local escolhido foi cuidadosamente pensado. Um espaço de resistência, com forte ligação com a comunidade do Monteiro e do Poço da Panela, o Capibar é sede do Recapibaribe, projeto que luta pela preservação do Rio Capibaribe. A Organização Não Governamental organiza anualmente, no dia 31 de agosto, o “Há Gosto Pelo Capibaribe”, reunindo pescadores para coletar lixo do rio. Para contribuir com a iniciativa, os alimentos arrecadados com os ingressos sociais do Digaí serão doados para o Recapibaribe.
Serviço:
Festival Digaí, com Charlie Dégaine e várias atrações
Local: Capibar (Tapacurá, 101, Monteiro - Recife, PE)
Data: 17 de agosto de 2024
Horário: a partir das 16h
Duração: 12h (encerramento às 04h do dia 18 de agosto)
Ingressos: R$ 30 a R$ 80, à venda na Sympla https://www.sympla.com.
Siga o Digaí no Instagram: @digai.digai
Comentários
Postar um comentário