Naná Vasconcelos ganha homenagem em São Paulo


Casa Criatura e Naná Vasconcelos| Fotos: Isac Filho

 O pernambucano, que faria 80 anos este mês, ilustra nova Ocupação do Itaú Cultural com cerca de 90 peças da sua obra e da sua vida. Entre elas, objetos originais nunca expostos, como o berimbau. Acesso gratuito.

 

Um dos nomes mais expressivos da cena cultural e musical de Pernambuco, o percussionista Naná Vasconcelos, que faria 80 anos este mês, ganha homenagem especial em São Paulo. A mostra Ocupação Naná Vasconcelos, que traz a essência e unicidade da vida e obra desse multiartista brasileiro, nascido em Olinda, em 1944, começou há poucos dias e segue cartaz até o dia 27 de outubro, no térreo do Itaú Cultural, na capital paulista. Quem passar por lá vai conferir ampla seleção de fotos, vídeos, vestimentas, instrumentos e objetos originais – como uma das premiações recebidas por ele: o Grammy Latino, conquistado em 2011 pelo álbum Sinfonia e Batuques.

 

A Casa Criatura, dos arquitetos Isac Filho e Juliana Rabello, em Olinda, foi convidada a assinar a expografia do projeto, com concepção e realização do Itaú Cultural, curadoria da gerência de Curadorias e Programação Artística, consultoria de Patrícia Vasconcelos, mulher de Naná, e pesquisa do jornalista Mateus Araújo. O berimbau original de Naná Vasconcelos, construído pelo percussionista, em 1967, com uma corda de piano afinada em Fa em substituição à tradicional, está fincado no coração da Ocupação juntamente com um dos dois tapetes, onde ele colocava os seus instrumentos sobre os palcos que percorreu pelo Brasil e o mundo. O instrumento foi o único que o percussionista teve e o acompanhou até a sua morte, em 2016. Desde então, o objeto permaneceu fechado em um depósito da família, em Recife, e agora é exposto pela primeira vez.

 

“Passamos cerca de três meses analisando e estudando todos os detalhes para levar as informações com autenticidade ao público. Pegamos por volta de 90 elementos do acervo, a partir da separação da curadoria, para reinterpretar o local onde todo o material seria exposto. Fizemos uma verdadeira imersão sobre a obra e a vida do músico, com algumas escutas ativas, com destaque para a entrevista que realizamos com a viúva de Naná, Patrícia Vasconcelos. O ambiente é totalmente musical, as cores têm tons terrosos e os elementos são naturais com corda e madeira, por exemplo, sem abrir mão da elegância natural de Naná”, pontua o arquiteto Isac Filho.

 

Composto por seis eixos, o percurso da exposição é guiado por nomes de álbuns do artista. Sinfonia e Batuques, Isso Vai Dar Repercussão, Codona, Contando estórias e Africadeus dão o tom para as diferentes etapas da vida de Naná, que o público vai desvendando no passo a passo. O sexto eixo, leva o nome do próprio homenageado e se encontra com o primeiro, completando a espiral de sua vida.

 

Serviço:

O que: Ocupação Itaú Cultural - Naná Vasconcelos

Quando: visitação até 27 de outubro

Onde: Itaú Cultural, na Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

Acesso:

Terça-feira a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.

Entrada gratuita

Outras informações: itaucultural.org.br/ocupação

--

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro de Grandes Espetáculos abrirá a programação cultural de 2025 com mais de 90 espetáculos

Janeiro de Grandes Espetáculos inicia maratona de shows e peças com apresentação da Orquestra Lunar e Lia de Itamaracá, nesta quinta-feira, no Teatro de Santa Isabel

Olha! Recife oferece passeios para todos os gostos e idades