Mostra “Geografía Humana” exibe última sessão nesta terça-feira no Cineteatro do Parque
Oferecida pela Prefeitura do Recife, Instituto Cervantes e Embaixada da Espanha no Brasil, mostra que apresentou a diversidade e a complexidade étnica e cultural da Espanha contemporânea despede-se com a exibição de “Bienvenidos a España”, amanhã (27), às 19h. Acesso é gratuito
Termina amanhã (27) a mostra gratuita de cinema espanhol “Geografía Humana”, em cartaz no Cineteatro do Parque, desde 6 de agosto. Oferecida em parceria pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, pelo Instituto Cervantes e pela Embaixada da Espanha no Brasil, a mostra dedica-se a retratar a diversidade social e a pluralidade de povos e culturas que configuram a geopolítica espanhola e também do mundo, a partir de seis longas.
A retirada dos ingressos gratuitos terá início às 18h. O filme exibido na sessão de despedida, a partir das 19h, será “Bienvenidos a España”, documentário que retrata a realidade de imigrantes de várias partes do mundo na Sevilla, abordando a complexidade multicultural da Espanha, onde os imigrantes já representam 10% da população, confirmando a diversidade e o pluralismo cultural do país.
A mostra celebra e confirma também o título de Cidade Cervantina, recebido pelo Recife em 2022. Comprovando o reconhecimento internacional a seu protagonismo histórico e cultural, a capital pernambucana passou a ser, há dois anos, a primeira cidade do Brasil integrante da Rede de Cidades Cervantinas, que reúne destinos de todo o mundo, articulados pela Espanha para celebrar e difundir a obra de Miguel de Cervantes, um dos mais importantes autores da literatura mundial.
A Rede tem como propósitos favorecer a integração entre os lugares ligados pela vida e obra de Cervantes; a promoção de atividades conjuntas que possibilitem um maior desenvolvimento de suas comunidades, em nível educacional, cultural, turístico ou econômico, e a difusão da vida e da obra do autor, por meio de programas específicos, que podem ou não ser partilhados pelas diferentes regiões, com o objetivo de fazer de Cervantes um eixo de desenvolvimento.
Sobre o filme desta terça:
Dia 27
19h - “Bienvenidos a España”
Documentário. 2021. 92m
De Juan Antonio Molero
Classificação: 18 anos
Sinopse: Torreblanca é o último bairro de Sevilha. Ali, próximo à rodovia, fica a antiga e badalada boate Maravilla, que tem as atividades encerradas para abrigar um centro de acolhimento de refugiados. É Natal e, para curiosidade dos vizinhos, os recém-chegados à Espanha são recebidos por um Rei Feiticeiro a quem podem pedir os seus desejos. Com o entusiasmo e o medo de refazer a vida noutro país, terão que aprender tudo sobre a Espanha e serão surpreendidos pelos espanhóis tanto quanto os espanhóis são surpreendidos por eles
Comentários
Postar um comentário