Cineteatro do Parque recebe mostra gratuita de cinema espanhol, a partir desta terça (06)


 
Até o próximo dia 27 de agosto, serão exibidos seis filmes, com gêneros e temáticas distintas, que oferecem um panorama bem diverso do cinema espanhol contemporâneo. A complexidade multicultural da Espanha, em função da imigração, inspira a seleção da mostra, que é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, o Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha no Brasil


Honrando o título de Cidade Cervantina, recebido pelo Recife em 2022, o Cineteatro do Parque apresenta, a partir desta terça-feira (6), a mostra de cinema “Geografía Humana”. Retratando a diversidade social e a pluralidade de povos e culturas que se encontram no território espanhol, serão exibidos seis filmes, até o próximo dia 27, com acesso gratuito. Os ingressos serão distribuídos meia hora antes do início de cada sessão, na bilheteria do Parque.

A mostra é uma parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Instituto Cervantes e a Embaixada da Espanha no Brasil. Oferecendo um panorama bem diverso do cinema espanhol contemporâneo, serão apresentados seis filmes que abordam a complexidade multicultural da Espanha, onde os imigrantes já representam 10% da população, confirmando a diversidade e o pluralismo cultural do país.

Os filmes têm horizontes de gênero e temas bem distintos. Representando o cinema independente e autoral, duas obras se destacam: “La Gallega Sica” e “La Canaria Rendir los Machos”. Reelaborando o costumbrismo, movimento artísico que celebra os maneirismos e costumes cotidianos hispânicos, os filmes “Chinas”, “El Vasco” e “Vasil” valem-se de diferentes linguagens e recursos para retratar o encontro entre pessoas de distintas culturas, tendo o dia a dia como cenário. Completando o mosaico de abordagens, será exibido ainda “Bienvenidos a España”, documentário que se dedica à realidade de imigrantes de várias partes do mundo na Sevilla.

Sobre o título de Cidade Cervantina - Um ano depois de ser aceita na Rede de Cidades Criativas da Unesco por sua produção e profusão musical, o Recife recebeu, em 2022, outro título que comprova o reconhecimento internacional a seu protagonismo histórico e cultural. A capital pernambucana passou a ser a primeira cidade do Brasil a integrar a Rede de Cidades Cervantinas, que reúne destinos de todo o mundo, articulados pela Espanha para celebrar e difundir a obra de Miguel de Cervantes, um dos mais importantes autores da literatura mundial.

A Rede tem como propósitos favorecer a integração entre os lugares ligados pela vida e pela obra de Cervantes; a promoção de atividades conjuntas que possibilitem um maior desenvolvimento de suas comunidades, em nível educacional, cultural, turístico ou econômico; e a difusão da vida e da obra do autor, por meio de programas específicos, que podem ou não ser partilhados pelas diferentes cidades, com o objetivo de fazer de Cervantes um eixo de desenvolvimento.

 

Confira a programação da mostra “Geografía Humana”:

 

Dia 6

19h - “Vasil”

De Avelina Prat (2022)

Classificação: 16 anos


Dia 13

16h - “Sica”

De Carla Subirana (2022)

Classificação: 16 anos


19h - “Chinas”

De Arantxa Echevarría (2023)

Classificação: 16 anos


Dia 20

16h - “Rendir a los Machos”

De David Pantaleón (2022)

Classificação: 16 anos


19h - “El Vasco”

De Jabi Elortegui (2022)

Classificação: 16 anos


Dia 27

19h - “Bienvenidos a España”

De Juan Antonio Molero (2021)

Classificação: 18 anos


Sobre os filmes:

“Vasil”

Comédia. 2022. 92m

Direção: Avelina Prat

Sinopse: Vasil é inteligente, carismático e jogador número 1 no bridge e no xadrez, mas tem dormido nas ruas desde que chegou da Bulgária. Alfredo, arquiteto aposentado, recebe-o um pouco em sua casa diante do olhar atônito de sua filha Luísa. Os dois homens não têm nada em comum, exceto a paixão pelo xadrez. Apesar das diferenças, aos poucos Vasil conseguirá quebrar as barreiras construídas por Alfredo. E Vasil tem este dom: transformar para sempre as pessoas com quem interage.


“Sica”

Drama. 2022. 87m

Direção: Carla Subirana

Sinopse: Sica está obcecada com a possibilidade de o mar devolver o corpo de seu pai, após um naufrágio na Costa da Morte, na Galiza. Enquanto caminha pelas falésias, conhece Suso, “Caçador de Tempestades”, um rapaz estranho como ela, que aguarda a chegada de Ofelia, a mãe de todas as tempestades. Sica investiga as circunstâncias do acidente e embarca em uma dolorosa jornada de descobertas. Aos seus olhos, a cidade marítima onde cresceu, marcada pela brutalidade do seu oceano e pelo crescente desequilíbrio da Natureza, nunca mais será a mesma.


“Chinas”

Drama. 2023. 113m

Direção: Arantxa Echevarría

Sinopse: O filme conta a história de Lucía, Xiang e Claudia, três meninas de origem chinesa que vivem em Madrid, mas com realidades completamente opostas. Lucía é filha de imigrantes chineses, tem 9 anos e seu sonho é comemorar seu aniversário no Burger King, a contragosto de seus pais, que não falam espanhol e trabalham mais de 14 horas por dia. Claudia, irmã adolescente de Lucía, está começando a vivenciar em primeira mão as diferenças culturais e o racismo entre os adolescentes. Xiang é uma menina adotada de 9 anos, que começa a fazer perguntas sobre sua família biológica. As três histórias se cruzam e se separam, mas mantêm o indissociável elo da busca pela própria identidade.

 

“Rendir a los Machos”

Comédia. 2022. 80m

Direção: David Pantaleón

Sinopse: Nas Ilhas Canárias, dois irmãos que se odeiam partem numa viagem a pé de mais de 100 quilômetros, pelo deserto, para atender ao último desejo do pai, registrado em testamento.


“El vasco”

Comédia. 2022. 100m

Direção: Jabi Elortegui

Sinopse: Um jovem de trinta e cinco anos, desempregado e recentemente abandonado pela namorada, aceita o convite de um tio distante, que só conhece virtualmente, para mudar de cenário e ir para uma cidade perdida, na Argentina. O que Mikel não imaginava é que acabaria numa cidade ainda menor, habitada por argentinos que nunca pisaram na terra dos seus antepassados, onde a vida gira em torno do restaurante Euskal Etxea. Como se não bastasse, Mikel perceberá que seu tio é um sonhador e sua tia-avó acorda do estado vegetativo e o confunde com seu próprio irmão, o avô de Mikel. A partir desse momento, Mikel se vê preso em uma realidade fictícia, no meio da Argentina.


“Bienvenidos a España”

Documentário. 2021. 92m

Direção: Juan Antonio Molero

Sinopse: Torreblanca é o último bairro de Sevilha. Ali, próximo à rodovia, fica a antiga e badalada boate Maravilla, que tem suas atividades encerradas para abrigar um centro de acolhimento de refugiados. É Natal e, para curiosidade dos vizinhos, os recém-chegados a Espanha são recebidos por um Rei Feiticeiro a quem podem pedir os seus desejos. Com o entusiasmo e o medo de refazer suas vidas noutro país, terão que aprender tudo sobre a Espanha e serão surpreendidos pelos espanhóis tanto quanto os espanhóis são surpreendidos por eles.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária