Atrações nacionais no encerramento do Festival Palavra Cifrada nesta sexta (30) e sábado (31)

Alexandre Melo, produtor do Palavra Cifrada. Foto  Flavia Benevides

Entre os participantes das atividades estão autores renomados como Xico Sá, Marcelino Freire, Samarone Lima, João Cézar de Castro Rocha e Cícero Belmar

O Festival Palavra Cifrada chega ao final nesta sexta (30) e sábado (31) com atividades nos mercados públicos do Recife e na Livraria do Jardim, na Boa Vista. Com programação 100% gratuita e totalmente acessível em libras, o evento está na sua terceira edição e é produzido pela produtora Nós Pós com direção geral de Alexandre Melo e direção de produção de Hudson Wlamir com incentivo do Funcultura.

Escitor e jornalista C´cero Belmar. Foto de Carlos Lima

Depois de passar por Afogados da Ingazeira, Vitória de Santo Antão e Garanhuns, o Palavra Cifrada, que tem curadoria do premiado escritor Sidney Rocha,  chegou esta semana a capital pernambucana para celebrar a leitura e a força da palavra em Pernambuco. Abrindo o festival, nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, um grupo de poetisas realiza performances surpresas nos mercados públicos da Boa Vista, Casa Amarela, Encruzilhada e Peixinhos. Em seguida, às 17 horas, o escritor Cícero Belmar conversa com o crítico Luís Reis sobre “A importância do teatro de texto e do texto para o teatro numa sociedade cada vez mais teatral”, refletindo sobre a prosa nas artes cênicas na Livraria do Jardim que fica na Avenida Manoel Borba, 292, na Boa Vista.

Escritor Marcelino Freire - Fotode Marcos Del Fiol

Ainda na sexta, em homenagem a “Perto do Coração Selvagem”, o primeiro romance da recifense Clarice Lispector publicado há 80 anos, às 18 horas acontece a conferência “A Palavra bem perto do coração" com os especialistas nas obras da autora Anco Márcio Tenório Vieira e Yasmin Gallindo. Encerrando o dia, o consagrado escritor Marcelino Freire comanda bate-papos e recitais e outras atrações com poetas e agentes culturais da cidade na Pré-balada Literária às 19 horas. Trata-se de uma versão intimista da festa literária que nasceu em 2006, onde o autor mobiliza livreiros, donos de bar, donos de sebo, escritores e escritoras para celebrar a atividade literária na Livraria do Jardim.

Escritor Samarone Lima - Foto Crédito Aura Gabriela

Sendo redescoberto pelo público leitor, o poeta pernambucano Solano Trindade é homenageado no recital “A Palavra Trindade - Um livro faz 80 anos”, onde o escritor Samarone Lima lerá o livro do poeta do povo: Poemas d'uma vida simples no sábado (31) a partir das 15 horas na Livraria do Jardim. Haverá microfone aberto para autores/autoras que queiram participar da celebração a Solano. Ainda no sábado, outra celebração a um escritor pernambucano: Maria Valéria Rezende, uma das principais vozes da literatura brasileira do século 21, realiza a conferência “Essa tal felicidade em Felicidade clandestina de Clarice Lispector” tratando do sentimento que dá título a um dos mais celebrados livros da escritora pernambucana às 16 horas na mesma livraria.

Xico Sá - Foto  crédito Larissa Zylbersztajn 

Xico Sá se une a João Cezar de Castro Rocha, escritor, historiador, enxadrista e professor de literatura comparada, e um dos mais atuantes críticos da cultura brasileira, para refletir sobre as relações entre a literatura da Europa e a perspectiva na América Latina na conferência “Franz Kafka e as metamorfoses na América Latina”. Os escritores partem da obra do autor tcheco para dialogar com a vida cotidiana no nosso continente.

Escritor João Cezar de Castro Rocha - crédito Rogério B Huss-Flip

A edição 2024 do Palavra Cifrada encerra com apresentação musical com pegada literária. Carlos Gomes Oliveira, Maju Cavalcanti e Anderson Andrade apresentam o show lítero-musical “Na boca muitos nomes”. Poesia, música, gesto e linguagem num espetáculo que entrelaça poemas e canções dos artistas num grande concerto, a partir das 20h, na Livraria do Jardim.

Hudson Wlamir, produtor do Palavra Cifrada. Foto João Carlos

Mais informações no Instagram @nosposprodutora.

SERVIÇO:

Festival Palavra Cifrada

Livraria do Jardim (Av. Manoel Borba, 292)

31 e 1 de setembro

@nosposprodutora

Programação 

RECIFE 30/08 | SEXTA-FEIRA:

● Performances

Poetisas realizam performances nos mercados públicos da Boa Vista, Casa Amarela, Encruzilhada e Peixinhos

Horário: A partir das 10h| Local: Mercados Públicos da Boa Vista, Encruzilhada Casa Amarela e Peixinhos

 

● Conversa| A importância do teatro de texto e do texto para o teatro numa sociedade cada vez mais teatral | com Cícero Belmar e Luís Reis

O dramaturgo Cicero Belmar e o crítico de teatro Luiz Reis comentam os fundamentos do texto teatral em conversa com o publico

Horário: 17h| Local: Livraria do Jardim.

● Conferência| A Palavra Bem Perto do Coração - Um livro faz 80 anos I | com Anco Márcio Tenório Vieira:

Pesquisador comenta o primeiro romance de Perto do coração selvagem, da recifense Clarice Lispector, primeiro romance da autora, publicado há exatos 80 anos.

Horário: 18h | Local: Livraria do Jardim

● Pré Balada Literária| Marcelino Freire convida nomes da programação

Horário: 19h | Local: Livraria do Jardim

RECIFE 31/08 | SÁBADO

● Recital| A Palavra Trindade - Um Livro faz 80 anos | Samarone Lima lê Solano Trindade: Poemas d'uma vida simples, editado pelo próprio autor, Solano Trindade, em 1944, o livro toma voz em recital de Samarone Lima com microfone aberto para diversos autores/autoras, negros/negras.

Horário: 15h às 16h | Local: Livraria do Jardim

● Conferência| Essa tal Felicidade em Felicidade clandestina de Clarice Lispector | com Maria Valéria Rezende (SP): Essa tal felicidade em Felicidade clandestina, de Clarice Lispector Uma das mais premiadas e respeitadas autoras brasileiras, Maria Valéria Rezende comenta a felicidade, no âmbito literário ou não, e até onde toda literatura é clandestina.

Horário: 16h às 17h30 | Local: Livraria do Jardim

● Conferência| Franz Kafka e as metamorfoses na América Latina | com João Cézar de Castro e Xico Sá (SP): No centenário de morte de Franz Kafka (1883-1924) esses autores, um no Brasil, outro em Portugal, conversam sobre como a literatura do autor tcheco ainda hoje pode ser tomada como exemplo para o “espanto” na vida cotidiana, sobretudo das ameaças da ultradireita no mundo.

Horário: 18h às 19h45 | Local: Livraria do Jardim

● Show Musical: Na Boca Muitos Nomes| com Carlos Gomes Oliveira, Maju Cavalcanti e Anderson Andrade: O grupo apresenta o show lítero-musical “Na boca muitos nomes”. Poesia e música, gesto e linguagem. A apresentação entrelaça poemas e canções dos dois artistas, de livros lançados no final de 2023, "voar é a ordem", de Maju, e "Nunca é triste um corpo que fala eu te amo", de Oliveira. 
Horário: 20h às 21h | Local: Livraria do Jardim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas