O ESPETÁCULO “O SUPLÍCIO DE FREI CANECA” COMEMORA O BICENTENÁRIO DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

O Suplicio de Frei Caneca é encenado em comemoração ao Bicentenário da Confederação do Equador. Foto divulgação

A cidade de Goiana, no litoral norte da região metropolitana do Recife, será palco da encenação do espetáculo “O Suplício de Frei Caneca”, texto de Cláudio Aguiar, com direção de José Francisco Filho, com única apresentação na Igreja Convento do Carmo, a partir das 19hs, com entrada gratuita.

O Suplício de Frei Caneca é um oratório dramático que traz para o público de hoje a história,  a saga dos revolucionários do movimento nascido em Pernambuco, a Confederação do Equador, que neste ano faz 200 anos.  Os revoltosos se levantaram contra o governo central por causa do autoritarismo de Dom Pedro I ao fechar a Assembleia Constituinte de 1823 e impor uma Constituição, no ano seguinte, que lhe assegurou poderes absolutistas. Além dessa oposição ao arbítrio do imperador, a confederação pretendia implantar o regime republicano. As tropas imperiais conseguiram abafar o movimento e matar seus líderes, dentre eles, o Padre Frei do Amor Divino Caneca, fuzilado no Forte das Cinco Pontas.

O ator Buarque de Aquino interpreta Frei Caneca. 

Com direção musical de Matheus Marques, a encenação será com música ao vivo, executada por Júlio César Brito e o próprio Matheus Marques.  Com o ator Buarque de Aquino (que também assina os figurino), defendendo o papel título, as novas gerações poderão ter acesso à vida de um dos mais importantes herói e mártir nacional, Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, com acesso gratuito. 

O diretor José Francisco Filho

Sob a direção de José Francisoc Filho, o elenco é formado por Buarque de Aquino, Flávio Freire, Sonni Silva, Ibson Quirino, Ricardo Vendramini, Ismael Holanda,  Emerson Rodrigues, Roberta Marciana, Ana Persy , Aleff Vidal, Wescllei Mariano e Manoel Constantino. A equipe também conta Janice Gomes e Júnior Lopes (camareiros) e na produção geral, Mísia Coutinho

O escritor Cláudio Aguira, autor do texto O Suplício de Frei Caneca fará plaestra 
sobre a Confederação do Equador

Para que possamos entender cada vez mais a história de Pernambuco e sua importância na luta pela independência do Brasil da coroa portuguesa, o acadêmico e escritor Cláudio Aguiar, autor do texto “O Suplício de Frei Caneca”, fará uma palestra antes da apresentação do espetáculo sobre A Confederação do Equador.

Goiana está localizada a cerca de 65 km ao norte da cidade de Recife.  Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Histórico Nacional em 1938. A apresentação do espetáculo O Suplício de Frei Caneca é uma iniciativa da Prefeitura de Goiana/ Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural, com apoio do Convento do Carmo,  Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana e Maçonaria de Goiana.

Os 200 anos

Historicamente a Confederação do Equador é pedra fundamental para o entendimento da luta pela independência e por um país republicano, tanto é que foi criada a Comissão Nacional do Bicentenário. A Comissão Temporária em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador foi criada em 2023 e deve funcionar até março de 2025. Além de Teresa Leitão, compõem o grupo os senadores Humberto Costa (PT-PE), Fernando Dueire (MDB-PE), Jussara Lima (PSD-PI) e André Amaral (União-PB).

 

Serviço:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas