Inscrições abertas para oficina “Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set” no Recife e em Caruaru
A figurinista Ana Cecilia Drumond ministra a oficina “Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set” no Recife e em Caruaru no mês de julho. A oficina será realizada de 9 a 13 de julho, na Caixa Cultural Recife, e de 22 a 26 de julho no Armazém da Criatividade, em Caruaru. A oficina tem como objetivo introduzir o participante na criação de um projeto de figurino audiovisual, despertando-o a perceber a importância e contribuição do figurinista dentro da linguagem e narrativa fílmica. A atividade conta com 30 vagas em cada cidade, com gratuidade para todos. Os interessados devem preencher formulário online para se candidatar a uma vaga.
O formulário para oficina no Recife segue aberto até 5 de julho no link:
https://docs.google.com/forms/
O resultado da seleção dos participantes será divulgado no instagram: https://www.instagram.com/
Além do Recife e Caruaru, o projeto realizará a oficina em Belo Jardim, Triunfo e Goiana, buscando democratizar o acesso ao conhecimento. Em todas as cinco oficinas haverá a presença de intérpretes de libras para possibilitar a participação de pessoas surdas e ensurdecidas. O ciclo de oficinas faz parte de projeto incentivado pela Lei Paulo Gustavo/ Ministério da Cultura, por meio de edital lançado pela Secretaria de Cultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco.
Durante a oficina, os participantes irão exercitar a criação de figurinos de forma prática a partir de perfis de personagens.O projeto amplia o campo de discussão cinematográfico pela ótica do figurino ao contribuir para reflexões sobre o cinema feito no Estado.
De acordo com Ana Cecília Drumond, a iniciativa busca disseminar a perspectiva do vestuário e seus múltiplos significados, se comprometendo em preencher cada vez mais o vazio teórico que circunda o figurino no audiovisual pernambucano.
EXPERIÊNCIA - Ana Cecília Drumond é figurinista e organizadora do livro Roupa de Cinema: o design de figurino no audiovisual pernambucano (2021), que apresenta um amplo panorama sobre a realização cinematográfica pela perspectiva do figurino. Assinou o figurino dos longas-metragens Amores de chumbo (Tuca Siqueira, 2017) e Passou (Felipe André Silva, 2020), e dos curtas Décimo segundo (Leonardo Lacca, 2007), Nº 27 (Marcelo Lordello, 2008), Mens sana in corpore sano (Juliano Dornelles, 2011), Sob a pele (Daniel Bandeira e Pedro Sotero, 2013) e História natural (Julio Cavani, 2014), além de Muro (Tião, 2008), este último vencedor do prêmio Regard Neuf da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
Trabalhou como assistente de figurino nos longas O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012), Boi neon (Gabriel Mascaro, 2015) e O país do desejo (Paula Caldas, 2012). No mercado audiovisual, é responsável pelo figurino da série Delegado (Leonardo Lacca e Marcelo Lordello em fase de pós-produção) e do telefilme de ficção Eu quero ir (Pablo Polo, 2024).
Em 2017, estudou figurino na EICTV, escola de cinema cubana. No Brasil, foi aluna de profissionais de referência em oficinas ministradas por Luciana Buarque, Jum Nakao, Beto Normal e Hubert Arvet-Thouvet. Em 2022, ministrou as oficinas Processos criativos na construção de figurinos, que fez parte do Programa Educativo Caixa Gente Arteira, da Caixa Cultural Recife, e no 30º Festival de Inverno de Garanhuns - FIG realizou Figurino: vestindo uma ideia do roteiro ao set.
Serviço
Oficina “Figurino: Vestir uma ideia do roteiro ao set”
Informações: https://www.instagram.com/
RECIFE
Inscrições gratuitas até 05/07: https://docs.google.com/forms/
Resultado da seleção no dia 06 de julho
Realização da oficina: De 9 a 13 de julho, das 13h30 às 18h30, na Caixa Cultural Recife (Bairro do Recife).
CARUARU
Inscrições gratuitas até 13/07:
https://docs.google.com/forms/
Resultado da seleção dia 17 de julho
Realização da oficina: De 22 a 26 de julho, das 13h30 às 18h30, no Armazém da Criatividade, em Caruaru.
Comentários
Postar um comentário