Recife Junino chega ao Pátio de São Pedro neste fim de semana

Recife Junino 2023 - Pátio de São Pedro - Foto Edson Holanda

 De sexta (28) a domingo (30), programação que encerra os festejos juninos promovidos pela Prefeitura do Recife contará com 13 atrações, em devoção ao padroeiro dos pescadores. A festa celebrará ainda Xangô e o aniversário de oito anos da Frei Caneca FM

Neste fim de semana de festejos juninos espalhados por toda a cidade, em devoção a São Pedro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, levará o arrasta-pé para o pátio histórico que leva o nome do último santo celebrado no altar junino, no Bairro de São José. Serão três dias de festa, com 13 atrações, como Assisão, homenageado da festa, Lia de Itamaracá, Banda de Pau e Corda, Boi Faceiro, Cláudio Rabeca, Erika Natuza, Forró na Caixa e Mestre Ambrósio.

A festa no Pátio de São Pedro começa na sexta-feira (28), com a celebração de matriz africana da Festa do Fogo, e segue até o domingo (30), quando uma programação de palco caprichada irá comemorar os oito anos de atividades da Frei Caneca FM, emissora pública criada por lei para dar voz ao Recife, suas gentes, tradições e manifestações culturais.

Festa do Fogo

Em sua 13ª edição, a Festa do Fogo, evento organizado pela Rede de Articulação da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, é uma celebração dedicada a Xangô, primeira divindade do candomblé cultuada em solo brasileiro.

A programação acontece na sexta (28), das 15h às 18h, com cânticos e rezas, roda para o Rei, celebração e distribuição de comida votiva. 

Em seguida, o Recife Junino apresentará quatro shows imperdíveis, de atrações como Lia de Itamaracá.

Aniversário Frei Caneca FM

A Frei Caneca FM, rádio pública que tanto celebra a música recifense, agora será celebrada. Com música recifense, claro. Em comemoração aos oito anos da emissora, mantida pela Prefeitura do Recife, a programação junina promovida no Pátio de São Pedro termina com mais uma edição do Palco Frei Caneca, que transporta a eclética seleção musical da emissora para as ruas e festas da capital.

A programação começa às 16h do próximo domingo (30), com a apresentação do Cavalo Marinho Boi Pintado. E segue, das 17h às 22h, com shows de Jader, Forró na Caixa e Mestre Ambrósio, que, juntos, conformam e performam um mosaico generoso de tempos, forças, estilos, ritmos e potências da música feita no Recife.

Assim como em edições anteriores, a emissora fará transmissão do evento, a partir das 17h. É possível acompanhar ao vivo pela 101.5 FM para quem está na capital pernambucana ou pelo site de qualquer lugar do mundo através do www.freicanecafm.org.

Festa para todo lado

Em celebração ao padroeiro dos pescadores, o balancê do Recife Junino vai se espalhar ainda por outros sete polos, neste fim de semana. Além do Pátio de São Pedro, as mais autênticas alegrias e tradições juninas tomarão conta dos bairros de Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela, além dos protagonistas de todo o ciclo, o Sítio Trindade e a Avenida Rio Branco. A programação completa da festa está disponível no site: https://recifejunino.recife.pe.gov.br/.

 

Recife Junino no Pátio de São Pedro

De 28 a 30 de junho


Dia 28 (sexta-feira)

Festa do Fogo

15h - Abertura do ÀJODÚN (Cânticos ao ORISA ÉSÜ)

17h - Cânticos para SÀNGÓ, HEVIOSO e NZAZI (Roda para o REI)

17h30 - GBÈGİRİ (Celebração e distribuição da COMIDA votiva a SÀNGÓ)

18h - Encerramento do Sirè

Palco

18h - Grupo de Percussão Raízes de Vajucá

19h - Boi Faceiro

20h30 - Banda de Pau e Corda

22h - Lia de Itamaracá


Dia 29 (sábado)

18h - Ciranda da Rosa Vermelha

19h - Erika Natuza

20h20 - André Macambira

21h40 - Cláudio Rabeca

23h - Assisão


Dia 30 (domingo)

Palco Frei Caneca

16h - Cavalo Marinho Boi Pintado

17h - Jader

18h20 - Forró na Caixa

20h10 - Mestre Ambrósio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária