CAIXA CULTURAL RECIFE DIVULGA ATIVIDADES DO PROGRAMA EDUCATIVO CAIXA GENTE ARTEIRA

Oficina de Câmara Escura (Foto crédito: Mariana Leal)


A CAIXA Cultural Recife traz, no mês de junho, atividades diversas na agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, com oficinas de fotografia, de técnica vocal, contação de histórias, show, cinema e de teatro. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no site da CAIXA Cultural.

Celebrando a programação junina com música, no dia 14 (sexta-feira), às 20h, o Mestre Anderson Miguel se apresenta com a Ciranda Raiz da Mata Norte. O show, com entrada gratuita, reúne faixas do seu terceiro álbum, “Sonorosa", acompanhado de três músicos percussivos e três trombonistas. A apresentação faz um passeio por cirandas e o maracatu de baque solto. 

No dia 16 (domingo), às 14h, ocorre a oficina Técnica Vocal para profissionais da voz, que tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos básicos para o cuidado com a voz e também colocar em prática os métodos apresentados, através de exercícios. A atração será ministrada pelo músico Ítalo Silva, com 20 vagas. 

Já nos dias 20 e 22, às 15h, a Oficina de Maquiagem Cênica, com a historiadora Maria Eduarda de Lima, mostra técnicas voltadas para a construção de trabalhos no teatro e como a maquiagem é importante para a caracterização e realces da dramaturgia. O encontro vai abordar dicas introdutórias para a automaquiagem de cada participante, transformando rostos em telas para a criação artística. Serão oferecidas 20 vagas. 

No dia 21 (sexta-feira), às 15h, a artista Carol Mota conduzirá a oficina Câmara Escura, sobre a história da fotografia e da imagem, através de um conteúdo teórico e prático. A câmara escura é a base da fotografia e conversa com ferramentas muito usadas na atualidade, como os celulares. Serão oferecidas 20 vagas. Munidos de criatividade e sensorialidade, os participantes poderão produzir sua própria câmara escura. 

Para os interessados em contação de histórias, a oficina Contação de História e Criação de Máscaras, no sábado (29), às 14h, contemplará dois momentos, conduzidos pela historiadora Aynoã Sales e o músico Ítalo Silva, com 40 vagas disponíveis. O público acompanhará narrativa sobre a tradição oral dos povos indígenas do país, com a história "As Peripécias do Jabuti", de Daniel Munduruku, contada de forma que permite a interação das crianças. Após a contação, os participantes poderão confeccionar suas próprias máscaras de jabuti.

 

Ação Comemorativa LGBTQIAP+:

O workshop Narrativas afirmativas no audiovisual, ministrado pela multiartista e designer Aurora Jamelo, acontece nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), das 14h às 18h, com foco na representação de pessoas LGBTQIAP+ no audiovisual. A atividade interativa de roteiro e dramaturgia para o cinema e a televisão é voltado para artistas, técnicos, atores e atrizes. O encontro disponibiliza 20 vagas e vai abordar teoria, prática e uma produção ao final do workshop. 

Na quarta-feira (26), às 19h, Aurora Jamelo promove o encontro virtual Conectar-te - Diversidade e inclusão na cultura, em que serão debatidas formas de ampliar a participação de pessoas LGBTQIAP+ na cultura. Na conversa, serão abordadas diferentes linguagens, como cinema, música e dança, teatro, com o objetivo de ampliar a visibilidade e a inclusão no mercado artístico.
 


A multiartista e designer Aurora Jamelo (Foto: Zito Jr.)
   ‌  
Para os fãs do cinema, o Cineclube ManiFest traz nos dias 26 e 27 (quarta e quinta-feira), a partir das 17h, a exibição de produções audiovisuais em diferentes formatos, como videoartes, clipes, curtas, médias e longas-metragens, todos realizados por pessoas LGBTQIAP+. Na programação estão as produções: “Incendiárias, Filhas do Fogo" de Sophia William e Aurora Jamelo; “Dance" de Jorja Moura; “Se Trans For Mar" de Cibele Appes; “Filhos da Noite" de Henrique Arruda; “A Felicidade Delas" de Carol Rodrigues; e “Brenda Lee e o Palácio das Princesas" de Laerte Késsimos.

 

A programação do espetáculo “Caminhos” contemplará dois momentos. Nos dias 25 e 26 (terça e quarta-feira), das 14h às 17h, ocorre a oficina Cavalo Marinho, atividade reflexiva e de percepção sobre a brincadeira, a partir de elementos da dança, música e atuação, com 20 vagas disponíveis. E na quinta-feira (27), às 20h, o público poderá conferir o espetáculo “Caminhos”, obra independente do artista Fábio Soares que reúne música, dança e teatro.

 

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira: 

programa educativo CAIXA Gente Arteira oferece visitas mediadas para grupos escolares e de instituições diversas. Os agendamentos podem ser feitos através do e-mail caixaculturalrecife@caixa.gov.br, ou pelo telefone (81) 3425-1906. 

 

Serviço:

CAIXA Cultural Recife

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife

Horários: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações: Site CAIXA Cultural

Entrada franca

Bilheteria: (81) 3425-1915

Acesso para pessoas com deficiência

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição do Quinta Cultural conta com artesanato, dança, teatro e poesia

Livro infantil “A Boneca Fuxiquita” aborda temas como finitude, resiliência e ancestralidade, a partir da relação entre avó e neta

Carna North Way promete muita folia e animação para os foliões