CAIXA CULTURAL RECIFE DIVULGA ATIVIDADES DO PROGRAMA EDUCATIVO CAIXA GENTE ARTEIRA

Oficina de Câmara Escura (Foto crédito: Mariana Leal)


A CAIXA Cultural Recife traz, no mês de junho, atividades diversas na agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira, com oficinas de fotografia, de técnica vocal, contação de histórias, show, cinema e de teatro. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no site da CAIXA Cultural.

Celebrando a programação junina com música, no dia 14 (sexta-feira), às 20h, o Mestre Anderson Miguel se apresenta com a Ciranda Raiz da Mata Norte. O show, com entrada gratuita, reúne faixas do seu terceiro álbum, “Sonorosa", acompanhado de três músicos percussivos e três trombonistas. A apresentação faz um passeio por cirandas e o maracatu de baque solto. 

No dia 16 (domingo), às 14h, ocorre a oficina Técnica Vocal para profissionais da voz, que tem como objetivo proporcionar aos participantes conhecimentos básicos para o cuidado com a voz e também colocar em prática os métodos apresentados, através de exercícios. A atração será ministrada pelo músico Ítalo Silva, com 20 vagas. 

Já nos dias 20 e 22, às 15h, a Oficina de Maquiagem Cênica, com a historiadora Maria Eduarda de Lima, mostra técnicas voltadas para a construção de trabalhos no teatro e como a maquiagem é importante para a caracterização e realces da dramaturgia. O encontro vai abordar dicas introdutórias para a automaquiagem de cada participante, transformando rostos em telas para a criação artística. Serão oferecidas 20 vagas. 

No dia 21 (sexta-feira), às 15h, a artista Carol Mota conduzirá a oficina Câmara Escura, sobre a história da fotografia e da imagem, através de um conteúdo teórico e prático. A câmara escura é a base da fotografia e conversa com ferramentas muito usadas na atualidade, como os celulares. Serão oferecidas 20 vagas. Munidos de criatividade e sensorialidade, os participantes poderão produzir sua própria câmara escura. 

Para os interessados em contação de histórias, a oficina Contação de História e Criação de Máscaras, no sábado (29), às 14h, contemplará dois momentos, conduzidos pela historiadora Aynoã Sales e o músico Ítalo Silva, com 40 vagas disponíveis. O público acompanhará narrativa sobre a tradição oral dos povos indígenas do país, com a história "As Peripécias do Jabuti", de Daniel Munduruku, contada de forma que permite a interação das crianças. Após a contação, os participantes poderão confeccionar suas próprias máscaras de jabuti.

 

Ação Comemorativa LGBTQIAP+:

O workshop Narrativas afirmativas no audiovisual, ministrado pela multiartista e designer Aurora Jamelo, acontece nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), das 14h às 18h, com foco na representação de pessoas LGBTQIAP+ no audiovisual. A atividade interativa de roteiro e dramaturgia para o cinema e a televisão é voltado para artistas, técnicos, atores e atrizes. O encontro disponibiliza 20 vagas e vai abordar teoria, prática e uma produção ao final do workshop. 

Na quarta-feira (26), às 19h, Aurora Jamelo promove o encontro virtual Conectar-te - Diversidade e inclusão na cultura, em que serão debatidas formas de ampliar a participação de pessoas LGBTQIAP+ na cultura. Na conversa, serão abordadas diferentes linguagens, como cinema, música e dança, teatro, com o objetivo de ampliar a visibilidade e a inclusão no mercado artístico.
 


A multiartista e designer Aurora Jamelo (Foto: Zito Jr.)
   ‌  
Para os fãs do cinema, o Cineclube ManiFest traz nos dias 26 e 27 (quarta e quinta-feira), a partir das 17h, a exibição de produções audiovisuais em diferentes formatos, como videoartes, clipes, curtas, médias e longas-metragens, todos realizados por pessoas LGBTQIAP+. Na programação estão as produções: “Incendiárias, Filhas do Fogo" de Sophia William e Aurora Jamelo; “Dance" de Jorja Moura; “Se Trans For Mar" de Cibele Appes; “Filhos da Noite" de Henrique Arruda; “A Felicidade Delas" de Carol Rodrigues; e “Brenda Lee e o Palácio das Princesas" de Laerte Késsimos.

 

A programação do espetáculo “Caminhos” contemplará dois momentos. Nos dias 25 e 26 (terça e quarta-feira), das 14h às 17h, ocorre a oficina Cavalo Marinho, atividade reflexiva e de percepção sobre a brincadeira, a partir de elementos da dança, música e atuação, com 20 vagas disponíveis. E na quinta-feira (27), às 20h, o público poderá conferir o espetáculo “Caminhos”, obra independente do artista Fábio Soares que reúne música, dança e teatro.

 

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira: 

programa educativo CAIXA Gente Arteira oferece visitas mediadas para grupos escolares e de instituições diversas. Os agendamentos podem ser feitos através do e-mail caixaculturalrecife@caixa.gov.br, ou pelo telefone (81) 3425-1906. 

 

Serviço:

CAIXA Cultural Recife

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife

Horários: de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações: Site CAIXA Cultural

Entrada franca

Bilheteria: (81) 3425-1915

Acesso para pessoas com deficiência

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Festa do Carmo também terá serviços de apoio aos fiéis

Projeto “Frevo, Capoeira e Passos” promove três meses de oficinas gratuitas de dança popular em Olinda