Pioneirismo: Recife cria primeira moeda digital social entre as capitais do Brasil


Fotos: Rodolfo Loepert /PCR

 Vivenciar a cidade agora pode gerar pontos dentro do aplicativo Conecta Recife. Ao cumprir os desafios lançados, o usuário do sistema acumula Moedas Capiba e, dentro do próprio app, poderá trocar o montante virtual por produtos, como créditos do VEM, cupom da 99 e do BikePE e vale compras de empresas parceiras. O primeiro desafio é em parceria com a Secretaria de Esportes

 

Os recifenses agora contam com uma moeda digital própria dentro do aplicativo Conecta Recife. A novidade é nacional: a capital pernambucana é a primeira do Brasil a ter uma moeda digital criada especificamente para estimular a convivência entre as pessoas e com a cidade de maneira saudável e sustentável. Para participar é simples: basta cumprir os desafios lançados no app e, automaticamente, Moedas Capiba são acumuladas dentro da carteira digital. Depois é só trocar por prêmios que ficam dentro da "feirinha", também disponível no próprio aplicativo. O primeiro desafio é uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que desenvolveu a nova funcionalidade dentro do Conecta, com a Secretaria de Esportes. O lançamento da Moeda Capiba aconteceu na manhã desta terça-feira (02/04) e contou com a presença do prefeito João Campos e das empresas parceiras da ação.

 

“Estamos falando de uma estrada de mudança na cultura do Recife, que não vai acontecer do dia pra noite, mas o primeiro passo está sendo dado hoje com esse sonho antigo. Desde o começo da gestão nós falávamos sobre criar um programa de gamificação para estimular bons hábitos dos cidadãos através de algoritmos saudáveis, e a construção de uma vida saudável vai desde garantir a vacinação do seu filho, até fazer atividade física. Precisamos ter um cuidado preventivo com a cidade e estamos fazendo isso de forma robusta, com uma plataforma integrada e uma grande equipe trabalhando de forma conjunta para garantir o sucesso dessa empreitada. Somos a primeira cidade brasileira a criar uma moeda social como a Capiba e acreditamos que em alguns anos vocês vão ver algumas cidade do Brasil falando sobre o que estamos fazendo aqui, porque estamos construindo um novo futuro através do poder público”, ressaltou o prefeito.


 

Para trocar as Moedas Capiba por brindes, é preciso participar das atividades que são lançadas dentro do próprio app. Nesse pontapé inicial, estão as Academias Recife e o Cross Recife. Ao agendar e confirmar a presença nas aulas pelo aplicativo Conecta Recife, Moedas Capiba são acumuladas automaticamente. Outras formas de ganhar moedas incluem responder a um Quiz (jogo de perguntas e respostas) e compartilhar os desafios com outros contatos. Durante o evento de lançamento, o público presente participou de uma votação para decidir os novos pilares da cidade que serão gamificados no Conecta Recife. Os vencedores, por empate, foram o Cashback de Notas Fiscais e a Vacina Infantil em Dia. O Deputado Federal Pedro Campos também estava presente e declarou que vai destinar R$ 1 milhão em emendas para o fomento de projetos da Secretaria de Esportes do Recife.

 

“A Moeda Capiba chega para mudar a rotina da população recifense. A tecnologia entra em cena para estimular as pessoas a criarem e fortalecerem ações mais saudáveis e sustentáveis e o início disso tudo será com as Academias Recife e Cross Recife. A turma que já treina nesses espaços vai ser a primeira a viver essa experiência: ganhar as moedas Capiba e trocar por prêmios que são doados por nossos parceiros. A gente vai instigando aos poucos as pessoas a participarem de alguns desafios que vão sendo lançados lá dentro do Conecta Recife e com isso mobilizando todo mundo a ganhar moedas e trocar por prêmios", pontua Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Para acessar a nova funcionalidade que passa a fazer parte do aplicativo Conecta Recife e começar a acumular as moedas é simples. Basta fazer login no Conecta Recife usando sua senha; na parte superior do aplicativo, há o símbolo do cifrão ($), é só clicar nele e o usuário do sistema encontrará todos os desafios lançados. Nesse mesmo espaço, é possível acompanhar o número de Moedas Capiba e conferir os produtos disponíveis para troca na "feirinha", como créditos do VEM, cupons da 99 e do BikePE, e vale-compras de empresas parceiras.

 

"A gente tem buscado, nos últimos anos, levar a cultura da prática esportiva para o maior número de pessoas possível, e colocar a Capiba na rua traz muitas possibilidades para nós. Uma moeda social tem um impacto muito importante para recompensar os recifenses por boas práticas na nossa cidade. Tem o ganho econômico e o ganho em saúde. É um tipo de programa com potencial gigantesco para ser explorado", comenta Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes.

 

Um pouco mais sobre a Moeda Capiba - A iniciativa passa a compor as funcionalidades oferecidas dentro do aplicativo Conecta Recife, disponível gratuitamente para modelos de celulares Android e iOS. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis e melhorar a relação entre as pessoas e o Recife.

 

Na prática, os cidadãos agora terão acesso a desafios de diferentes áreas, como esportes, saúde, meio-ambiente, cultura, por exemplo, desde que estejam relacionados com a prestação de serviços da Prefeitura do Recife. Concluída as etapas dos desafios, cada participante ganha as Capibas, que depois podem ser trocadas por prêmios e produtos como ingressos, cupons, vale compras e benefícios em diversas áreas, como alimentação, transporte, comunicação e lazer.

 

Além das Capibas, os usuários podem acumular selos e avançar de níveis em diferentes desafios. Mais à frente será possível participar de desafios coletivos, deixando ainda mais divertida e desafiadora o acúmulo de moedas para ganhar os prêmios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival 'No Ar Coquetel Molotov' terá mais de 25 atrações em 12 horas de música no Campus da UFPE

ORTINHO APORTA EM OLINDA COM SEU NOVO SHOW “REPENSISTA”

“Ariano Suassuna: no teatro da vida”: livro que celebra a vida e a obra de Ariano Suassuna nos 10 anos de sua morte será lançado em Recife