O “Olhar Singular” de Jadiel da Silva em exposição no Hotel Sesc Guadalupe

O Olhar Singular | @jadiel fotografo 

Dez anos de memórias sobre o cotidiano de Belo Jardim reunidas em 35 fotografias

 

Resgatando mais de uma década observando o dia a dia do agreste pernambucano, aporta na galeria do Hotel Sesc Guadalupe a exposição “Olhar Singular”, do fotógrafo autodidata Jadiel da Silva. Situado no litoral Sul do estado, o hotel segue com a exposição até julho, com a galeria funcionando de terça a sábado, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Visitas e excursões podem ser agendadas através do telefone (81) 99724-1574.

 

Sob curadoria assinada por Tacio Russo e Juvêncio Amâncio da Silva Júnior, técnicos de Cultura do Sesc Pernambuco, a exposição traz recortes da pesquisa de Jadiel, iniciada em 2013, concentrando as memórias vividas em parte do território da cidade de Belo Jardim. A exposição, que já passou pelo Sesc Ler Belo Jardim, desembarca no Hotel Sesc Guadalupe com 35 imagens do fotógrafo agrestino.

 

Belojardinense e filho de comerciante, Jadiel aprendeu sobre a riqueza da vida cotidiana em meio as viagens a trabalho com o pai, sempre conversando com moradores e clientes por onde passava. As fotos em exibição são parte de um exercício pelo resgate dos anos em que morou fora do município.

 

“Eu vivi dez anos em São Paulo, e quando voltei senti que perdi muita coisa da vida em Belo Jardim.  Mas é com a câmera em mãos e conversando com Seu Louro da pipoca ou Seu Zé do confeito, dentre outras pessoas, que eu tento reviver isso. Os momentos que perdi, eu vivenciava nas conversas com eles”, explica Jadiel sobre a escuta das memórias.

 

Terra dos músicos, terra das marocas, da mariola e do barro, que tem como padroeiro São Sebastião. Jadiel da Silva nos convida a partilhar desse olhar sensível sobre o dia a dia, a poética que se faz presente na crescente Lagoa do Capim que hoje pulsa em seus asfaltos e sinais, nas águas que margeiam as terras do Bitury, no suor dos trabalhadores.

 

Sesc – O Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 23 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.

 

Serviço – Exposição Olhar Singular

Período: até 06 de julho

Visitação: de terça a sábado, das 08h às 12h e das 13h às 17h

Entrada: gratuita

Local: Galeria de Exposição CTL SESC Guadalupe - Lote 1, quadra 174 – Projeto Aver-o-mar Distrito, Sirinhaém – PE

Agendamento para excussões: (81) 99724-1574

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paço do Frevo, Cais do Sertão, Recife Latino e muito mais no Olha! Recife

Hey Jude & Orquestra volta ao Recife para tributo aos Beatles com a turnê Now and Then

Aniversário do Jardim Espaço Plural conatrá com música, cinema e literatura