Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular

Curso o curso Costura & Upcycling com Natália Borges - Fotos divulgação 

 Incentivado pelo Funcultura-PE, projeto promove o desenvolvimento sustentável na moda com formação de costura e conscientização ambiental

A designer, consultora e educadora recifense Natália Borges promoverá entre os dias 15 e 19 de abril, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, e entre 22 e 26 de abril, em Riacho das Almas, município do Agreste de Pernambuco, o curso “Costura & Upcycling”. Trata-se de um projeto que une moda e educação ambiental com o propósito de estimular o desenvolvimento sustentável no Estado. A estilista capacitará as populações locais para o mercado de trabalho através de técnicas de costura industrial aliada a processos de upcycling e informações teóricas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. O curso também contará com palestras de profissionais convidados, visando abrir oportunidades para a emancipação econômica dessas pessoas a partir dos princípios de preservação dos recursos naturais. A formação está inserida na programação da Semana Fashion Revolution deste ano, movimento mundial que defende uma moda mais justa e com menor impacto ambiental, a qual a educadora é embaixadora docente.

O curso “Costura & Upcycling” tem incentivo do Funcultura-PE e as inscrições gratuitas estão abertas no link na bio do Instagram @urd.rr. Há 20 vagas disponíveis para cada cidade, com preferência para mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade socioeconômica; comunidade LGBTQIAP+; e para a população do entorno das comunidades beneficiadas.

upcycling é um método que transforma resíduos em novos produtos, com práticas menos nocivas ao meio ambiente, criando peças de maior valor agregado e de qualidade superior às originais. A técnica não exige processos químicos, pois a reutilização dos resíduos na transformação de novos produtos é feita a partir de procedimentos manuais como recortes, costuras e mistura dos materiais. 

No curso “Costura & Upcycling”, as alunas e alunos iniciarão pela introdução a conceitos de tecnologia têxtil (fibra, fio e tecelagem); conceitos, princípios e dimensões da sustentabilidade; responsabilidade socioambiental; economia solidária; impactos da indústria da moda ao meio ambiente; introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030; upcycling e outras soluções criativas; técnicas de costura manual; desenvolvimento da coordenação motora para a operacionalização das máquinas de costura industrial; execução de peças de baixa complexidade; empoderamento feminino; empreendedorismo e economia criativa; introdução aos conceitos de modelagem plana e moulage; aplicação dos conceitos e técnicas de corte manual em tecido plano; e execução de peças do vestuário de média complexidade através de técnicas de upcycling.

O projeto, idealizado pela designer Natália Borges, utiliza a moda para abordar temas relativos à ancestralidade, à emancipação econômica e ao meio ambiente. A Cooperativa Mimo de Mulher, em Paulista, e o Espaço Oportunidades, em Riacho das Almas, sediarão a oficina, que é completamente gratuita, com vagas limitadas.

“Eu não consigo falar em moda sem falar em desenvolvimento sustentável, ou em aquecimento global e tantos outros assuntos que estão intimamente relacionados à indústria têxtil. Roupa também tem a ver com agricultura, também tem a ver com transportes, também tem a ver com petróleo e com fontes de energia não renováveis. O curso ‘Costura & Upcycling’ tem o propósito de levar esses assuntos que são tão importantes, para pessoas que têm menos acesso a eles, e que são as que mais sofrem diretamente os impactos das mudanças climáticas. A costura foi o meio que encontrei de falar sobre sustentabilidade e regeneração sem ter um peso tão teórico e elitista. Conseguimos abordar muitos temas e todo mundo acaba se identificando e trazendo um pouco da sua realidade para a sala de aula, enquanto aprende coisas novas que levará para a vida!”, ressalta a designer Natália Borges 

Sobre a URD - Urd é um atelier de costura que, desde 2017, tem a proposta de incentivar o consumo consciente, estimular a cultura maker e aproximar as pessoas do fazer das próprias roupas. Misturando saberes ancestrais, cultura contemporânea e tecnologia, oferece cursos, oficinas e serviços visando colaborar na construção de um novo ecossistema produtivo dentro da lógica da economia circular atuando em parceria com diversas instituições dentro e fora do estado, como o Festival Rec’n’Play, FabLab Recife, Festival Capibaribe, Movimento Mulheres Makers, Marco Pernambucano da Moda –NTCPE, Creche Escola Maria de Nazaré, Love Trash, Xegamiga; o Projeto Colmeia MAPS, na Bahia; e a Produtora Dois Vôos, do Rio de Janeiro

Natália Borges, é costureira, consultora e designer com pós em Educação para Sustentabilidade e vem construindo sua trajetória estimulando a capacitação e valorização de profissionais de toda a cadeia têxtil e uma relação mais consciente com nossas roupas. É idealizadora da Urd Atelier e suas capacitações abordam temas como sustentabilidade, economia circular, consumo consciente, além de conteúdo técnico em costura. Utilizando a moda como mecanismo de desenvolvimento sustentável e educativo, já realizou oficinas em parceria com instituições em Recife, na Bahia e no Rio de Janeiro. Também é embaixadora do Slow Fashion Movement Brasil e embaixadora docente do Fashion Revolution Brasil. 

SERVIÇO:

Curso “Costura & Upcycling” (formação presencial)
Facilitadora: Natália Borges
Inscrições: link na bio do Instagram: @urd.rr
Vagas: limitadas (20 vagas em cada cidade)

Paulista
Datas: 15 a 19 de abril
Horário: 9h às 17h
Local: Sede da Cooperativa Mimo de Mulher
Endereço: Av. Dois, 100 - Maranguape II, Paulista - PE, 53422-070
Apoio: Cooperativa Mimo de Mulher
GRATUITO
com certificado

Riacho das Almas
Datas: 22 a 26 de abril
Horário: 17h30 às 21h30
Local: Espaço Oportunidades
Endereço: R. Drº Manoel Borba - s/n - Riacho das Almas, PE, 55120-000
Apoio: Prefeitura de Riacho das Almas/ DaTerra Project
GRATUITO
com certificado

VAGAS PREFERENCIAIS:
- Público feminino em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Comunidade LGBTQIAP+;
- Para a população do entorno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paço do Frevo, Cais do Sertão, Recife Latino e muito mais no Olha! Recife

Hey Jude & Orquestra volta ao Recife para tributo aos Beatles com a turnê Now and Then

Maestro Duda faz show no Sesc Casa Amarela