Pernambuco celebra 1º edição da Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência

Foto André Fernandes 

 Momento histórico marca a luta do movimento por políticas públicas efetivas de acessibilidade; Evento acontece no Parque Dona Lindú, em Recife, no dia 30 de março, com programação diversa durante a semana


Pela primeira vez na história, Pernambuco está prestes a receber a Parada do Orgulho de Pessoas com Deficiência (PcD). O evento acontece no dia de 30 de março, a partir das 12h, no Parque Dona Lindú, em Recife, e marca a luta do movimento PCD pela equidade de direitos, acessibilidade e exercício de políticas públicas efetivas para a comunidade. A Parada PCD ganhou sua primeira edição nacional em setembro de 2023, realizada em São Paulo. No Nordeste, o movimento chegou na Bahia e, agora, vai deixar sua marca em Pernambuco.

Pernambucana e fundadora do Vale PCD, ONG pela visibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência LGBTQIAPN+, Priscila Siqueira destaca a força do movimento no estado e a necessidade da discussão acerca dos direitos da Pessoa com Deficiência. “Apesar de ser um movimento que acaba alcançando outros estados do Brasil, o Vale PCD começou aqui e tem uma raiz muito forte aqui. Nossa primeira festa acessível, que faz parte da programação, começou aqui. O foco no Nordeste é extremamente importante, por aqui pouco se fala em diversidade e pessoas com deficiência. Não temos locais acessíveis, visibilidade e apoio que precisamos para ter dignidade”, diz ela.

Somando lutas

A Parada PCD Pernambuco é um evento realizado pela ONG Vale PCD e o coletivo Quilombo PCD, que promove um trabalho pela luta antirracista e anticapacitista. Para Weverton Fonseca, psicólogo e fundador do Quilombo PCD, ressalta que a parceria entre as organizações fortalece o movimento e o debate. “Vamos trazer reinvindicações, conversas e diálogos nesses dias de eventos, porque o nosso objetivo é conseguir valorizar todas as pessoas com deficiência, independente de suas interseccionalidades. A participação dos movimentos sociais é importante para que nossos objetivos cheguem cada vez mais longe e para que a gente consiga elaborar propostas e projetos que vão beneficiar toda a comunidade com deficiência”, afirma.

Ele pontua que a deficiência é uma das características dos indivíduos, mas não é a única, e por isso outras identidades sociais também devem ser trazidas à tona no debate e comunicação sobre o pertencimento e humanidade das Pessoas com Deficiência. “A Parada é fruto de movimentações que aconteceram há muitos anos sobre os direitos, a permanência e ampliação dos direitos, pertencimento e entendimento da sociedade de que a deficiência não é motivo para exclusão das pessoas, mas sim de aproximação enquanto sociedade que só tem a se beneficiar entendendo a complexidade humana e que pessoas com deficiência são sujeitos ativos na sociedade, com todos seus direitos e deveres enquanto cidadãos”, reforça o organizador.

Programação

A semana da Parada PCD Pernambuco contará com uma programação diversificada que terá início no dia 25 de março, com Ciclo de Debates sobre temáticas diversas, Mostra de Cinema e Festa. Confira abaixo:

Palestra - Saúde PCD/Mercado de Trabalho PCD/Acessibilidade Cultural/Tecnologia/Comunicação - 25/03 - 13h-18h - Auditório da OAB Recife
Debate entre instituições, conselhos e elaboração de carta colaborativa para reivindicação de direitos na cidade - 26/03 - 14h-17h -Auditório da OAB Recife
Festival de Curtas e Cine Debate - 27/03 - 14h-16h - Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) – Derby
Festa Vale Tude - 28/03 - 20h-04h - Pajubar
Parada do Orgulho PCD - 30/03 - 12h -Parque Dona Lindú


SERVIÇO
O que: 1ª Parada PcD de Pernambuco
Local: Parque Dona Lindú, Av. Boa Viagem
Data: 30 de março, com programação diversa a partir de 25 de março
Horário: Concentração às 12h
Realização: ONG Vale PCD e Coletivo Quilombo PCD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii

Aniversário do Jardim Espaço Plural conatrá com música, cinema e literatura