A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

A Paixão, espetáculo inédito escrito pelo dramaturgo Moisés Neto com direção de Zé Francisco, tem a sua estreia marcada para esta quarta-feira, 27 de março, Dia Internacional do Teatro e aniversário do autor da obra. A peça segue em cartaz nos dias 28 e 30 de março, sempre às 18h, na Igreja de Santa Tereza D'Ávila ( Ordem 3ª do Carmo), localizada na Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José ao lado da Basílica de Nossa Senhora do Carmo.

A obra segundo Moisés Neto, promete surpreender e emocionar ao público. Com duração de uma hora, A Paixão apresenta num cenário sagrado um Jesus homem, nordestino, pernambucano, recifense, que deveria nascer para Buíque no sertão de Pernambuco.

Uma Paixão de Cristo idealizada para ser apresentada em meio a paisagem natural do Vale do Catimbau, mas que devido a pandemia, a produção artística escolheu para ser palco da encenação um monumento barroco, Patrimônio Cultural Brasileiro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Moisés Neto, o autor de A Paixão

Ainda segundo Moisés, autores como Nikos Kasantzákis no romance A Última Tentação de Cristo e José Saramago em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, e tantos outros livros e filmes despertaram no dramaturgo reflexões para a criação do seu Jesus Cristo. ¨Eu considero um dos maiores pensadores, embora tenha toda essa mística em torno dele , mas antes de mais nada eu acho que ele é um grande pensador, mas também como Sócrates não tivemos a palavra dele direta e sim através dos seus alunos , no caso dele os apóstolos , Sócrates teve Platão, então essa paixão que eu tenho por Jesus é muito forte” reflete Neto.


O diretor do espetáculo A Paixão, José Francisco, revelou ser esse projeto uma experiência marcante em sua carreira. ¨É uma visão diferente dos famosos textos bíblicos , das Paixões de Cristo e tanto é que eu não botei Paixão de Cristo, botei: A Paixão, e no caso é um tipo de acordo com o autor, evidente que tem todos os elementos bíblicos do espetáculo, porém ditos de uma forma diferente, colocados de uma forma diferente, transfigurados de uma forma diferente”, 
explica o diretor.

José Francisco Filho, o diretor

A Paixão conta com 11 atores interpretando os personagens principais, dialogando com o Cristo, e apenas dois soldados, ressaltando a viabilidade em apresentar o espetáculo em outras igrejas monumentais pelo Brasil. Ainda segundo ele, uma ação inovadora, e tecnicamente viável.

No elenco, Buarque de Aquino - Herodes, Flávio Freire - Antônio Conselheiro, Ismael Holanda - Antônio Conselheiro 2, Ibson Quirino - Jesus, Roberta Marciana - Maria, Alef Vidal - Soldado 1 - Wescley Mariano - Soldado 2, Emerson Rodrigues - Pilatos, Misia Coutinho - Madalena, Ana Persi - Demônio.

Na técnica Luciano Rudrox - Sonoplastia, Ricardo Vendramini - Assistente de direção, Iluminação - Jathyles Miranda .

Serviço:

Espetáculo: A Paixão

Local: Igreja de Santa Tereza D'Ávila ( Ordem 3ª do Carmo)

Dias: 27 - 28 - 29 de março de 2024.

Horário: 18h

Ingressos: Um quilo de alimento não perecível

Texto: Moisés Neto

Direção: José Francisco Filho
Assessoria de imprensa: Julio Cesar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii