A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

A Paixão, espetáculo inédito escrito pelo dramaturgo Moisés Neto com direção de Zé Francisco, tem a sua estreia marcada para esta quarta-feira, 27 de março, Dia Internacional do Teatro e aniversário do autor da obra. A peça segue em cartaz nos dias 28 e 30 de março, sempre às 18h, na Igreja de Santa Tereza D'Ávila ( Ordem 3ª do Carmo), localizada na Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José ao lado da Basílica de Nossa Senhora do Carmo.

A obra segundo Moisés Neto, promete surpreender e emocionar ao público. Com duração de uma hora, A Paixão apresenta num cenário sagrado um Jesus homem, nordestino, pernambucano, recifense, que deveria nascer para Buíque no sertão de Pernambuco.

Uma Paixão de Cristo idealizada para ser apresentada em meio a paisagem natural do Vale do Catimbau, mas que devido a pandemia, a produção artística escolheu para ser palco da encenação um monumento barroco, Patrimônio Cultural Brasileiro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Moisés Neto, o autor de A Paixão

Ainda segundo Moisés, autores como Nikos Kasantzákis no romance A Última Tentação de Cristo e José Saramago em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, e tantos outros livros e filmes despertaram no dramaturgo reflexões para a criação do seu Jesus Cristo. ¨Eu considero um dos maiores pensadores, embora tenha toda essa mística em torno dele , mas antes de mais nada eu acho que ele é um grande pensador, mas também como Sócrates não tivemos a palavra dele direta e sim através dos seus alunos , no caso dele os apóstolos , Sócrates teve Platão, então essa paixão que eu tenho por Jesus é muito forte” reflete Neto.


O diretor do espetáculo A Paixão, José Francisco, revelou ser esse projeto uma experiência marcante em sua carreira. ¨É uma visão diferente dos famosos textos bíblicos , das Paixões de Cristo e tanto é que eu não botei Paixão de Cristo, botei: A Paixão, e no caso é um tipo de acordo com o autor, evidente que tem todos os elementos bíblicos do espetáculo, porém ditos de uma forma diferente, colocados de uma forma diferente, transfigurados de uma forma diferente”, 
explica o diretor.

José Francisco Filho, o diretor

A Paixão conta com 11 atores interpretando os personagens principais, dialogando com o Cristo, e apenas dois soldados, ressaltando a viabilidade em apresentar o espetáculo em outras igrejas monumentais pelo Brasil. Ainda segundo ele, uma ação inovadora, e tecnicamente viável.

No elenco, Buarque de Aquino - Herodes, Flávio Freire - Antônio Conselheiro, Ismael Holanda - Antônio Conselheiro 2, Ibson Quirino - Jesus, Roberta Marciana - Maria, Alef Vidal - Soldado 1 - Wescley Mariano - Soldado 2, Emerson Rodrigues - Pilatos, Misia Coutinho - Madalena, Ana Persi - Demônio.

Na técnica Luciano Rudrox - Sonoplastia, Ricardo Vendramini - Assistente de direção, Iluminação - Jathyles Miranda .

Serviço:

Espetáculo: A Paixão

Local: Igreja de Santa Tereza D'Ávila ( Ordem 3ª do Carmo)

Dias: 27 - 28 - 29 de março de 2024.

Horário: 18h

Ingressos: Um quilo de alimento não perecível

Texto: Moisés Neto

Direção: José Francisco Filho
Assessoria de imprensa: Julio Cesar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas