Arrastão do Frevo abre alas para programação do Mês das Mulheres no Paço do Frevo

Paço do Frevo. Foto - Anderson Stevens

Cia Abre Alas e Orquestra 100% Mulher puxam arrastão neste domingo pelas ruas do Bairro do Recife. Protagonismo feminino se mantém ao longo do mês com cursos de dança com a passista Bruna Renata e de canto com Surama Ramos, espetáculo de dança com Rainhas do Carnaval, show no Hora do Frevo com Gabi Carvalho e Karol Maciel, além de visitas guiadas com foco na participação das mulheres na história do Frevo

Mulheres que fazem o Frevo em Pernambuco prometem mostrar quantos elementos são precisos para amar e vivenciar o ritmo que se faz presente o ano todo no Paço do Frevo. Neste mês de março, projetos como Arrastão do Frevo e Hora do Frevo serão estrelados por mulheres. Também com foco nelas, o espaço abriga visitas guiadas com destaque para a importância das mulheres na construção da história do Frevo. Agenda traz ainda cursos de dança e canto ministrado por artistas mulheres e o espetáculo de dança “Eu, Rainhas!”, que conta a história da Rainha do Carnaval do Recife.

ARRASTÃO DO FREVO

Em edição carregada de saudade após hiato do mês de fevereiro por conta do Carnaval, o Arrastão do Frevo deste domingo (3) vem comandado por elas: Cia Abre Alas, Orquestra 100% Mulher e as agremiações carnavalescas É do Xibiu e Nem com uma Flor. O Arrastão também contará com a presença ilustre da flabelista Joelma Evaristo carregando o estandarte do museu. Foliões e foliãs de todas as idades serão arrastados pelo cortejo que segue pelas ruas do Bairro do Recife a partir das 15h30, com concentração na frente do Paço do Frevo. A folia faz um desfile captando amantes do ritmo em um percurso que tem sua culminância no retorno ao museu.

A Mestra Landinha lidera a Cia Abre Alas, formada majoritariamente por mulheres. Conhecida como Dama do Passo, a ex-companheira de Nascimento do Passo participou ativamente do processo de prática e evolução dos passos de Frevo realizados no ar, desenvolvidos por Nascimento. A Cia Abre Alas é aberta para todas e todos, mas sempre mantendo o pilar do protagonismo feminino.

A Orquestra 100% Mulher surgiu em 2003 e é formada por 17 musicistas, entre cantoras e instrumentistas de metais, base e percussão. Criada pelas clarinetistas da Banda Sinfônica do Recife Elisabete Bezerra e Carmen Pontes, maestrina da orquestra, o grupo entende que ainda há dificuldades para mulheres no mundo da música, por isso tem como uma de suas bases abrir portas do mercado para todas as musicistas. 

DOSES DE FREVO - ELAS SÃO FREVO - Ainda no domingo (3), o museu inicia uma série de visitas guiadas que focam no protagonismo feminino para a manutenção do Frevo. As mulheres, muitas vezes invisibilizadas no cenário histórico do ritmo, ganham destaque nas mediações realizadas pela equipe do educativo do Paço no “Doses de Frevo”. O projeto, que acontece durante todo o ano ensinando visitantes sobre a história do Frevo, destacará e celebrará o trabalho de mulheres na cadeia frevística com o “Doses de Frevo - Elas são Frevo”. Serão nove edições neste mês das mulheres. Às 11h30 e 14h no dia 3 de março; às 10h30, 11h30, 14h30 e 15h30 em 5 de março; e às 11h30, 14h e 15h30 no dia 10.

SERVIÇO

Arrastão do Frevo com Cia Abre Alas e Orquestra 100% Mulher

Em frente ao Paço do Frevo

Dia 3 de março, às 15h30

Acesso gratuito

Doses de Frevo - Elas são Frevo

Visita guiada dentro do Paço do Frevo

3 de março, às 11h30 e 14h

5 de março, às 10h30, 11h30, 14h30 e 15h30

10 de março, às 11h30, 14h e 15h30

Acesso com ingresso do museu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária