Paço do Frevo faz Pré-Réveillon gratuito no dia 29 com Spok, Claudionor Germano, Maracatu Encanto do Pina, Afoxé Omo Nilê Ogunjá e mais

Maestro Spok - foto divulgação


Com o tema “Festa, Fé e Frevo”, evento começa às 11h. Em 28 de dezembro, Dia Estadual do Passista de Frevo, Nascimento do Passo é lembrado com apresentação especial dos ex-alunos do mestre e grupo paraibano Frevoada


Encerrando 2023 com festa e recorde absoluto de público, com mais de 150 mil visitantes no ano, o Paço do Frevo dá as boas-vindas a 2024 com um Pré-Réveillon gratuito na sexta-feira, 29 de dezembro. O evento anuncia as comemorações do ano novo, em que o Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo completa sua primeira década de existência. Com o tema “Festa, Fé e Frevo”, começa às 11h, com apresentação do Maracatu Encanto do Pina e do Afoxé Omo Nilê Ogunjá. Ao meio-dia, no palco externo, o Maestro Spok faz o fervo com as participações especiais dos músicos convidados Beto Hortis, Claudionor e Nonô Germano, Ed Carlos, Lu Maciel, Nilsinho Amarantes e Surama Ramos.

Spok, natural de Igarassu, começou na música com apenas 13 anos. Com três discos lançados, inúmeros palcos divididos com grandes artistas, ele é arranjador, instrumentista e diretor musical da SpokFrevo Orquestra. Uma das grandes referências da música instrumental brasileira, vem contribuindo para espalhar o Frevo pelo Brasil e pelo mundo. 

Nos quase dez anos do Paço, Spok esteve presente em todas as celebrações de Pré-Réveillon do museu e, no dia 29, vai colocar o público de todas as idades para frevar junto aos convidados especiais, reverenciando diversas gerações do Frevo. “Quem for para o Pré-Réveillon do Paço do Frevo vai presenciar encontros incríveis de gerações, da linguagem e do espírito sagrado do Frevo, do Carnaval de Pernambuco”, convida Spok.

Da comunidade do Bode, a Nação do Maracatu Encanto do Pina, fundada em 1980 pela yalorixá Maria José da Silva, conhecida como Mãe Maria de Sônia, é atualmente uma das mais importantes nações de maracatu de Pernambuco. Campeã do Carnaval 2023, é regida pela mestra Joana Cavalcante, única mulher mestra de uma nação de maracatu baque virado.

Já o Afoxé Omô Nilê Ogunjá é um grupo cultural e artístico fundado em 2004 na comunidade do Ibura e tem como missão fomentar ações que valorizem a cultura afro-brasileira, construindo e fortalecendo a história de luta e resistência da comunidade negra.

DIA 28 | NASCIMENTO DO PASSO

O Paço do Frevo recebe uma comemoração especial em homenagem à data em que Nascimento do Passo celebraria 87 anos. Com participação de ex-alunos do mestre e do grupo paraibano Frevoada, a apresentação será das 14h30 às 17h30, em 28 de dezembro, instituído em 2022 o Dia Estadual do Passista de Frevo em celebração ao nascimento do artista, falecido em 2009 e ícone que definiu os movimentos até hoje utilizados por quem cai no Frevo. As inscrições prévias devem ser feitas através deste link.

A liderança do evento é de Mestre Landinha, representante da cultura popular pernambucana. Conhecida como Dama do Passo, foi professora e coordenadora da Escola Municipal de Frevo e participou de festivais internacionais de dança junto ao Bacnaré. Ela e o mestre Nascimento do Passo, que ela conheceu em 1987, quando iniciou suas aulas no Clube Vassourinhas, foram companheiros durante anos na vida pessoal e profissional. Atualmente, a mestra está à frente do seu projeto na comunidade de Campo Grande, no Clube das Pás, onde coordena aulas e o Grupo de Dança Cia Abre-Alas.


PAÇO DO FREVO - Reconhecido pelo Iphan como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura e a gestão sob o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e o patrocínio do Banco Itaú e da White Martins. Conta com o apoio do Grupo Globo, Pernambucanas, Rede e Valgroup.

SERVIÇO

Dia 28 | Aniversário do mestre Nascimento do Passo
Com ex-alunos do mestre e grupo Frevoada
Das 14h30 às 17h30
Participação mediante inscrição neste link

Dia 29 | Pré-Réveillon do Paço
Com Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Maracatu Encanto do Pina e Maestro Spok convidando Beto Ortiz, Ed Carlos, Claudionor e Nonô Germano, Lu Maciel, Nilson Amarante e Surama Ramos
Às 11h
Acesso gratuito


Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras
*Confira aqui a política de gratuidade do museu


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLIPORTO RECEBE “A ÚLTIMA NOITE DE KAFKA” NESTE SÁBADO

Olinda recebe Fliporto - Festa Literária Internacional de Pernambuco

HOJE TEM PAPO DE ARTISTA NA RÁDIO FREI CANECA 101.5