Orquestra Som da Mata realiza show gratuito de lançamento de EP na Mata Norte
Evento marca a estreia de vários sucessos que vão embalar o carnaval pernambucano 2024. A programação é gratuita, e acontece nesta quinta-feira, dia 28, às 20h, no Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata. Fotos de Alexandre Henrique
A folia carnavalesca vai tomar conta da região da Mata Norte de Pernambuco. É que nesta quinta-feira, dia 28, a Orquestra Som da Mata lança, em primeira-mão, os sucessos que prometem embalar o Carnaval 2024. No repertório do grupo, muito frevo, ciranda, maracatu rural, coco de roda, cavalo marinho entre outros ritmos musicais, presentes, por exemplo, no ciclo junino e natalino, que também são marca da tradição da região canavieira. A festa será realizada, gratuitamente, no Parque dos Lanceiros, equipamento cultural público, localizado na entrada da cidade de Nazaré da Mata, no km 65, da BR - 408, a partir das 20h. A programação contará com tradutor da Língua Brasileira de Sinais ( Libras).
A data também marca a oficialização da estreia das apresentações culturais da Orquestra Som da Mata, que atua na defesa musical dos ritmos de Pernambuco, possibilitando a criação, preservação, difusão, memória e salvaguarda dos gêneros que embalam as festas, tradições, brincadeiras e ritos populares da Zona da Mata de Pernambuco. Fundada em 02 de abril de 2023, a Orquestra Som da Mata traz para o palco um repertório que vai colocar a plateia para cantar, dançar e se divertir sem parar. “Estamos trazendo para o público um projeto que tem a identidade musical da cultura da nossa região. Trabalho que mistura arte, poesia, memória e, sobretudo, valorização à nossa cultura popular” explicar o compositor e cantor do grupo, Jaime Correia.
Há pouco mais de sete meses da estrada, o grupo já coleciona um acervo musical nunca antes visto. “Já passaram mais de 30 obras inéditas, que vamos apresentar ao público. Estou com coração ansioso de poder, juntamente com a brilhante parceria de Jaime Correa, poder transmitir toda a essência desta Orquestra, que tem uma proposta inclusiva, social e cultural” diz o maestro e arranjador, João Paulo Ferreira da Hora ( Maestro Minuto).
O grupo conta com 13 músicos, da faixa de idades, dos 18 aos 70 anos, que, acompanhados de seus instrumentos de sopro e percussão, criam e recriam várias faces dos gêneros musicais, como frevo, maracatu rural, ciranda, coco de roda e o cavalo marinho. Integram a orquestra, Maestro: João Paulo Ferreira da Hora; Sax alto: João Paulo Ferreira da Hora; Sax tenor: Fábio Rogério de Albuquerque ; João Fernandes Bento Ferreira da Hora ( Teclado); Jorge Klebson Rodrigues da Silva (Trombone); Aldo Brenno Gomes da Silva (Violão); Bateria:João Paulo Ferreira da Hora Filho; Sérgio Murilo Bezerra (Trompete); Rodrigo Joaquim Luiz (contrabaixo elétrico); Edivan Gomes da Mota, Severino Rodrigues da Silva (Percussão).
O evento receberá, ainda, a participação especial de artistas convidados, que vão se revezar no palco, juntamente com a Orquestra Som da Mata. São eles: Mestre João Paulo, Mestre Barachinha, Mestre Anderson Miguel e Mestre Bi. “ Vai ser uma festa para entrar para história. Que alegria poder juntar tantos artistas de casa para festejar nossa cultura. Sobretudo porque estamos nos despedindo deste ano e aproveitando para darmos boas-vindas a 2024 em grande estilo” brinca Correia.
Serviço
O quê: Orquestra
Som da Mata realiza show gratuito de lançamento de EP na Mata Norte
Quando: Quinta-feira,
dia 28 de dezembro
Onde: Parque dos
Lanceiros, km 65, da BR - 408, em Nazaré da Mata
Ingressos: Gratuito
Comentários
Postar um comentário