CAIXA Cultural Recife apresenta Grace Gianoukas no espetáculo Nasci pra ser Dercy

 

Nasci pra ser Dercy | Foto Heloísa Bortz

Vencedor do Prêmio Bibi Ferreira 2023 na categoria Melhor Dramaturgia Original, monólogo chega ao Recife para seis apresentações


A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 04 a 13 de janeiro, o espetáculo "Nasci pra ser Dercy", monólogo estrelado por Grace Gianoukas que presta homenagem a Dercy Gonçalves, uma das maiores e mais polêmicas atrizes brasileiras do século 20. Escrita e dirigida por Kiko Rieser, a peça terá seis apresentações, incluindo sessões com interpretação de Libras, áudio descrição e bate-papo com o público, elenco e diretor.


Dercy Gonçalves rompia padrões e inaugurou uma representação genuinamente brasileira nos palcos. A atriz faleceu há 15 anos, em 2008, aos 101 anos, sem que jamais tenha havido nos palcos brasileiros uma peça que a homenageasse. 


Na apresentação agora em cartaz, o texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy a uma profunda pesquisa que mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina. A montagem conta voz off de Miguel Falabella.


Sucesso de público e crítica por onde passa, "Nasci pra ser Dercy" venceu o Prêmio Bibi Ferreira 2023 na categoria Melhor Dramaturgia Original, para o autor e diretor Kiko Rieser. Grace Gianoukas também recebeu as indicações de melhor atriz no Prêmio Bibi Ferreira e pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O espetáculo foi, ainda, indicado ao Prêmio CENIM de melhor monólogo.


Kiko Rieser afirma que, no texto, procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que Dercy Gonçalves foi. "Ela é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão. Mas, na verdade, foi uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher libertária, mas avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular", explica o autor.


A temporada em Recife inclui sessão com Libras e Audiodescrição na sexta-feira (12). Nos dias 11 e 12, será realizado debate com os artistas e público, após o espetáculo. E no sábado (13), haverá um bate-papo sobre consciência ambiental com um convidado especial, também após o espetáculo.


O espetáculo "Nasci pra ser Dercy" estreou no dia 13 de janeiro, em São Paulo (SP), e está em turnê nacional desde maio.


Dercy Gonçalves:

Dercy Gonçalves não cabia em rótulo algum. "Desbocada" e defensora da mais profunda liberdade, contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir. 


A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição ao nosso teatro se deu ao levar seu talento para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar.


Serviço:

[Teatro] Nasci pra ser Dercy
Local: 
CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife

Datas: dias 04, 05 e 06; 11, 12 e 13 de janeiro de 2024 (quinta a sábado)

Horário: 20h

Dia 12: sessão com Libras e Audiodescrição

Dias 11 e 12: Debate após o espetáculo 

Dia 13: Haverá um bate-papo sobre consciência ambiental com um convidado especial, após o espetáculo

Ingressos: R 30 (inteira) e R 15 (meia-entrada para cliente CAIXA e casos previstos em lei); 

*Ingressos para a primeira semana disponíveis a partir de quinta-feira (28/12), a partir das 12h; para a segunda semana, a partir de sexta-feira (05/01), às 12h.

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Acesso para pessoas com deficiência 

Informações: (81) 3425-1915| CAIXA Cultural 

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Smurfs Run chega ao Recife com corrida para crianças, adultos e pets

Festa do Carmo também terá serviços de apoio aos fiéis