Tradicional Feira Japonesa do Recife celebra 27ª edição com oficinas, comidas típicas, karaokê e outras atrações

O evento ocorrerá ao longo do dia 26 de novembro, no bairro do Recife, e é gratuito. Artes marciais, desfile de cosplay e oficina de origami estão entre a programação

Com o intuito de aproximar ainda mais a cultura do Brasil e Japão, no dia 26 de novembro, ocorre a XXVII Feira Japonesa do Recife. O evento gratuito acontecerá, das 10h às 20h, em três ruas do Recife Antigo: a do Bom Jesus, do Observatório e da Guia. Na feira, haverá pratos da culinária japonesa, apresentações, oficinas e muito mais. A expectativa dos organizadores é que pelo menos 30 mil pessoas participem.

A abertura da 27ª edição se dará com o ritual do "Kagami Wari", que é a quebra da tampa de um barril de saquê, que será distribuído, de forma gratuita, para a população presente. Durante toda a feira, haverá barracas de alimentação, artesanato japonês e anime. A programação conta com desfile de cosplay, karaokê, desfile de roupas japonesas tradicionais e artes marciais. Ao longo do dia também serão realizadas oficinas de desenho de Mangá, de origami, concurso hashi, beads, Ikebana e furoshiki.


A cada ano, os organizadores escolhem um tópico da cultura japonesa para ser o tema do evento. Em 2023 é "Kodomo-no-Hi (Dia das Crianças) e Hinamatsuri (Festa das Bonecas,ou Dia das Meninas)". Com 27 anos, a feira não deixou de acontecer sequer durante a pandemia, sendo realizada no formato online. Já neste ano, será em formato presencial, e terá a participação do Cônsul Geral do Japão no Recife, o presidente da Associação Nordestina dos Ex-bolsistas e Estagiários no Japão (ANBEJ), políticos e sociedade.

"Para a diretoria da ANBEJ e todos os colaboradores é muito satisfatório aproximar cada vez mais os países no que se refere às ciências e cultura dos povos fortalecendo o que recomenda o ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 17 da Agenda 2030 da ONU. Organizar o evento é trazer um pouco da cultura e cooperação do povo japonês para o Brasil, logo este ano quando estamos comemorando também os 105 anos da imigração japonesa para Pernambuco. Com muita alegria a ANBEJ realiza este ano a XXVII Feira Japonesa, evento que está no calendário turístico do Recife e Nordeste", afirmou o organizador da feira Wendes Oliveira.

A XXVII Feira Japonesa é produzida pela ANBEJ, com apoio do Consulado Geral do Japão no Recife, da Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR) e da Prefeitura do Recife.

105 anos da imigração japonesa a Pernambuco

Além de celebrar os 27 anos da feira japonesa, o evento também está comemorando em 2023, a chegada dos primeiros japoneses no estado de Pernambuco, o que ocorreu há 105 anos. Os registros históricos mostram que Asanosuke Gemba foi o primeiro japonês a se estabelecer em terras pernambucanas, em 1918, marcando inúmeras trocas materiais e culturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recife Antigo terá after cultural de São João nesta quarta (25) com entrada gratuita na Rua da Moeda

Festival PE na Dança chega ao Agreste e Sertão do Estado celebrando a dança popular

Exposição interativa “Blow Up: Um Sopro de Diversão” convida o Recife a se encantar com o universo lúdico dos infláveis