Projeto "Encadernação e Restauro-Preservação e Memória" leva capacitação cultural para cidades de Pernambuco

George Silva, proponente do projeto "Encadernação e Restauro-Preservação e Memória," aprovado no Funcultura, e Jean Carlos, responsável pela produção, estão trazendo uma iniciativa enriquecedora para as cidades Arcovede e Pesqueira em Pernambuco. O projeto tem como objetivo principal realizar palestras sobre a importância do patrimônio cultural como memória de um povo, além de ministrar a "Oficina de Encadernação de Livros e Noções de Restauro e Preservação".

O projeto busca capacitar profissionais de bibliotecas e arquivos, colecionadores e demais interessados em conservação e preservação de acervos. Através da oficina, será apresentado de forma objetiva o processo de restauro de livros, com destaque para os critérios que devem ser observados em todas as etapas, fornecendo uma valiosa ferramenta para a manutenção e conservação do acervo bibliográfico e coleções da comunidade.

Etapas Realizadas e Próximas Atividades:

Até o momento, o projeto já foi realizado nas cidades de Igarassu e Ipojuca, com grande sucesso e participação ativa da comunidade local. A próxima etapa acontecerá em Arcoverde, entre os dias 31 de Julho e 04 de Agosto, na EREM Carlos Rios. Logo após, será a vez de Pesqueira, onde a oficina ocorrerá entre os dias 07 e 11 de Agosto, na Biblioteca Municipal.

Destaques da Oficina:

Durante os primeiros dias da oficina, os participantes terão a oportunidade de participar de um bate-papo enriquecedor com o renomado historiador Plínio Victor, que abordará a importância do patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial. A presença do especialista promete acrescentar um olhar aprofundado sobre o tema.

A oficina será ministrada pelo experiente Jadson Bezerra, editor da Icônica Edições Pirata, que compartilhará seus conhecimentos e habilidades na área de encadernação e restauro. Os participantes serão guiados por um processo educativo e prático que envolverá o aprendizado de técnicas artesanais de encadernação de livros, desde a seleção dos materiais até o planejamento detalhado de cada etapa do processo.

Impacto na Comunidade:

O projeto visa fortalecer o vínculo das comunidades com seu patrimônio cultural, incentivando a preservação da história e memória local. Além disso, ao encadernar 20 livros do acervo proposto por cada município, totalizando 200 livros no projeto, haverá um impacto positivo na manutenção e conservação do valioso acervo bibliográfico e coleções das cidades contempladas.

O evento é uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam conhecer e se apropriar das técnicas de encadernação e restauro, ao mesmo tempo em que se envolvem em uma rica imersão cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas