Poeta e cordelista Jorge Filó lança novo livro: “Pecúlio”
Incentivada pelo Edital Funcultura Geral, publicação terá quatro lançamentos Pernambuco afora, nas cidades do Recife, Arcoverde, Petrolina e Triunfo. Na capital, a obra estreia nas prateleiras do espaço Pasárgada, no próximo dia 2 de junho, a partir das 19h
Já ouvisse falar em pecúlio? Mais raro que o verbete pelas ruas do Recife, só o significado dele no bolso do brasileiro. O tal substantivo, muito desejado, mas pouco falado, é sinônimo de reserva de dinheiro. Ou ainda “um conjunto de coisas, notícias ou apontamentos relativos a certo assunto ou especialidade”. Difícil saber que soma é mais rara hoje em dia: de recurso financeiro ou intelectual. Mas muito fácil cravar: em breve, mais especificamente a partir do próximo dia 2 de junho, a palavra ganha novo sentido, literário, poético e abundante, no dicionário e no imaginário pernambucanos, com o lançamento do terceiro livro do escritor, poeta e cordelista Jorge Filó.
“Pecúlio”, publicado com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Funcultura, reúne mais de 70 poesias, de Jorge Filó e do seu heterônimo, Anacreonte Sordano, com temas diversos, que refazem sua trajetória na literatura.
Entre versos inéditos e outros já declamados e espalhados nos ventos e eventos literários da capital e do interior, onde o autor é presença infalível, Filó celebra a tradição da oralidade, nascedouro da cultura popular nordestina, que forjou a estética de sua sensibilidade literária.
Como poeta que se preze só anda em boa companhia, o livro reúne ainda os textos e talentos de Cida Pedrosa e Greg Marinho, que assinam os textos de apresentação da obra, e de Marcone Melo, que fala ao pé da orelha de Pecúlio.
O lançamento do livro será no Recife, no Espaço Pasárgada, às 19h do próximo dia 2 de junho, com direito a bate-papo com o escritor, sarau e declamação, como manda o figurino literário nordestino. Vai ter ainda apresentação de Marcone Melo e de outros convidados.
Nos dias 7 e 9 de junho, “Pecúlio” estreia, com pompa e verso, nas prateleiras de Arcoverde e Petrolina, respectivamente. Os eventos, todos gratuitos e abertos ao público, serão na Livraria Lira Cultural e na Biblioteca Pública, também às 19h. Haverá também um lançamento em Triunfo, no Sesc, ainda sem data definida. Em todos os eventos, a publicação será vendida por R$ 30. A publicação será disponibilizada ainda em formato de audiolivro, no YouTube.
Sobre o autor- Palestrante e declamador da poética do sertão nordestino, Jorge Filó é devoto fiel e praticante da arte dos repentistas, além de confeccionar cordéis sob encomenda. Tem ainda outros dois livros publicados: “A igreja do diabo ou a contradição humana” (2004), adaptação para cordel de um conto de Machado de Assis, e “Os de cá com os de lá” (2012).
Também já publicou diversos cordéis e participou de coletâneas poéticas, além de colecionar participações, como coordenador e apresentador, em incontáveis mesas de glosa, peleja tradicional dos poetas do Pajeú. Jorge Filó ajudou ainda a realizar e produzir eventos como a Balada Literária, em São Paulo, as Jornadas Literárias, do Sesc Pernambuco, e o Festival Louro do Pajeú, no Vale do Pajeú.
Para quem não quiser se perder do poeta, Filó semeia seus versos também nas redes sociais: https://www.facebook.com/
Serviço
Lançamento do livro “Pecúlio”
Recife
Data: 2 de junho
Horário: 19h
Local: Espaço Pasárgada, na Rua da União, 263, Boa Vista
Arcoverde
Data: 7 de junho
Horário: 19h
Local: Livraria Lira Cultural, na Praça da Bandeira, 65, Centro
Petrolina
Data: 9 de junho
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública, na Avenida Tancredo Neves, Maria Auxiliadora
Comentários
Postar um comentário