Poeta e cordelista Jorge Filó lança novo livro: “Pecúlio”

 



Incentivada pelo Edital Funcultura Geral, publicação terá quatro lançamentos Pernambuco afora, nas cidades do Recife, Arcoverde, Petrolina e Triunfo. Na capital, a obra estreia nas prateleiras do espaço Pasárgada, no próximo dia 2 de junho, a partir das 19h


Já ouvisse falar em pecúlio? Mais raro que o verbete pelas ruas do Recife, só o significado dele no bolso do brasileiro. O tal substantivo, muito desejado, mas pouco falado, é sinônimo de reserva de dinheiro. Ou ainda “um conjunto de coisas, notícias ou apontamentos relativos a certo assunto ou especialidade”. Difícil saber que soma é mais rara hoje em dia: de recurso financeiro ou intelectual. Mas muito fácil cravar: em breve, mais especificamente a partir do próximo dia 2 de junho, a palavra ganha novo sentido, literário, poético e abundante, no dicionário e no imaginário pernambucanos, com o lançamento do terceiro livro do escritor, poeta e cordelista Jorge Filó.

“Pecúlio”, publicado com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Funcultura, reúne mais de 70 poesias, de Jorge Filó e do seu heterônimo, Anacreonte Sordano, com temas diversos, que refazem sua trajetória na literatura.

Entre versos inéditos e outros já declamados e espalhados nos ventos e eventos literários da capital e do interior, onde o autor é presença infalível, Filó celebra a tradição da oralidade, nascedouro da cultura popular nordestina, que forjou a estética de sua sensibilidade literária.

Como poeta que se preze só anda em boa companhia, o livro reúne ainda os textos e talentos de Cida Pedrosa e Greg Marinho, que assinam os textos de apresentação da obra, e de Marcone Melo, que fala ao pé da orelha de Pecúlio.

O lançamento do livro será no Recife, no Espaço Pasárgada, às 19h do próximo dia 2 de junho, com direito a bate-papo com o escritor, sarau e declamação, como manda o figurino literário nordestino. Vai ter ainda apresentação de Marcone Melo e de outros convidados.

Nos dias 7 e 9 de junho, “Pecúlio” estreia, com pompa e verso, nas prateleiras de Arcoverde e Petrolina, respectivamente. Os eventos, todos gratuitos e abertos ao público, serão na Livraria Lira Cultural e na Biblioteca Pública, também às 19h. Haverá também um lançamento em Triunfo, no Sesc, ainda sem data definida. Em todos os eventos, a publicação será vendida por R$ 30. A publicação será disponibilizada ainda em formato de audiolivro, no YouTube.

Sobre o autor- Palestrante e declamador da poética do sertão nordestino, Jorge Filó é devoto fiel e praticante da arte dos repentistas, além de confeccionar cordéis sob encomenda. Tem ainda outros dois livros publicados: “A igreja do diabo ou a contradição humana” (2004), adaptação para cordel de um conto de Machado de Assis, e “Os de cá com os de lá” (2012).

Também já publicou diversos cordéis e participou de coletâneas poéticas, além de colecionar participações, como coordenador e apresentador, em incontáveis mesas de glosa, peleja tradicional dos poetas do Pajeú. Jorge Filó ajudou ainda a realizar e produzir eventos como a Balada Literária, em São Paulo, as Jornadas Literárias, do Sesc Pernambuco, e o Festival Louro do Pajeú, no Vale do Pajeú.

Para quem não quiser se perder do poeta, Filó semeia seus versos também nas redes sociais: https://www.facebook.com/PoetaFilo/ e no Instagram @jorgefilo.paculio.

 

Serviço

Lançamento do livro “Pecúlio”

Recife

Data: 2 de junho

Horário: 19h

Local: Espaço Pasárgada, na Rua da União, 263, Boa Vista

 

Arcoverde

Data: 7 de junho

Horário: 19h

Local: Livraria Lira Cultural, na Praça da Bandeira, 65, Centro

 

Petrolina

Data: 9 de junho

Horário: 19h

Local: Biblioteca Pública, na Avenida Tancredo Neves, Maria Auxiliadora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas