Embaixada da Ciranda inaugura nova exposição sobre Lia de Itamaracá

Lia de Itamaracá e Jon Batiste | Foto Ytallo Barreto 

 Mostra Ciranda no Mundo será inaugurada próxima sexta (26), quando o espaço cultural também recebe a última edição do projeto Cineclube O Canto da Sereia 


Às vésperas de completar 80 anos de idade, a artista pernambucana Lia de Itamaracá vive um dos momentos mais gloriosos de sua trajetória. São incontáveis os projetos de sucesso que envolvem a cirandeira. Desde 2019, com o lançamento do álbum mais recente, Ciranda sem Fim, ela vem protagonizando importantes conquistas. Levou a ciranda para palcos do Brasil e da Europa; teve nova biografia lançada; uma exposição sobre sua vida e obra (Ocupação Lia de Itamaracá) inaugurada em São Paulo (Itaú Cultural) e depois no Recife (onde continua em cartaz, no Paço do Frevo); o anúncio de que duas escolas de samba levarão sua história para a avenida no Carnaval 2024 do Rio (Império da Tijuca) e de São Paulo (Nenê de Vila Matilde), e mais recentemente ganhou um fã especial: o estadunidense Jon Batiste, música destacado vencedor de Grammys e Oscar, que chamou Lia para uma participação super especial nos dois shows que ele fez no Brasil.


A Exposição “Ciranda no Mundo” chega para celebrar este momento de resplendor na carreira de Lia. A realização é do próprio Centro Cultural Estrela de Lia, maior guardião da memória da cirandeira. A inauguração acontece na sexta (26), às 17hs, na Embaixada da Ciranda (Orla de Jaguaribe, Ilha de Itamaracá), que passa a receber um apoio da Prefeitura de Itamaracá. No mesmo dia e local, às 19h, acontecerá a oitava e última edição do projeto Cineclube O Canto da Sereia, incentivado pelo edital Funcultura Audiovisual do Governo de Pernambuco.


A mostra está focada na história viva e atual de Lia de Itamaracá. Fotografias de momentos variados de sua trajetória culminam no momento atual, onde as imagens de seu último show com o músico estadunidense Jon Batiste também são exibidas. Registros de Lia pelo mundo também recebem destaque na mostra. “A curadoria buscou trazer Lia em sua totalidade, a ilha, sua casa, sua espiritualidade, mas com um foco especial em sua projeção no mundo, mostrar essa dimensão de Lia, que é a maior embaixadora da ciranda brasileira e já levou sua arte para várias parte do mundo, a partir de Itamaracá”, diz o curador Beto Hees. A direção artística é de Lia Letícia.


Idealizado pelo fotógrafo Ytallo Barreto, o foco desta edição do Cineclube O Canto da Sereia são obras que falam a respeito de sabedorias transmitidas através da ancestralidade e da espiritualidade. Seja através dos antepassados, da natureza ou dos sons. A obra Vocalise I e II, com Música de Mateus Aleluia e fotos de Mario Cravo Neto(SP);  Paraquedas de Meujaela Gonzaga(PE);  O Tambor mandou me chamar de Marcio Cruz (SP\Londres); Raízes Mapas, de, Helen Salomão(BA); e o video poema de Danddara A quem interessar possa (SP).estão na programação.


Serviço:

Inauguração da exposição Ciranda no Mundo, às 17h

Cineclube O Canto da Sereia, às 19h

Onde: Embaixada da Ciranda (Orla de Jaguaribe, Ilha de Itamaracá)

Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil