Curso de dança de forró, no Recife, prepara pessoas para arrasta-pé no São João


Aula Dança de Forró | Escola Novo Passo - Recife
 Com a proximidade da festividades mais importante desta época do ano, no nordeste, muitas pessoas estão se preparando para dominar o ritmo que é Patrimônio Cultural do Brasil


O forró - Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil - é uma expressão artística genuinamente nordestina. E, nesta época do ano, com os festejos juninos batendo à porta, muita gente se apressa para poder dominar o ritmo e não fazer feio nos ‘arraiás’. Enquanto os  os trios pé-de-serra ensaiam o repertório, e sanfoneiros afinam a sanfona, jovens e adultos, homens e mulheres investem no aprendizado da dança, que compõe postura, autoconhecimento, ritmo, coordenação motora e bem-estar.

No Recife, a Escola de Dança Novo Passo, localizada na Avenida Caxangá, Zona Oeste da cidade, tem percebido um aumento significativo no número de alunos interessados em dançar forró. O local, que dispõe de aulas de segunda a sábado, nos turnos da tarde e noite, conta com oito turmas, formada por alunos interessados em aprender a forrozar. 

“Desde janeiro muita gente tem procurado a escola em busca das nossas aulas. Ou seja, muito antes dos festejos juninos, muitas pessoas aproveitaram para tirar aquela meta do papel e colocar em prática. E isso é muito bom porque, além de estimular os alunos para um novo aprendizado, também contribui para outras áreas da vida pessoal e interpessoal, como vencer a timidez, melhorar humor e concentração; e na parte física, como mobilidade, desenvolvimento corporal, entre outros benefícios”, relata a bacharel em psicologia pela UFPE e professora do curso, Catarina Ramos. 

Para aprender a dançar forró não tem segredo: é preciso estar atento às técnicas, mas, sobretudo, praticar em casa, nas festinhas de família e amigos, para poder chegar afiado no São João. “Nosso curso completo vai do básico ao avançado. Ao todo são seis módulos.  A média é 4 meses para cada um. Ou seja, em dois anos, o aluno sai daqui dominando todos os movimentos sobre o forró. É importante frisar que, dançar forró, tem de ser encarado como um estilo de vida.” acrescenta, Bruno Gomes, professor de dança. 

Na prática, as aulas, que têm média de duração de 60 minutos. O público, que tem uma média de 25 a 55 anos, está dividido entre pessoas solteiras e casadas. Como parte da metodologia da aula, durante a execução dos passos e movimentos, os professores buscam revezar os alunos. “Na aula formamos os pares, e aquele par não é fixo, vamos mudando sempre. E isto também é parte do desenvolvimento do aprendizado, porque dançar é um momento de construção coletiva, no qual aprendemos juntos” pontua Catarina. 

Baile de Forró - Para abrir as comemorações dos festejos juninos deste ano, a Escola Novo Paço, vai realizar, no próximo dia 10 de junho, sábado, véspera do Dia dos Namorados, o Baile de São João da Novo Paço - evento dedicado ao forró raiz, no Sesc Cais de Santa Rita, a partir das 20h. A organização estima que cerca de 200 pessoas, entre alunos e convidados, participem do evento, que terá como atração principal, o trio pé-de-serra As Januárias e o DJ Vini. A programação é restrita aos alunos da Escola. Cada aluno poderá trazer seus convidados para dançarem a noite toda. Ao todo, serão sete horas de muito arraiá. 

Sobre a Escola Novo Passo -  é um espaço de formação educacional dedicado às pessoas que buscam aprender a dançar. Em atividade desde 2009, a unidade funciona de segunda a sábado, das 13h às 23h, na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii