Curso de dança de forró, no Recife, prepara pessoas para arrasta-pé no São João

Aula Dança de Forró. Escola Novo Passo_ Recife. Foto divulgação.

Com a proximidade da festividades mais importante desta época do ano, no nordeste, muitas pessoas estão se preparando para dominar o ritmo que é Patrimônio Cultural do Brasil

O forró - Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil - é uma expressão artística genuinamente nordestina. E, nesta época do ano, com os festejos juninos batendo à porta, muita gente se apressa para poder dominar o ritmo e não fazer feio nos ‘arraiás’. Enquanto os trios pé-de-serra ensaiam o repertório, e sanfoneiros afinam a sanfona, jovens e adultos, homens e mulheres investem no aprendizado da dança, que compõe postura, autoconhecimento, ritmo, coordenação motora e bem-estar.

No Recife, a Escola de Dança Novo Passo, localizada na Avenida Caxangá, Zona Oeste da cidade, tem percebido um aumento significativo no número de alunos interessados em dançar forró. O local, que dispõe de aulas de segunda a sábado, nos turnos da tarde e noite, conta com oito turmas, formada por alunos interessados em aprender a forrozar. 

“Desde janeiro muita gente tem procurado a escola em busca das nossas aulas. Ou seja, muito antes dos festejos juninos, muitas pessoas aproveitaram para tirar aquela meta do papel e colocar em prática. E isso é muito bom porque, além de estimular os alunos para um novo aprendizado, também contribui para outras áreas da vida pessoal e interpessoal, como vencer a timidez, melhorar humor e concentração; e na parte física, como mobilidade, desenvolvimento corporal, entre outros benefícios”, relata a bacharel em psicologia pela UFPE e professora do curso, Catarina Ramos. 

Na prática, as aulas, que têm média de duração de 60 minutos. O público, que tem uma média de 25 a 55 anos, está dividido entre pessoas solteiras e casadas. Como parte da metodologia da aula, durante a execução dos passos e movimentos, os professores buscam revezar os alunos. “Na aula formamos os pares, e aquele par não é fixo, vamos mudando sempre. E isto também é parte do desenvolvimento do aprendizado, porque dançar é um momento de construção coletiva, no qual aprendemos juntos” pontua Catarina. 

Aula Dança de Forró. Escola Novo Passo_ Recife. Foto divulgação.

Baile de Forró - Para abrir as comemorações dos festejos juninos deste ano, a Escola Novo Paço, vai realizar, no próximo dia 10 de junho, sábado, véspera do Dia dos Namorados, o Baile de São João da Novo Paço - evento dedicado ao forró raiz, no Sesc Cais de Santa Rita, a partir das 20h. A organização estima que cerca de 200 pessoas, entre alunos e convidados, participem do evento, que terá como atração principal, o trio pé-de-serra As Januárias e o DJ Vini. A programação é restrita aos alunos da Escola. Cada aluno poderá trazer seus convidados para dançarem a noite toda. Ao todo, serão sete horas de muito arraiá. 

Sobre a Escola Novo Passo -  é um espaço de formação educacional dedicado às pessoas que buscam aprender a dançar. Em atividade desde 2009, a unidade funciona de segunda a sábado, das 13h às 23h, na Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife. 

Escola Novo Passo: Avenida Caxangá, 1378

Telefone: 81 9 99500.4991

Instagram: https://instagram.com/novopassoescoladedanca

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado