Made Pernambuco homenageia o Mestre Nena em sua 10ª edição

Foto de - O Imaginário Laboratório

 Mostra de Artesanato, Arte e Design acontece entre 10 e 24 de abril, no Shopping RioMar Recife 


A Mostra de Artesanato, Arte e Design (Made Pernambuco), aporta no Piso L1,  do Shopping RioMar, no Pina, Zona Sul do Recife, com entrada gratuita, entre os dias 10 e 24 de abril. Nesta 10ª edição, o evento vai destacar a arte inspirada no barro, tendo como homenageado o Mestre Nena, artesão e ceramista, consagrado como herdeiro das tradições do barro do município do Cabo de Santo Agostinho. A iniciativa busca valorizar os artesãos regionais, com produções exclusivamente pernambucanas. Aproximadamente 61 expositores estarão no evento.

 

São artesãos e artistas, que como Nena, possuem diversidade criativa, com peças produzidas à mão; a maior parte das obras são sustentáveis e apresentam traços culturais, contemporâneos e tradicionais. O evento oferece opções para todas as idades, entre os segmentos, reciclados, madeira, papel,metal, cerâmica, porcelana, telas, artigos para crianças, acessórios, vestuário e calçados. 


Conhecido como Mestre Nena, Severino Antônio de Lima, nasceu no dia 15 de junho de 1964, na Vila das Mercês, distrito do Cabo de Santo Agostinho. É pai de dois filhos e avó de 5 netas. De ajudante a oleiro experiente, Nena que se dedicou décadas de sua vida à fabricação da cerâmica utilitária, introduziu outras habilidades, atualmente produz vasos, pêndulos, castiçais entre tantos outros objetos utilitários e decorativos.

  

“Estamos felizes em homenagear nesta edição o Mestre Nena, grande ícone ceramista da cultura pernambucana e que tem uma história rica, um homem que sempre se dedicou no que faz. A edição 10 é inspirada no estilo do barro, com certeza quem é artesão e artesã, tem um pouco de inspiração no nosso homenageado, que ainda vai fazer muito em favor da nossa cultura”, finaliza a designer e artesã, Taciana Pontual, organizadora da feira Made Pernambuco. Ainda de acordo com ela, a expectativa é que mais de R$1 milhão de reais circule entre o período da feira. 


Mestre Nena cresceu acompanhando o trabalho desses oleiros e de grandes mestres artesãos, como Celestino José Mota Filho, o seu Celé, um dos precursores no Cabo de Santo Agostinho. Os caminhos para a construção do artista têm início depois que ele perdeu o pai, ainda quando era criança. Nena foi morar com os avós no Mauriti, local que já nos anos 1960 se destacava pela concentração de olarias e pela produção em cerâmica.  Aos dez anos de idade, o Mestre já tinha o barro como ocupação, quatro anos depois já estava assumindo compromissos financeiros de estudo dele e dos irmãos mais novos.


Faz parte desta edição também: Acessório Ramifica, Adrianne Barros, Algo Ateliê, Anas Acessórios, Arterial, Ateliana, Ateliê Mogno, Bacaro Borges, Baudoin Design, Bolsas B Up, Brinqueco, Cabrera, Caju Clo, Catharine Torres, Claudia Couto, Claudia Pontual, Cristine de Holanda, Croá, Daniel Lau, Dengo da Mamãe, Diego Martins, Dona Chica, Essencial Design, Fag Bolsas, Fernanda Pinto, Frutu do Mosaico, Gmc Ateliê, Guida Marques e Jailson Marcos.  


Além de Jonas Moreno; Kokedamar, Lavand'alma, Leandro Loureiro, Léo Pinheiro, Lú Pontual, Lúcia Fireman, Luciane Casagrande, Lum Luz, Marcelo Tavares, Marcos Duarte, Maria Ribeiro, Marize Patchwork, Oficina de Formas, Palmeiral, Panos e  Cores, Patricia Barros, Paulette Maranhão, Ronaldo Fonseca, Rosana Kitover, Rosélis Alves, Saad Decorações, Simone Andrade, Simone Maior, Studio Lama, Tacy Pontual, Tramandoarte, Vânia Coutinho e Wunderbar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil