Inscrições abertas para o 18º Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco

 

Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, edital ficará com inscrições abertas no Mapa Cultural até o próximo dia 20 de abril 

Estão abertas as inscrições para o 18º Concurso de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE), promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Os interessados em participar deverão preencher um formulário disponível exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/975) até as 18h do dia 20 de abril deste ano. Clique aqui e confira o edital e seus anexos.

 

Poderão concorrer pessoas físicas (mestres e mestras) e grupos culturais, residentes ou domiciliados em Pernambuco e com atuação cultural há 20 anos ou mais, contados até a data de inscrição, que atuem na preservação dos modos de fazer, técnicas e saberes da cultura tradicional ou popular pernambucana por meio atividades, ações e projetos voltados à transmissão dos conhecimentos às novas gerações.

 

Serão reconhecidos dez mestres, mestras ou grupos culturais que receberão bolsas de auxílio financeiro destinadas à manutenção de suas atividades culturais, no valor de R$ 1.600,00 para pessoa física e R$3.200,00 para pessoa jurídica. Os valores são corrigidos anualmente de acordo com os índices de inflação.

 

INSCRIÇÕES - Uma das principais mudanças para esta edição do concurso é que as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco. Com isso, o(a) candidato(a) ou entidade proponente deverá se cadastrar na plataforma com perfil ativo de Agente Cultural.  

Será permitido que cada agente cultural cadastrado inscreva até três candidaturas. As orientações de preenchimento dos formulários (Pessoa física, Grupo sem Personalidade Jurídica constituída e Grupo com Personalidade Jurídica constituída) estão nas abas específicas do Mapa Cultural.

Outra novidade é que há a possibilidade de auto indicação de grupos culturais, sem fins lucrativos, com pessoa jurídica constituída há mais de dois anos e com mais de 20 de atuação cultural em Pernambuco. Para a reapresentação de candidaturas (referentes aos anos de 2021 e 2022, tecnicamente habilitadas), que dispensam se apresentar como nova Entidade Proponente, é preciso realizar o cadastro como Agente Cultural no Mapa Cultural de Pernambuco, bem como o preenchimento completo de todos os formulários e anexos solicitados.

O RPV-PE, tem por finalidade o apoio financeiro e a preservação dos modos de fazer, técnicas e saberes da cultura tradicional ou popular pernambucana valorizando a pessoa e seus patrimônios. Desde a realização da primeira edição do concurso, em 2005, foram registrados 85 Patrimônios Vivo, sendo 31 grupos culturais e 54 mestres e mestras de todas as regiões do Estado. Mais informações sobre os Patrimônios Vivo de Pernambuco poderão ser encontradas aqui.

 

Formação - A Fundarpe segue com o ciclo de oficinas com temáticas relacionadas ao patrimônio ferroviário do Estado, ao Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE) e ao Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural. A próxima edição acontecerá no município de Paudalho, nesta quarta-feira (29), com a participação de gestores, pesquisadores, produtores culturais, mestre, mestras e grupos da região ligados à cultura popular pernambucana. A entrada é aberta ao público e o local está sujeito à lotação.

 

Serviço:
18º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco
Inscrições abertas até as 18h do dia 20 de abril de 2023
Link da inscrição: www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/975
Mais informações: patrimoniovivope@gmail.com | (81) 3184-3061 / 3060

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii