Enegrecer a Política lança pesquisa ˜Como vota o eleitorado no Norte e Nordeste" nesta quinta, 30.03, na Ilha de Deus
O Enegrecer a Política é uma iniciativa que busca aprofundar a discussão sobre a baixa representatividade negra nas esferas públicas, espaços de poder e decisão, além de criar estratégias para fortalecer essa presença.
Este é o terceiro dossiê lançado pelo Enegrecer a Política com o objetivo de se contrapor à invisibilidade histórica de produção de narrativas sobre a participação negra na política institucional. Os outros dois foram realizados em 2020 e 2021, analisando as eleições de 2016 e 2020. No dossiê que será lançado esta quinta são apresentadas análises sobre o comportamento do eleitorado nas eleições de 2022, em três municípios: Belém (PA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). A pesquisa apresentada teve como pretensão central compreender a participação da população nos processos de escolha dos seus representantes, nas regiões norte e nordeste do Brasil, bem como, as motivações, os argumentos e as causas que lhe direcionam a tomar determinadas decisões políticas. A coleta e análise dos dados ocorreram entre os meses de julho e setembro de 2022. E foram aplicados 300 questionários e 31 entrevistas a partir de grupos focais, nas 3 cidades do Norte-Nordeste mencionadas.
Marília Gomes, co-fundadora do Observatório Feminista do Nordeste e coordenadora de pesquisa do Enegrecer a Política ressalta a importância de conhecer o eleitorado para guiar as campanhas dessas candidaturas "É muito importante a gente conhecer esse público, é muito importante saber o que eles e elas pensam pra poder direcionar essas ações, tanto no período de campanha do pleito eleitoral, quanto no período que você está exercendo mandatos, pra direcionar as ações de mobilização, pra dialogar com essas pessoas, direcionar o discurso, a narrativa". Ela ressalta que o principal dado encontrado foi o de que pessoas negras votam em pessoas negras: "A gente comprovou na pesquisa, a partir de um recorte, de uma mostra, que as pessoas negras votam, sim, em pessoas negras. O que acontece na maioria dos casos é o desconhecimento das candidaturas. Mas há um desejo, há um interesse em votar em pessoas negras. Mas essas candidaturas ainda são muito invisibilizadas por causa dos investimentos dos partidos nessas candidaturas, ou pela própria correlação de forças, que tornam essas pessoas ainda mais invisíveis".
Além de levantar dados e mapear candidaturas negras comprometidas com os direitos humanos e com as lutas populares, o Enegrecer a Política promove debates e circula informações sobre a importância do voto em pessoas negras e participa de espaços de fortalecimento da luta pela visibilidade de candidaturas negras, fortalecendo uma rede antiracista. A iniciativa é coordenada por 6 organizações da sociedade civil: Bigu Comunicativismo, Blogueiras Negras, Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC), Mulheres Negras Decidem (MND), Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa) e Observatório Feminista do Nordeste (OFNE).
O evento será no dia 31 de março, na sede do coletivo Caranguejo Uçá, localizado na Ilha de Deus - R. São Geraldo, 96 - Imbiribeira - Recife-Pernambuco. O evento acontecerá das 19h às 21h. O Lançamento também será transmitido online através da plataforma do Youtube: @EnegreceraPolitica.
SERVIÇO: Lançamento da pesquisa Como vota o eleitorado no Norte e no Nordeste Quinta, 30.03, às 19h Sede do Ação Comunitária Caranguejo Uçá - Rua São Geraldo, 96 - Ilha de Deus/ Imbiribeira, Recife-Pernambuco.
Comentários
Postar um comentário