Maracatu, coco e afoxé na Terça Negra Especial de Carnaval

Foto Sérgio Bernardo | PCR Acervo

 

Evento - que existe há mais de duas décadas - volta ao Pátio de São Pedro para três edições especiais pré-Carnaval


A cultura pernambucana possui fortes ligações com o continente africano. Criada há mais de 20 anos pelo Movimento Negro Unificado (MNU), a Terça Negra busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, o projeto ganha três edições especiais - nos dias 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro - quando trará nomes como Oxum Pandá e Coco Raízes de Arcoverde. Hoje, primeira noite da Terça Negra Especial de Carnaval, o Pátio de São Pedro recebe o Afoxé Ará Odé, o Maracatu Baque Forte, Coco do Santiago, Preto Jamah e Afoxé Oxum Pandá. O evento é gratuito e começa a partir das 19h. Confira a programação completa no serviço.


História

A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade.

O encontro cultural foi criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990. Em seus primeiros passos, o MNU pretendia ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, o coco de roda e até o reggae e o hip hop.


PROGRAMAÇÃO TERÇA NEGRA ESPECIAL DE CARNAVAL 2023


Dia 31/01

Afoxé Ará Odé

Maracatu Baque Forte

Coco do Santiago

Preto Jamah

Afoxé Oxum Pandá

 

Dia 07/02

Afoxé Aféfé Lagbará

Abê Odô Fé

Orquestra Ioruba

Trans Coco 

Marcelo Santana 


Dia 14/02

Suprema Corte

Raízes de Quilombo

Abilidu

Coco Raízes de Arcoverde

Cubana Rasta 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas