Tracunhaém recebe o 22º Tipóia Festival com cultura popular, música independente, batalhas de MC’s, mostra de vídeos e oficinas

Considerado o maior evento de arte, cultura popular e música independente realizado ao ar livre, no interior do Estado, vai reunir mais de 20 artistas de diversas linguagens, em uma programação, que começa dia 07 e segue até o dia 13 de novembro de 2022.

A cidade de Tracunhaém, conhecida como a “Capital da Cerâmica”, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, recebe, entre os dias 07 a 13 de novembro, a 22ª edição do Tipóia Festival, que traz como tema: ‘Levantando a poeira’

O festival vai promover aproximadamente 40 ações. Entre elas, encontros de grupos de cultura popular, apresentações de artistas ligados à música independente, batalhas de MC’s e Breaking, lançamento de livro, mostra de vídeos, encontro de bateristas, além de oficinas de cerâmica, rabeca e arte para crianças. 

Maracatu Estrela de Tracunhaém

Durante sete dias, o projeto vai circular por praças, escolas, ruas e avenidas, tanto da cidade como da zona rural, levando diversão, alegria e muita energia. Tudo isso embalado pela participação de artistas da cidade, região e até de outros estados do Nordeste. O evento, que tem como proposta contribuir com a interiorização, a circulação da produção cultural e a democratização do acesso à arte, terá a participação especial de Zeca Cirandeiro e a Ciranda Popular de Paudalho; Neuro Roots (Olinda); Prisma Orbe (Goiana); Lambarero - 15 anos ( Nazaré da Mata); Cássio Oli (Igarassu); Épiko’s (Timbaúba), Sambada de pé de parede entre os mestres Erick Moraes e o contra mestre Maurício, do Maracatu Estrela de Tracunhaém; e a Ciranda Bela Rosa, do Mestre Bi (Nazaré da Mata); entre outros. Destaque para o show “Afonjah e Isaar na África", que irá se apresentar no festival, após turnê em Moçambique e África do Sul.

Para além do clima musical e dançante do Tipóia Festival, a programação oferece, ainda, atividades recreativas para o público intergeracional, como a mostra de vídeos artísticos-culturais que, nesta edição, vai circular por localidades rurais de Tracunhaém, levando debates, rodas de diálogo e arte para o público infantil e suas famílias. Somado a tudo isso, também será realizada oficinas de artesanato em cerâmica com mestre Valdik; oficina de rabeca ministrada pelo rabequeiro Dinda Salu. 

Dinda Salu

O Tipóia Festival é notadamente um espaço de encontro dos admiradores da cultura pernambucana realizada na Zona da Mata, seja ela de aspecto da cultura popular ou da cena independente. “Neste evento propomos valorizar e construir uma relação que valorize a banda de Rock, a música instrumental e grupo de HIP HOP, além do potencial que tem a cerâmica local, considerado um dos maiores polos de Artesanato com Barro” diz Sidclei Marcelino de Almeida, músico, incentivador cultural, coordenador e uma das atrações do festival. 

Formação

Com a proposta de contribuir com a formação de crianças, adolescentes e jovens, e público em geral, por meio de atividades culturais, o Tipóia Festival vai promover duas oficinas, gratuitas. A primeira delas é a “Oficina de Cerâmica: Aprendendo a fazer fazendo". A iniciativa visa capacitar pessoas para o ofício da olaria - uma das principais atividades ligado ao município de Tracunhaém. A ideia é que os alunos vivenciem, na prática, a modelagem de peças utilitárias, decorativas e musicais. As oficinas têm caráter técnico e de demonstração, e acontecerão nas dependências do ateliê do Mestre Valdik.  Todas as produções artesanais dos participantes farão parte de uma exposição ao final da oficina.  O período das aulas será de 07 a 10 de novembro, no horário das 14h às 16h.

Outra oportunidade para o público é a “Oficina de Rabeca” - instrumento musical que traz elementos da sonoridade da Zona da Mata Norte. A oficina tem como finalidade repassar técnicas de sonoridade das tradições de cultura popular da região, como cavalo marinho e forró, por exemplo.  Os conhecimentos serão repassados pelo rabequeiro, cantor e compositor, Dinda Salu - décimo segundo filho do mestre Salustiano - um dos ícones da cultura popular na zona canavieira, de quem herdou os ofícios de rabequeiro, cantor e compositor. A capacitação é destinada para 15 pessoas, no período de 10 e 11 de novembro, das 15h às 18h, na Oca. 

Lançamento

Sid3_Fotos_Hermes Costa Neto

Durante o evento o músico pernambucano Sid3, lança seu novo trabalho musical “Cidade do Barro”. O projeto traz como reflexão as sonoridades captadas ao dia-a-dia, como na produção das peças de cerâmicas, sons gravados nas Olarias de Tracunhaém, conversas com os Mestres Artesãos, o som do trabalho manual, da queima das peças no forno, da pisada do barro e dos instrumentos musicais feitos de barro. 

A produção musical do álbum é assinada por  Buguinha Dub. A formação do grupo é bastante inusitada, um Quarteto: bateria (Sid3), sanfona (Mahatma Costa), baixo (Jobeni Oliveira) e Buguinha Dub – unindo o tradicional e o contemporâneo.

O projeto “Cidade de Barro” é uma produção da Epahey Produções e Cintia Viana, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). O ato de lançamento acontece na noite do sábado, 12 de novembro, na Praça Costa Azevedo, Centro de Tracunhaém, a partir das 21h. 

Palco Hip Hop

Entre os destaques desta edição está o espaço para o rap, com o Palco Tipoia Hip Hop, que acontece em parceria com a confecção Nordeststreet e outras organizações dessa expressão no estado. Destaque para Batalha de MC's e a Batalha de Breaking, por fim, pocket show GDF. As apresentações serão realizadas na estrutura montada em frente à Praça Costa Azevedo, Centro de Tracunhaém, com início às 14h. 

Sobre o Tipóia Festival

O Tipóia iniciou após um ato de resistência cultural promovido por estudantes no ano de 1999, inclusive, liderado pelo músico Sidcley Marcelino, à época, contrários à derrubada Cine-Teatro Castro Alves, equipamento público municipal dedicado à produção audiovisual e acesso da população mais carente às salas de cinema. De lá para cá, o evento atua na promoção da cultura, cidadania, arte, valorização dos artistas e, principalmente, da população. Atualmente, o festival abrange diferentes expressões e tradições populares da região, como maracatu rural, caboclinhos, cavalo marinho, entre outros, também tem proporcionado espaço para as bandas de Rock e música instrumental. Aliado a essa marca, a programação tem focado em promover oficinas culturais voltadas à linguagem da música, e o encontro de bateristas da Mata Norte, por exemplo. 

PROGRAMAÇÃO 

SEGUNDA – 07/11/2022

14 às 16h - OFICINA DE CERÂMICA: APRENDENDO A

FAZER FAZENDO - ATELIÊ MESTRE VALDIK

17 às 18h40 - OFICINA FORMIGUEIRO - ENGENHO

CARAÚ

19 às 21h - MOSTRA DE VÍDEOS - ENGENHO CARAÚ

TERÇA – 08/11/2022

14 às 16h - OFICINA DE CERÂMICA: APRENDENDO A FAZER FAZENDO - ATELIÊ MESTRE VALDIK
17 às 18h40 - OFICINA FORMIGUEIRO - ENGENHO BELO HORIENTE

19 às 21h - MOSTRA DE VÍDEOS - ENGENHO BELO HORIENTE

QUARTA – 09/11/202

14 às 16h - OFICINA DE CERÂMICA: APRENDENDO A FAZER FAZENDO - ATELIÊ MESTRE VALDIK

17 às 18h40 - OFICINA FORMIGUEIRO - ENGENHO AÇUDINHO

19 às 21h - MOSTRA DE VÍDEOS - ENGENHO AÇUDINH

QUINTA – 10/11/2022

14 às 16h - OFICINA DE CERÂMICA: APRENDENDO A FAZER FAZENDO - ATELIÊ MESTRE VALDIK

15 às 18h - OFICINA DE RABECA COM RABEQUEIRO DINDA SALU

(OCA)

17 às 18h40 - OFICINA FORMIGUEIRO - CAMPO DA COHAB

19 às 21h - MOSTRA DE VIDEOS - CAMPO DA COHAB

 

SEXTA – 11/11/2022

15h - OFICINA DE RABECA COM RABEQUEIRO DINDA SALU - OCA

18h - MAMULENGO - Mamulengo da Saudade do mestre Vitalino

(Nazaré da Mata) e Mamulengo Tomé (Garanhuns) + vídeos canal babau

20h – ÉPIKO’S (Timbaúba)

20h40 - DINDA SALU E FORRÓ DE RABECA (Olinda)

21h20 - LAMBAERO 15 ANOS (Nazaré)

22h- -MANO DE BAÉ (Tracunhaém)

22h40 - LUANDA LUÁ (Surubim)

23h20 - DISCOTECAGEM ANALÓGICA COM CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS (Carpina)

0H - CÁSSIO OLI (Igarassu)

SÁBADO – 12/11/2022

14h - PALCO TIPOIA HIP HOP

14 às 14h30 -  RODA DE DIÁLOGO SOBRE ECONOMIA PERIFÉRICA E SUSTENTABILIDADE

14h35 às 15h40 - BATALHA DE MC's

15H45  às 17h - BATALHA DE BREAKING

17H10 às 17H40 -  POCKET SHOW GDF

18h- BIBIU DO MAMULENGO: MAMULENGO SORRISO ENCANTADOR E SUA BONECA GIVANILDA (Carpina)

19h - CABOCLINHO COITÉS DE TRACUNHAÉM

19h40 - ZECA CIRANDEIRO E A CIRANDA POPULAR DE PAUDALHO

20h20 - CIRANDA BELA ROSA DO MESTRE BI (Nazaré)

21h - SID3 LANÇAMENTO DO DISCO CIDADE DE BARRO (Tracunhaém)

22h - TERNO DO MARACATU ESTRELA DE TRACUNHAÉM COM MESTRE

ERICK MORAES E CONTRA MESTRE MAURÍCIO

22h40 - HUMBERTO ROCK BAND (Nazaré da Mata)

23h20 - LEILÃO EM CHAMAS

0h- NEURO ROOTS (Olinda)

DOMINGO – 13/11/2022

14h - ENCONTRO DE BATERISTAS DA MATA NORTE + BOI MIRIM DO TIPOIA + HOMENAGEM À JOÃO - AFOJUBÁ BATUQUE (Recife)

18h - MAMULENGO - BIBIU DOS BONECOS

20h20 - BELLE BRITO (Tracunhaém)

21h - CÔCO DE CABÔCO (Natal-RN)

21h40 - AFONJAH E ISAAR NA ÁFRICA - SHOW CONSCIÊNCIA NEGRA (Recife)

22h20 - RITMOS FREVO ORQUESTRA (Tracunhaém)

23h - PRISMA ORBE (Goiana)

Serviço

22º Tipóia Festival terá cultura popular, música independente, batalhas de MC’s, mostra de vídeos e oficinas, em Tracunhaém 

Quando: 07 a 13 de novembro

Onde: Cidade de Tracunhaém - Pernambuco

Instagram: @tipoiafestival

Facebook: www.facebook.com/tipoiafestival

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição do Quinta Cultural conta com artesanato, dança, teatro e poesia

Livro infantil “A Boneca Fuxiquita” aborda temas como finitude, resiliência e ancestralidade, a partir da relação entre avó e neta

Carna North Way promete muita folia e animação para os foliões