O MESTRE GALO PRETO É O CONVIDADO NESTA SEXTA-FEIRA DO PROGRAMA PAPO DE ARTISTA NA RÁDIO FREI CANECA
A Rádio Frei Caneca 101.5, traz, nesta sexta-feira, das 14 às 14h30, o programa Papo de Artista com o jornalista Manoel Constantino que tem como convidado especial o Mestre Galo Preto.
Tomaz Aquino Leão, conhecido como Mestre Galo Preto, nasceu em 08 de outubro de 1935, no hoje reconhecido Quilombo de Rainha Izabel, na cidade de Bom Conselho de Papacaças, Agreste Meridional do Estado. E aos oito anos fez a sua primeira embolada e ainda na infância, no período que viveu em Garanhuns, ganhou o apelido Galo Preto (pois era brabo feito um galo). Em 1947, chega ao Recife para trabalhar e passa a vender batatas nas ruas e portas das casas, fazendo improvisos com seu estilo irreverente e perspicaz.
Certo dia, seus pregões impressionaram o poeta e escritor Ascenso Ferreira, que indicou o garoto à Rádio Clube de Pernambuco, dando início a sua carreira artística como cantador, repentista, coquista e embolador. Foi contemporâneo de personalidades da música popular brasileira, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Jair Rodrigues, Cauby Peixoto, Jacinto Silva e Arlindo dos Oito Baixos.
Recentemente Galo Preto fez participações em inúmeros projetos culturais do país: SESC São Paulo, Itaú Cultural, Outras Palavras (Recife, Amaraji e Caruaru), Farol da Vila, Oficinas de Formação, e ainda em participações especiais com diversos artistas da nova cena musical pernambucana: Otto, Zé Brow, Zé de Teté e Adiel Luna.
Comentários
Postar um comentário