Feira da Literatura Infantil (Flitin) começa nesta 5ª feira e presta homenagem a Ziraldo

Auto de Natal com os Doutores da Alegria 

 A Feira da Literatura Infantil (Flitin) volta a ocupar os jardins da Academia Pernambucana de Letras (APL), no bairro das Graças, a partir desta quinta-feira (01), homenageando o escritor, jornalista, dramaturgo, caricaturista, chargista e pintor mineiro Ziraldo, que em outubro passado completou 90 anos de idade. Em sua quarta edição, a feira, que integra o Circuito Cepe de Cultura, mantém a proposta de uma programação interativa, lúdica e gratuita. Seguirá até domingo (4), sempre das 9h às 20h, oferecendo shows musicais, espetáculos infantis, oficinas, lançamentos literários, exibição de filmes, entre outras atividades. 


Um dos grandes expoentes da literatura infanto-juvenil, Ziraldo conta com mais de 180 livros publicados tanto para o público infantil quanto para o adulto. Muitos dos seus títulos acompanham gerações de leitores, como Flicts (1969, editado em mais de vinte idiomas)  e  O menino maluquinho (1980, um dos maiores fenômenos editoriais brasileiros). Na 4ª Flitin, o artista será celebrado em iniciativas como oficinas e uma mostra de sua obra literária, no Museu da Academia Pernambucana de Letras - aberto para visitação durante o período da feira.


Arte-educador, coordenador educativo do Museu da Cidade do Recife, Emerson Pontes irá trabalhar nas oficinas Ziraldo: leitura que celebra a pintura, dois importantes livros: Além do Rio (1992) e Os hai-kais do Menino-maluquinho (2012). A proposta apresentará trechos de cada obra, extraindo delas os elementos necessários para estimular o processo criativo dos pequenos. Por ser um projeto colaborativo, o trabalho de cada criança resultará, no final, em um grande painel.

Mila Tavares | Divulgação


Inspirada na cultura dos brinquedos populares, a educadora Mila Tavares também promete uma experiência divertida na oficina que ministrará e que tem como referência o livro Flicts (a história de uma cor que não consegue encontrar o seu lugar no arco-íris). “Vamos apreciar a leitura de Flicts, fazer um experimento com mistura de cores e aprender a confeccionar um corrupio, que ao girar formará uma nova cor”, antecipa. 


Lançamentos - Cinco livros serão apresentados ao público da Flitin durante a programação do final de semana. No sábado, a cordelista, poeta, cantora e contadora de histórias Mari Bigio lançará quatro títulos que integram a Coleção Canoa (Companhia das Letrinhas, 2022): A bruxa do breu; Uma carta para o pirata; A sereia garbosa e Aliens, a lição. Com ilustrações de Rodrigo Chedid, os livros inspiram-se na literatura de cordel para contar histórias inusitadas, como a do pirata que não sabe nadar e a da sereia cantora lírica que sonha em ser uma rockstar.

No domingo, o jornalista, editor e escritor Thiago Corrêa Ramos conversa com a criançada sobre o seu livro Dona Copa (Vacatusa, 2022), que tem  ilustrações de Eduardo Padrão. Inspirado em uma experiência que o autor teve com suas duas filhas, vivida durante a Copa da Rússia (2018), Dona Copa usa o futebol como elemento de construção narrativa  para falar sobre as relações familiares.  

Além dos lançamentos, contações de histórias apresentarão ao público infantil os livros Rafa, o Piloto de Girafa, de Henrique Vale; O que é isso que eu sinto, de Marcela Egito; Bia Baobá, de Itamar Morgado; A Menina que Engoliu um Céu Estrelado, de Gael Rodrigues; O Encontro de Mário, de Márcia Cristina Silva, e A palavra da boca para fora, de Clara Angélica, todos editados pela Cepe.

Foto do Espetáculo  Enquanto Godot não vem com  a Cia 2 em cena    

Shows e espetáculos - Na programação teatral, a Cia 2 em Cena levará para o palco da Flitin o espetáculo Enquanto Godot não vem.  A partir dos três personagens - os  cômicos Dodo (Sóstenes Vidal), Cadinho (Ricardo Vendramini e Dunga (Davison Wescley) que aguardam um mestre que os tornará grandes palhaços -, a peça aborda temas como o poder, as relações sociais e o amor. Também convidada, a Cia Meias Palavras encenará Seu Rei Mandou, que a partir da poesia, cantoria e muito humor faz um resgate das histórias populares. Outro destaque também fica com os Doutores da Alegria, que fecham a feira apresentando o seu auto natalino.

Além da programação, a quarta edição da Feira da Literatura Infantil também contará com a participação de nove expositores, entre livrarias, editoras e brinquedos populares. O estande da Cepe, que leva o nome da escritora e cineasta Clara Angélica, contará com mais de  50 títulos do seu catálogo infantil e adulto, além de edições do jornal literário Pernambuco e da revista Continente.

O Circuito Cepe de Cultura é uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com curadoria da Fundação Gilberto Freyre, e apoio das prefeituras municipais. Em 2022 já foram realizadas a 1ª Feira Literária de Amaraji (Fliamar), a 2ª Feira Literária de Goiana (Fligo), a 6ª Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), a 4ª Feira Literária do Sertão (Felis), a 2ª Feira da Poesia do Pajeú, a 1ª Feira Miol(o)s Olinda, além do Polo Literário do 3º Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte. Ainda em dezembro acontecerá a 1ª Feira Literária de Camaragibe.

 Serviço:

4ª Feira da Literatura Infantil (Flitin)

Quando: 01 a 04 de dezembro
Horário: 9h às 20h
Onde: Academia Pernambucana de Letras
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças
*Entrada franca

Programação:

1 de dezembro, quinta-feira

Cineminha/Auditório 

As Aventuras de Tita, de Victor Flores e Eduardo Padrão
Horários: 9h, 9h30, 10h, 10h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30  

9h - Contação de histórias/Tenda
Rafa, o Piloto de Girafa, de Henrique Vale, com Lili

9h – Atividades Recreativas/Palco
Oficinas e contação de história (Secretaria de Educação do Recife)

10h  – Oficina/Tenda

Ziraldo: leitura que celebra pintura, com Emerson Pontes (atividade inspirada no livro Os hai-kais do Menino-maluquinho, de 2012)

14h – Contação de histórias/Tenda
O que é isso que eu sinto, de Marcela Egito, com Lili

15h  – Oficina / Tenda

Ziraldo: leitura que celebra pintura, com Emerson Pontes (atividade inspirada no livro Os Hai-kais do Menino-maluquinho, de 2012)

17h  – Cantata Natalina/Palco
Participação do coral da Escola Sunny Place 

18h  – Show/Palco
Com o mágico Rodrigo Lima

 2 de dezembro, sexta-feira

Cineminha/Auditório 

Musicália, de Irina França e Camila Monart
Horários: 9h, 9h30, 10h, 10h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30

 9h – Contação de histórias/Tenda

Bia Baobá, de Itamar Morgado, com Lili

9h – Atividades Recreativas/Palco

Oficinas e contação de história (Secretaria de Educação do Recife)

10h  – Oficina/Tenda

Ziraldo: Leitura que celebra pintura, com Emerson Pontes (atividade inspirada no livro Além do Rio, 1992)

 
14h – Contação de histórias/Tenda

A Menina que Engoliu um Céu Estrelado, de Gael Rodrigues,com Lili

 

 3 de dezembro, sábado

 Cineminha/Auditório 

Além da lenda, de Erickson Marinho e Bruno Antonio
Horários: 9h, 9h30, 10h, 10h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30 

9h – Oficina/Tenda
Flicts e o giro de cores em um corrupio, com Mila Tavares (contação de história da obra Flicts, de Ziraldo, seguida de oficina de construção de corrupio)

10h30 – Show/Palco

Brincadeira tem hora. Com o grupo Tintim por Tintim

 14h – Contação de histórias/Tenda

O Encontro de Mário, de Márcia Cristina Silva, com Lili

15h – Lançamento de livros/Tenda

A bruxa do breu, Uma carta para o pirata, A sereia garbosa e Aliens, a lição (Companhia das Letrinhas, 2022), de Mariane Bigio. Apresentação de Gabi Florêncio.

16h – Espetáculo/Palco

Enquanto Godot não vem... com a Cia 2 em Cena

18h – Show / Palco

O Natal de Tio Bruninho

5 de dezembro, domingo

Cineminha/Auditório
Pedrinho e a chuteira da sorte, de Alisson Ricardo e Marcos França

Horários: 9h, 9h30, 10h, 10h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30 

9h – Oficina/Tenda

Futebol de botão. Com Sérgio Travassos (Santa Cruz F.C) e Márcio Villarinho (Liga Bakamoon)-  Três rodadas de 30 minutos de duração. Capacidade de 12 participantes por rodada

10h30 – Espetáculo / Palco

Seu Rei Mandou, com a  Cia Meias Palavras

 14h – Contação de histórias/Tenda

A palavra da boca para fora, de Clara Angélica, com Lili

15h – Lançamento de livros/Tenda
Dona Copa, de Thiago Corrêa Ramos. Apresentação de Pedro Madureira

16h – Espetáculo/Palco

Benedito, Brocoió, Barulhento e Beradêro, com o Mamulengo Flor Mimosa

18h – Espetáculo/Palco Auto de Natal dos Doutores da AlegriA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas