Déborah Siqueira, Gestora do Museu da Arte Popular, é a convidada do Papo de Artista na Rádio Frei Caneca nesta sexta-feira

A cada dia a Rádio Frei Caneca, 101.5, mantida pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, vem se consolidando como a emissora que mais valoriza a produção cultural do município, com programas da sociedade civil e produções próprias, a exemplo do Papo de Artista, que vai ao ar sempre as sextas-feiras, das 14 às 14h30, com apresentação do jornalista, escritor e produtor Manoel Constantino.

Nesta sexta-feira, 28 de outubro, a convidada é a museóloga Déborah Siqueira,  Gestora do Museu da Arte Popular, um dos mais importantes equipamentos culturais localizado no Pátio de São Pedro, recanto tombado como patrimônio cultural do Brasil, devido a singularidade do logradouro.

Como já foi dito, o Museu de Arte Popular, localizado no Pátio de São Pedro, foi transferido para o centro da cidade desde o dia 21 de novembro de 2008, porém a sua inauguração se deu em junho de 1986, com acervo oriundo da Galeria Nega Fulô e do extinto Clube Bandepe, reunindo, já àquela altura, obras de grandes artistas, como Manoel Eudócio, Mestre Nuca, Ana das Carrancas, Severina Batista, Mestre Vitalino e família.

No Papo de Artista, Déborah Siqueira conversa com Manoel Constantino revelando o quanto é bastante representativo do ponto de vista autoral e também geográfico, o acervo do Museu de Arte Popular do Recife. O acervo é formado, em sua quase totalidade, por esculturas em barro e madeira, com algumas peças também em tecido.

Requalificação

A requalificação do MAP incluiu intervenções no telhado, forro e paredes, para correção de infiltrações, além de novos projetos de climatização e iluminação, melhorias na parte elétrica e substituição de expositores e vitrines. O projeto original do museu, no entanto, foi mantido, preservando-se as características originais do salão expositivo, desenhado pela arquiteta Janete Costa, na década de 1980.

Exposição da reabertura

Com a reabertura, está em cartaz no museu a exposição “Tapirurama, Gerações do Massapê”, que apresenta ao público recifense novos nomes da arte popular nordestina, promovendo o diálogo entre diferentes gerações de artistas ceramistas, que tradicionalmente transmitem seu ofício “de pai para filho”. Com curadoria do arquiteto J. Melo, a mostra conta histórias de vidas inscritas no barro, na madeira e no imaginário do povo de Tracunhaém, reconhecido nascedouro artístico pernambucano e nordestino.

Move Cultura 

Esta é a sexta entrega do Movimento de Valorização dos Equipamentos Culturais – Move Cultura, definido como prioridade da nova política cultural implementada no Recife, para assegurar espaços de fomento, salvaguarda e experimentação da cultura cada vez mais atuantes e fortalecidos em suas propostas e provocações ao público.

Desde o ano passado, a partir da criação do Move Cultura, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Papo de Artista é apresentado por Manoel Constantino, com técnica de Flávio Rodrigues e produção de João Miltom.

Serviço 

Museu de Arte Popular

Endereço: Pátio de São Pedro, casa 49, Bairro de São José, Recife – PE, CEP: 50020-220 

Funcionamento: Quarta a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos domingos, das 13h às 16h.

Telefone: 3355-3110

O museu é mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição do Quinta Cultural conta com artesanato, dança, teatro e poesia

Livro infantil “A Boneca Fuxiquita” aborda temas como finitude, resiliência e ancestralidade, a partir da relação entre avó e neta

Carna North Way promete muita folia e animação para os foliões