Déborah Siqueira, Gestora do Museu da Arte Popular, é a convidada do Papo de Artista na Rádio Frei Caneca nesta sexta-feira

A cada dia a Rádio Frei Caneca, 101.5, mantida pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, vem se consolidando como a emissora que mais valoriza a produção cultural do município, com programas da sociedade civil e produções próprias, a exemplo do Papo de Artista, que vai ao ar sempre as sextas-feiras, das 14 às 14h30, com apresentação do jornalista, escritor e produtor Manoel Constantino.

Nesta sexta-feira, 28 de outubro, a convidada é a museóloga Déborah Siqueira,  Gestora do Museu da Arte Popular, um dos mais importantes equipamentos culturais localizado no Pátio de São Pedro, recanto tombado como patrimônio cultural do Brasil, devido a singularidade do logradouro.

Como já foi dito, o Museu de Arte Popular, localizado no Pátio de São Pedro, foi transferido para o centro da cidade desde o dia 21 de novembro de 2008, porém a sua inauguração se deu em junho de 1986, com acervo oriundo da Galeria Nega Fulô e do extinto Clube Bandepe, reunindo, já àquela altura, obras de grandes artistas, como Manoel Eudócio, Mestre Nuca, Ana das Carrancas, Severina Batista, Mestre Vitalino e família.

No Papo de Artista, Déborah Siqueira conversa com Manoel Constantino revelando o quanto é bastante representativo do ponto de vista autoral e também geográfico, o acervo do Museu de Arte Popular do Recife. O acervo é formado, em sua quase totalidade, por esculturas em barro e madeira, com algumas peças também em tecido.

Requalificação

A requalificação do MAP incluiu intervenções no telhado, forro e paredes, para correção de infiltrações, além de novos projetos de climatização e iluminação, melhorias na parte elétrica e substituição de expositores e vitrines. O projeto original do museu, no entanto, foi mantido, preservando-se as características originais do salão expositivo, desenhado pela arquiteta Janete Costa, na década de 1980.

Exposição da reabertura

Com a reabertura, está em cartaz no museu a exposição “Tapirurama, Gerações do Massapê”, que apresenta ao público recifense novos nomes da arte popular nordestina, promovendo o diálogo entre diferentes gerações de artistas ceramistas, que tradicionalmente transmitem seu ofício “de pai para filho”. Com curadoria do arquiteto J. Melo, a mostra conta histórias de vidas inscritas no barro, na madeira e no imaginário do povo de Tracunhaém, reconhecido nascedouro artístico pernambucano e nordestino.

Move Cultura 

Esta é a sexta entrega do Movimento de Valorização dos Equipamentos Culturais – Move Cultura, definido como prioridade da nova política cultural implementada no Recife, para assegurar espaços de fomento, salvaguarda e experimentação da cultura cada vez mais atuantes e fortalecidos em suas propostas e provocações ao público.

Desde o ano passado, a partir da criação do Move Cultura, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Papo de Artista é apresentado por Manoel Constantino, com técnica de Flávio Rodrigues e produção de João Miltom.

Serviço 

Museu de Arte Popular

Endereço: Pátio de São Pedro, casa 49, Bairro de São José, Recife – PE, CEP: 50020-220 

Funcionamento: Quarta a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos domingos, das 13h às 16h.

Telefone: 3355-3110

O museu é mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira Criativa Romã realiza edição especial Dia das Crianças no Ecoparque das Paineiras neste sábado (18)

FrevoBook de Climério de Oliveira, Marcos FM e Spok é lançado no Conservatório Pernambucano de Música

16º Festival de Cinema de Triunfo divulga edital para inscrições de filmes