Festival Internacional Cena CumpliCidades aposta na produção artística considerada de superação e enfrentamento em 2022

Bolhas - Crédito Ana Yoneda

O Cena CumpliCidades chega em 2022 com foco na singularidade da dança, do corpo e da performance. A programação segue até o dia 30 de setembro, com apresentações de artistas internacionais e nacionais.


“Desde 2008 o festival se dedica à experimentação de linguagem, à formação de plateias no Recife, ao fomento de novos talentos na cidade, e à cooperação dos artistas locais e regionais com estrangeiros, dando ênfase ao intercâmbio com a produção ibero-americana.”, comenta Arnaldo Siqueira, curador e coordenador geral do Cena CumpliCidades.

Um dos destaque para esse ano é a apresentação do Curitiba Cia de Dança, que retorna ao Festival com o espetáculo 'Dançando Villa', inspirado na vida e obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, baseando-se nas suas célebres cirandas e quarteto de cordas. A apresentação é uma mistura de elementos que fazem parte da história e daquilo que era referência para Villa-Lobos, em suas composições e viagens pelo Brasil.

A edição de 2022 deu foco na produção artística considerada de superação e enfrentamento tanto dos impactos da pandemia do Covid 19, como das agruras do atual cenário de descaso e precariedade do país no âmbito da cultura. O Festival resolveu dar visibilidade a uma produção local que investiu em criação artística presencial, oportunizou a contratação de coreógrafos, técnicos e bailarinos locais, e, assim, contribuiu com a cadeia produtiva da dança do Recife.

No âmbito internacional, e seguindo o mesmo raciocínio de consideração de investimento na produção local, o Festival programou os trabalhos desenvolvidos na Região NE (PB e RN) por artistas estrangeiros com artistas brasileiros ou trabalhos desenvolvidos fora do país por artistas nordestinos.

Serviço:

Festival Internacional Cena CumpliCidades 2022

▪️ Dia 29 (quinta-feira)
19h - Um Mero Deleite | Teatro Hermilo Borba Filho

▪️ Dia 30 (sexta-feira)
19h - Um Mero Deleite | Teatro Hermilo Borba Filho
20h - Dançando Villa | Teatro Santa Isabel
22h - Santa Barba (PT) | Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Muafro)

 
Link para teaser: Dançando Villa da Curitiba Cia de Dança - dia 30/09, às 20h, no Teatro Santa Isabel   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado