Selo Pernambuco/ Cepe Editora celebra 80 anos de Caetano Veloso

 


E-book gratuito com o clássico texto do escritor Silviano Santiago, Caetano Veloso enquanto superastro, de 1972, será disponibilizado, a partir de agosto, em todas as plataformas digitais 


Em comemoração aos 80 anos do músico, compositor e escritor baiano Caetano Veloso, o Selo Pernambuco/ Cepe Editora, disponibiliza, em agosto, o e-book gratuito Caetano Veloso enquanto superastro. O título é o mesmo do clássico ensaio publicado há 50 anos pelo escritor mineiro Silviano Santiago.


De acordo com o editor do selo, Schneider Carpeggiani, o ensaio “é um marco para os estudos culturais no Brasil. Nele, Silviano Santiago propõe um olhar acadêmico para o fenômeno do popstar, um viés que não era comum naquela época”, ressalta Schneider, acrescentando que, naquela época,  “não era de bom tom um intelectual falar de cultura pop, mas esse texto é uma prova do quanto Silviano sempre esteve atento tanto para a dinâmica das ruas quanto para a dinâmica da academia. Hoje a academia fala sobre postar, sobre brega… Tornou-se comum. Mas não era assim naquele começo dos anos 1970”, completa o editor. 


O texto integra a coletânea de ensaios Uma literatura nos trópicos, publicada originalmente em 1978, e relançada em 2019, também pelo Selo Pernambuco/ Cepe Editora, com adição de ensaios que ficaram de fora da edição original. 


Segundo Silviano, “o superastro, ou mais precisamente, Caetano, se despregou em determinado e específico momento do movimento tropicalista e se enveredou só por entre os caminhos tortuosos da arte brasileira. Expondo-se, expondo seu cabelo e suas fantasias, seu corpo e sua voz, tornando-se ao mesmo tempo criador e objeto, criador e criado, criado-obrigado de uma plateia cada vez mais exigente , cada vez mais eminente, pois seus espetáculos extrapolavam o círculo da música popular e se propunham como a síntese que estavam procurando os artistas brasileiros.”


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição do Quinta Cultural conta com artesanato, dança, teatro e poesia

Livro infantil “A Boneca Fuxiquita” aborda temas como finitude, resiliência e ancestralidade, a partir da relação entre avó e neta

Carna North Way promete muita folia e animação para os foliões