Paço do Frevo tem programação especial de acessibilidade para pessoas com deficiência e crianças da Comunidade do Pilar neste sábado

 Paço do Frevo | Foto divulgação


 Como ferramenta de transformação social, museu garante acesso ao lazer e à cultura para os mais diversos públicos



Garantindo acessibilidade, cuidado e acolhimento, o Paço do Frevo recebe, neste sábado (27), pessoas com deficiência motora para uma programação especial no museu. No mesmo dia, o Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo também abre as portas para um passeio guiado para um grupo de 20 crianças (de 2 a 6 anos) da Comunidade do Pilar, vizinha ao espaço cultural. Ambas as atividades são gratuitas.


O Paço do Frevo tem investido e se provocado a estabelecer ações, muitas delas através de parcerias e articuladas em rede, que contemplem os mais diversos públicos, entendendo que o acesso ao lazer e à cultura é um direito de todos e deve ser estimulado desde cedo a fim de gerar um sentimento de pertencimento.


O grupo de pessoas com deficiência motora será transportado gratuitamente de casa até o equipamento nas vans adaptadas do programa PE Conduz, do Governo do Estado. Já os pequenos do Pilar, cada um acompanhado de um responsável, visitarão o equipamento como parte da programação da VIII Semana do Bebê do Recife, promovida pela Prefeitura do Recife. 


“No Paço do Frevo, temos a compreensão de que o museu é uma forte ferramenta de transformação social. Neste sentido, estreitar diálogos com os diversos segmentos que integram a sociedade, contemplando a multiplicidade e a singularidade dos sujeitos, é fundamental para cumprirmos nossa missão enquanto instituição”, explica Carlos Lima, coordenador de Educação do espaço.


“Ter essas duas ações acontecendo no mesmo dia nos faz perceber como a acessibilidade precisa ser vista de forma ampla pelos museus e instituições culturais. Pensar num museu acessível é pensar como ele pode se abrir, se comunicar com os públicos e se moldar a partir das demandas trazidas pelos próprios públicos, considerando as especificidade etárias, as realidades socioculturais e as diversidades funcionais”, defende Carlos.


No Paço, crianças de até 5 anos; grupos em situação de vulnerabilidade social; e moradores de bairros vizinhos – estes dois últimos mediante cadastro –  são alguns dos vários públicos com direito à gratuidade. Veja aqui quem mais pode acessar gratuitamente o Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo.


Confira os detalhes de cada iniciativa e como se inscrever: 


PE CONDUZ - A rota de lazer do PE Conduz terá desta vez o Paço do Frevo como destino. Junto com outras ações, a iniciativa busca garantir acesso de pessoas com deficiência à cultura e ao lazer. Para a programação deste sábado (27), podem se inscrever pessoas com deficiência motora cadastradas ou não no programa. Todas serão transportadas gratuitamente. Os trajetos de ida ao espaço cultural e de volta ao domicílio serão feitos nas vans adaptadas do PE Conduz, destinadas a pessoas que utilizam cadeiras de rodas. O passeio está agendado para 15h.


A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead). O total de vagas vai variar conforme a demanda. Quem já é cadastrado no programa está sendo contatado pelas equipes da Sead. Já outras pessoas interessadas e que não têm cadastro no PE Conduz podem se inscrever por meio do telefone 0800.281.0312. Cada passageiro terá direito a um acompanhante.


“Nos últimos meses, o PE Conduz tem investido em rotas como essas com o objetivo de proporcionar lazer e cultura para as pessoas com deficiência. Foram feitos trajetos pela decoração natalina do Recife, para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, para o Festival de Inverno de Garanhuns e, agora, para mais um importante equipamento da nossa cultura: o Paço do Frevo”, detalha a secretária executiva de Segmentos Sociais da SDSCJ, Ana Paula da Silva.


A Rota de Lazer do PE Conduz vai integrar a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que terá como tema “Avanços e Desafios da Política da Pessoa com Deficiência: Turismo e Lazer Acessíveis”. Além do trajeto até o Paço do Frevo, estão na programação atividades como uma visita guiada ao Cais do Sertão e a participação em um passeio ciclístico.


“A temática da semana, que vai ocorrer entre 21 e 28 de agosto, aborda exatamente a necessidade de avançarmos na garantia de todos os direitos das pessoas com deficiência, inclusive o de ter acesso a lazer e cultura, que tem estado no foco das ações que temos desenvolvido”, completa a superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Maria Josilene Jeronimo.


VIII SEMANA DO BEBÊ DO RECIFE - Em atenção à primeira infância, o Paço do Frevo será, neste sábado (27), o destino e a diversão de 20 crianças (de 2 a 6 anos) da Comunidade do Pilar. Com acesso gratuito, elas estarão acompanhadas de um(a) responsável cada. A ação é parte da VIII Semana do Bebê do Recife, que segue até domingo (28) e conta com mais de 350 ações. 


O passeio está previsto para começar às 14h e terminar às 16h30 e inclui visita guiada ao Paço do Frevo, à Escultura Leão de Nuca e ao Forte do Brum. As inscrições estão sendo realizadas pelo Recentro em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-L) através de formulário enviado à comunidade.


A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. O objetivo é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios. A programação está abordando temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

PAÇO DO FREVO - O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).  Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, o papel de mantenedor do Grupo Ultra, patrocínio da Rede e da White Martins. Conta com o apoio do Grupo Globo, Pernambucanas e Chevrolet Serviços Financeiros, e o apoio cultural do Itaú Cultural e do Porto de Suape.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição do Quinta Cultural conta com artesanato, dança, teatro e poesia

Livro infantil “A Boneca Fuxiquita” aborda temas como finitude, resiliência e ancestralidade, a partir da relação entre avó e neta

Carna North Way promete muita folia e animação para os foliões