Paço do Frevo ganha as ruas com performance no Daruê Malungo e Arrastão com Cariri Olindense

Orun Santana, Vilma Carijós e Bárbara Regina
| Foto Divulgação
 

Sábado (6), Escola Paço do Frevo abre atividades do semestre com lançamento do projeto "Pernambuco em Movimento"; domingo (7), é a volta do Arrastão do Frevo após dois anos

O Paço do Frevo realiza neste fim de semana dois eventos extramuros, que fazem o Frevo sair às ruas e habitar outros espaços além do museu. Alinhados ao tema "A Casa do Frevo é o Mundo", que guia as ações de 2022 do Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo, no sábado (6) será a abertura oficial das atividades do segundo semestre da Escola Paço do Frevo, com a performance No Paço do Malungo: Corpos Negros no Encontro dos Tempos. A ação marca o lançamento do “Pernambuco em Movimento - Cultura como Oportunidade”, projeto do museu patrocinado pela bandeira Ultracargo, da Ultragaz, e acontecerá na sede do Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, em Chão de Estrelas. Já no domingo (7), é a vez da volta do celebrado Arrastão do Frevo pelas ruas do Recife Antigo, com a presença luxuosa da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

"O Paço busca estar atento às questões sociais e engajado nas parcerias com instituições e coletivos comprometidos com a melhora da qualidade de vidas das populações vulneráveis socialmente. Por isso, o investimento na promoção de projetos como o ‘Pernambuco em Movimento’. Queremos apoiar e atuar no fortalecimento da sustentabilidade das populações periféricas da RMR, investindo na profissionalização e no gerenciamento de carreiras na área da Cultura", afirma Luciana Félix, diretora do Paço do Frevo.

“No Paço do Malungo” será uma performance comentada, com a proposta de entrelaçar a dança e a música, o passo e o som, em conformidade com o cronograma pensado para os próximos seis meses da Escola Paço do Frevo. “Vamos conciliar as atividades tradicionais, como as oficinas e os ateliês de criação, com a realização do projeto ‘Pernambuco em Movimento’, que contemplará a implementação de cursos regulares nas áreas de dança e música. Haverá também a realização de workshops ligados ao empreendedorismo nas mais diversas áreas (turismo, moda, gastronomia, dança, música), executados de forma descentralizada em instituições parceiras da Região Metropolitana do Recife”, detalha Anne Costa, coordenadora de Dança do Paço do Frevo. 

Com atividades programadas para o Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, o “Pernambuco em Movimento” terá foco em promover acessibilidade em cultura, economia criativa e sustentabilidade para comunidades em situação de vulnerabilidade.

DARUÊ MALUNGO - Fundadora, junto ao Mestre Meia-Noite, e atual presidente do Daruê Malungo, Vilma Carijós festeja a escolha do espaço para o retorno das atividades da Escola. “Para o Daruê, é maravilhoso ter o reconhecimento do Paço do Frevo, que nos coloca como lugar de fortalecimento da cultura negra, trazendo até nós a abertura deste segundo semestre da Escola Paço do Frevo. Nem todos reconhecem nosso trabalho de luta, existência e resistência, mesmo com nossos 33 anos de dedicação contínua”, reforça ela, testemunha das histórias de inúmeros músicos e bailarinos cujas formações tiveram construção fundamentada nos ensinamentos ofertados pelo Daruê Malungo.

Cariri Olindense | Foto Divulgação

CARIRI OLINDENSE - No domingo, será a vez de comemorar a volta do Arrastão do Frevo, projeto icônico do Paço do Frevo que, uma vez ao mês, no primeiro domingo, convida uma agremiação, troça ou bloco para sair em cortejo pelas ruas do Bairro do Recife. O desfile esteve parado por dois anos, por causa da pandemia, e retorna agora, em grande estilo, tendo como convidada a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense. A ocasião será uma grande festa de aniversário a céu aberto, em celebração aos 100 anos deste Patrimônio Vivo de Pernambuco.

A programação inicia às 15h30, na Praça do Marco Zero, com a Vivência de Dança esquentando o clima. Às 16h, o Velho Cariri toma a frente da folia, junto à orquestra do Grêmio Musical Henrique Dias, puxando o Arrastão pelo Recife Antigo, culminando em frente ao Paço do Frevo, onde mais clarins esperarão os foliões. Com o propósito de reviver os clássicos cortejos de Frevo, expandindo a experiência ofertada no museu, sem precisar esperar fevereiro chegar para matar a saudade, o projeto tem grandes marcos: foi no Arrastão do Frevo a primeira vez em que o Homem da Meia-Noite realizou um cortejo longe das ladeiras de Olinda e também que o Galo da Madrugada desfilou fora do período carnavalesco.

“Fazer parte da volta do Arrastão do Frevo, depois de tanto tempo, vai ser muito especial para a gente. Fomos a primeira agremiação a sair nas ruas de Olinda em maio, depois do relaxamento das medidas de isolamento, e, agora, também seremos a primeira a puxar o folião pelas ruas do Recife, vai ser incrível”, comenta Hilton Santana, diretor de Comunicação do Cariri. “Vamos levar uma orquestra com 25 músicos para a festa ficar ainda mais bonita.”

PAÇO DO FREVO - O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).  Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, o papel de mantenedor do Grupo Ultra, patrocínio da Rede e da White Martins. Conta com o apoio do Grupo Globo, Pernambucanas e Chevrolet Serviços Financeiros,  e o apoio cultural do Itaú Cultural e do Porto de Suape. 

SERVIÇO Performance No Paço do Malungo: Corpos Negros no Encontro dos Tempos

Quando: Sábado (6/8), a partir das 18h

Onde: Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo (Rua Passarela, 18-A, Chão de Estrelas, Recife)
Acesso gratuito
 

Arrastão do Frevo com o Cariri Olindense
Quando: Domingo (7/8), com Vivência de Dança a partir das 15h30
Onde: Concentração na Praça do Marco Zero (Bairro do Recife)
Acesso gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro de Grandes Espetáculos abrirá a programação cultural de 2025 com mais de 90 espetáculos

Janeiro de Grandes Espetáculos inicia maratona de shows e peças com apresentação da Orquestra Lunar e Lia de Itamaracá, nesta quinta-feira, no Teatro de Santa Isabel

Olha! Recife oferece passeios para todos os gostos e idades