Arte de contar histórias é celebrada em Oficina e Mostra gratuitas para pais e educadores

Mari Bigio e Banda | Foto divulgação

A arte milenar de narrativas orais será celebrada em dois eventos paralelos, gratuitos e abertos ao público, durante a semana que antecede o Dia do Folclore por educadores, escritores, pais e pelos profissionais de contação de histórias. A Oficina Literária Encontar e a Mostra de Contação de histórias vão acontecer no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. 

De 16 a 18 de Agosto, a escritora, cordelista e contadora de histórias Mari Bigio promove três encontros para transmitir conteúdos técnicos e práticos para quem tem interesse em criar momentos especiais por meio da contação de histórias. Pais, artistas, cuidadores, professores e público em geral pode se inscrever para as aulas, que acontecerão sempre a tarde, das 14h as 18h.  As vagas são limitadas. Mari Bigio tem formação acadêmica na área de comunicação e cultura, e conta com mais de 15 anos de carreira, com mais de 15 livros infantis publicados, além de dezenas de cordéis, participações em Festivais por todo o país, e já teve seu trabalho indicado por veículos importantes como Revista Crescer, Portal Lunetas, Revista Veja (SP) e Bom Dia Brasil (TV Globo), entre outros. 

De 17 a 20 de agosto, o Compaz Eduardo Campos será sede para o encontro de contadores de histórias e escritores junto às famílias com crianças, bem como educadores, professores e público em geral interessado em literatura infanto-juvenil, com a realização da Mostra de Contação de Histórias Encontar. A programação conta com quatro eixos que nortearam a curadoria do evento e a formação das mesas de bate-papo: Sonhos e Ideias Transformadoras; Heranças, Tradições, Invenções e Renovações; Meio-Ambiente e Ancestralidade; e Empoderamento Feminino. 


A jornalista e produtora cultura Cláudia Bettini, criadora do instagram @corujices, assina a curadoria da Mostra, que além de mesas de bate-papo com autores, lançamentos de livros e apresentações artísticas, também contará com uma Feira de Livros e a promoção de acessibilidade através da interpretação em libras. 

O evento tem como objetivo celebrar a arte milenar de contar histórias, e os benefícios que ela promove. Através das narrativas, as crianças exercitam a imaginação, atenção, concentração, cognição, raciocínio lógico, criatividade, percepção, capacidade de associação, assimilam vocabulário, criam empatia e outras competências emocionais. 

A Mostra é uma realização com incentivo cultural do SIC - Sistema de Incentivo ‘a Cultura, Fundação de Cultura da cidade do Recife, Secretaria de Cultura - Prefeitura da Cidade do Recife. 

Confira a programação completa da Mostra Encontar: 

Dia 17/8 (quarta-feira)

“Sonhos e Ideias Transformadoras”
14h    Bate-papo: Livro Galopinho – O protagonismo infantil na literatura, com a pequena Antônia e o seu pai Cláudio Bastos. Mediação: Susana Morais. 
15h Bate-papo: Os Retalhos de Berenice - Érica Montenegro
Mediação: Susana Morais.
16h  Espetáculo de contação de histórias com o grupo Histórias da Caixola, de Stephanie Metódio e Alexandre Revoredo. ​
 
Dia 18/8 (quinta-feira)

Kelma Baptista 

“Meio ambiente e Ancestralidade”
14h Bate-papo: Livro A Festa da Cabeça, de Kemla Baptista. 
Mediação: Cláudia Bettini. 
15h Bate-papo: Livros: Chega de Extinção, de Ilana Ventura, e Sombras e Assombros, de Tiago Lyra
Mediação: Cláudia Bettini.
15h Atividade Lúdica para crianças – Oficina com tema Folclore, com Emerson Pontes.
16h Espetáculo de Contação de Histórias – Caçando Histórias, com Kemla Baptista
 
Dia 19/8 (sexta-feira)

Feira de Livros - 14h as 17h

“Empoderamento Feminino” 
Luciano Pontes - Historias do Velho do Saco
14h Bate-papo Coleção Canoa, da Companhia das Letrinhas, de autoria de Mari Bigio, e sobre o livro “Maria Não quer ser princesa”, de Camila Inojosa.
Mediação: Cláudia Bettini
15h Contação de Histórias de Clássicos em Cordel, com Susana Morais e Diego Gibran.

16h Espetáculo O Velho do saco, com Luciano Pontes. 
 
Dia 20/8 (sábado)

Feira de Livros - 14h as 17h

“Heranças, tradições, invenções, renovações”
10h – Espetáculo Contação de Histórias com Cordel Animado
11h Bate-papo: Livro “Uma aventura do Velho Baobá”, com Inaldete Pinheiro.
Mediação: Roma Júlia
14h - Bate-papo: Tchau Para Tudo que Faz Mal, de autoria de Susana Morais. Mediação: Roma Júlia
15h - Apresentação Grupo Artrelando (crianças da ONG OAF) 
15h20 - Show Caixinha de Ritmos, com Lulu Araújo - Fada Magrinha
16h – Show Mari Bigio e Banda



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Edição do Quinta Cultural conta com artesanato, dança, teatro e poesia

Livro infantil “A Boneca Fuxiquita” aborda temas como finitude, resiliência e ancestralidade, a partir da relação entre avó e neta

Carna North Way promete muita folia e animação para os foliões