A Voz é o eco de sua alma. Oficina do Corpo Sonoro Sagrado

As abordagens holísticas da Técnica Vocal por Zeh Rocha

Há cerca de quarenta anos atrás, na década de oitenta, em Olinda, o conceituado músico Zeh Rocha iniciou a sua jornada musical de forma profissional. Já tinha experiência com a música desde cedo, no Colégio de Aplicação da UFPE. Mas, a partir de uma oficina de musicoterapia, com o professor Ricardo Oliveira, da UNB, mudou totalmente a sua visão e prática vocal.

As abordagens holísticas na pedagogia vocal trouxeram para o artista e pedagogo o embasamento científico necessário para formatar a sua Oficina do Corpo Sonoro Sagrado. A partir do contato com atores nas peças em que criou e dirigiu a trilha musical, Zeh foi comprovando a eficácia das abordagens holísticas.

“Mesmo que você não tenha até agora tentado iniciar aulas de técnica vocal, eu sugiro não alimentar em si, a crença limitante sobre a sua incapacidade de cantar com sucesso e prazer” , afirma o pedagogo.

A Oficina do Corpo Sonoro Sagrado é uma atividade de capacitação no canto popular desenvolvida através de abordagens holísticas que utiliza técnicas e terapias da voz cantada. O professor utiliza conhecimentos que podem ser incorporados na prática do canto pelo aluno de maneira prazerosa e eficaz.

A abordagem holística se fundamenta na consciência da Unidade , corpo -mente-alma . No curso da oficina o aluno pode desenvolver a sua musicalidade  a partir das técnicas de respiração iogue, respiração intercostal, diafragmática, conhece a visão antroposófica do desvendar da voz, utilizando gestuais e movimentos das danças populares, por exemplo a ciranda, o coco de roda . 

A metodologia de trabalho é científica também. Dentro do plano de curso, o aluno estuda  os seguintes conteúdos: Fisiologia da voz , do aparelho fonatório e de respiração, funções musculatura das cordas vocais, cuidados com a voz.

O eixo pedagógico da oficina se baseia nas experiências e conhecimentos dos seguintes educadores : Malu Cooper e Diana Goulart; Jeffrey Alen ‘s , Valborg Werbeck-Svärfsteöm, Stephen Chun+Tão Cheng,Maude Salazar e Maudie Chiarini, Johan Sundberg.

Os temas abordados de forma mais especificada serão disponíveis aos participantes da Oficina do Corpo Sonoro Sagrado: aqueles que concluírem pelo menos dois anos de presença nas aulas.

Zeh Rocha nos revela um pouco do que sente em resposta ao seu trabalho pedagógico: “Tenho recebido com gratidão ao longo desse tempo, muita gente que não havia descoberto o seu potencial vocal, que hoje. Muita gente está bem feliz e grato com os benefícios da nossa metodologia de trabalho, de nossas abordagens pedagógicas holísticas”.

Currículo de Zeh Rocha 

É músico profissional, graduado em Pedagogia pela Uniasselvi -Imbituba em Santa Catarina, poeta, produtor cultural, natural de Recife, Pernambuco, Brasil, onde mora,  atualmente.

Morou em Olinda, Rio de janeiro, São Paulo (Santo André),  Florianópolis, Imbituba, Goiás Velho, fez shows em várias capitais do Brasil . É cantautor, com os seguintes CDs gravados: Loas, Lendas e Luas ( 2000), Caminhantes ( 2005) Tear ( 2005) e o DVD Transfinito.

Lançou o livro de poesia intitulado Circunavegasons, editado pela CEPE,em 2020 na livraria jaqueira do Paço Alfândega, no dia 18 de fevereiro de 2020.

Zeh vem  desenvolvendo outros projetos literários, entre eles,  um livro de psicografias ainda em fase de finalização para ser editado. Trabalha há mais de 15 anos na seara espiritualista, no Centro Espírita Caminhando para Jesus ( PE) e no Centro de Luz( SC). Tenho Mestrado em Reiki, na linhagem Mikao Usui .

Está em fase de conclusão do curso de pós-graduação em pedagogia vocal, pela FACESP-Instituto Alpha, esse semestre de 2022.

Contato com o professor Zeh Rocha:

Whatsapp – 81 999343361

joserochacanto@gmail.com

Facebook e Instagram: Zeh Rocha

Comentários

  1. Eu acompanho de perto a vida e o trabalho de Zeh Rocha e o seu fluir no mundo, na vida, no seu jeito atencioso e amoroso com as pessoas ! É uma pessoa muito sensível, competente e excelente músico e pedagogo!

    ResponderExcluir
  2. Conheci Zeh Rocha na década de 1980. Gosto muito de suas canções e do seu jeito suave de interpretar.

    ResponderExcluir
  3. Acho que não deveríamos passar por esse mundo sem usufruir da arte e só prazer de cantar e cantar bem. Taí uma grande oportunidade de melhorar as potencialidades do cantar que cada pessoa tem ! Valeu Zé Rocha por criar essa possibilidade em Recife. Vai ser muito legal !

    ResponderExcluir
  4. Zeh é uma pessoa que conheço há muitas luas. Trabalhamos juntes em ocasião do espetáculo "Guarani com Coca-cola" -TUBA, nos anos 80, quando Zeh compôs para o espetáculo. É uma pessoa sensível, afetuosa e muito competente no seu fazer profissional. Para quem está em Recife, é uma oportunidade imperdível.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Silvério Pessoa é o primeiro convidado do projeto Sábado no Paço

Festival Reside Amaro promoverá performances, ações e cenas teatrais gratuitas no bairro de Santo Amaro

Spok, Silvério Pessoa, Marron Brasileiro e diplomação de Patrimônios Vivos do Recife são atrações do Paço do Frevo neste fim de semana