Virtuosi na Serra chega à 16ª edição no Festival de Inverno de Garanhuns
![]() |
Duo Gastesi Bezerra | Foto Divulgacao |
Dez concertos estão na programação de 26 a 30 de julho, na Igreja de Santo Antônio. Dia 31, FIG homenageia criador do Virtuosi, maestro Rafael Garcia, com apresentação de Edson Cordeiro e Orquestra Jovem de Pernambuco no palco principal do evento
Após dois anos, o Festival de Inverno de Garanhuns retoma sua programação -- e o Virtuosi na Serra, como parte da agenda do 30º FIG, volta ao Agreste, agora na 16ª edição, com seu propósito de popularizar a música erudita. Os concertos acontecem de 26 a 30 de julho, com apresentações diárias às 16h e às 21h, na Igreja de Santo Antônio. E dia 31, às 20h, no polo principal do FIG (Palco Mestre Dominguinhos), quando o festival rende homenagem ao criador do Virtuosi, maestro Rafael Garcia, falecido em outubro do ano passado. A noite especial contará com o mais célebre contratenor brasileiro, Edson Cordeiro, que estará acompanhado da Orquestra Jovem de Pernambuco e do pianista Antonio Vaz Leme, sob a regência do Maestro Nilson Galvão. É a Rafael Garcia, inclusive, que este Virtuosi na Serra é dedicado, como diz Ana Lúcia Altino, que este ano assume a direção do festival de música de câmara.
"A programação teve minha curadoria, desta vez sozinha, sem meu companheiro de vida e de trabalho. Serão 11 concertos em seis dias, enfatizando a música brasileira. Teremos atrações que já pisaram na catedral de Santo Antônio, como o Duo Gastesi-Bezerra. E muitas inéditas: Ensemble Barroco Sonoro Ofício e Ensemble Vocal Cantamus; as pianistas Maria Teresa Madeira e Vera Astrachan; a violinista Elisa Fukuda; o percussionista Felipe Reznik; e o Duo Pessoa e Silva, além de darmos espaço para uma nova geração de artistas pernambucanos. E dia 31, homenageando o maestro Rafael Garcia, um lindo concerto com a Orquestra Jovem de Pernambuco, que ele tanto amou, com o cantor Edson Cordeiro", comenta Altino, citando que Garcia foi criador e regente da orquestra desde 1985.
A abertura do 16º Virtuosi na Serra, acontece ne próxima semana, dia 26, às 16h, será com um representante dos novos talentosos instrumentistas pernambucanos. O violinista recifense Gilson Filho, que iniciou seus estudos de violino no projeto de música na comunidade do Alto do Céu e hoje trabalha com grandes maestros brasileiros e internacionais, apresentará um programa de obras virtuosísticas para violino solo. Bacharel em Artes pela Nicholls State University e mestre em performance pela University of New Mexico, foi violinista da Orquestra Sinfônica da Bahia e Spalla da YOBA (Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia). Atuou como coordenador pedagógico do projeto Criança Cidadã, do Coque, e hoje é professor de violino da classe avançada do projeto.
Às 21h, o Duo Gastesi-Bezerra, formado pelos pianistas Estibaliz Gastesi (Espanha) e Márcio Bezerra (natural de Garanhuns), sobe ao palco da catedral com um programa para piano a quatro mãos. Renomado internacionalmente, traz repertório caracterizado pela variedade de obras tradicional e contemporânea. Responsável pela encomenda de mais de 20 obras a compositores renomados, o duo recebeu os concorridos “Encore Grant”, do Fórum de Compositores Americanos, e o “Gene Gutchë Performance Incentive Fund”, concedido pelo Schubert Club. Seu CD de estreia, “4on1”, recebeu elogios da crítica especializada tanto pelo repertório como pela qualidade da interpretação. O Duo Gastesi-Bezerra é duo pianístico em residência da Universidade Palm Beach Atlantic.
Confira a programação Virtuosi na Serra:
Acesso gratuito
Dia 26 (terça-feira) | Igreja de Santo Antônio
16h: Gilson Filho, violino
21h: Duo Gastesi-Bezerra, piano a 4 mãos
Dia 27 (quarta-feira) | Igreja de Santo Antônio
16h: Ensemble Barroco Sonoro Ofício
21h: Duo Piano & Panela, piano e panela
Dia 28 (quinta-feira) | Igreja de Santo Antônio
16h: Duo Pessoa da Silva, violão e bandolim
21h: Elisa Fukuda, violino, e Vera Astrachan, piano
Dia 29 (sexta-feira) | Igreja de Santo Antônio
16h: A Nova Geração: Raquel Paz, viola, e Rodrigo Prado, cello
21h: Luis Felipe de Oliveira, piano
Dia 30 (sábado) | Igreja de Santo Antônio
16h: Paula Bujes, violino e rabeca
21h: Ensemble Vocal Cantamus
Dia 31 (domingo) | Palco Mestre Dominguinhos – Homenagem ao maestro Rafael Garcia.
20h: Edson Cordeiro com Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão e participação do pianista Antonio Vaz Leme
Comentários
Postar um comentário